Saiba como verificar se um psicólogo está inscrito no CRP-RJ

Todas as pessoas têm o direito de saber se um psicólogo está inscrito no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) e apto para exercer a profissão.

O acesso à listagem de profissionais cadastrados é bastante simples, e pode ser feito a partir do site do Conselho ( www.crprj.org.br), no link “Psicólogos Cadastrados”.

Após abrir a página, haverá, além de informações sobre o exercício da atividade profissional de psicólogo, um link na mensagem “Clique aqui para fazer sua busca por psicólogo ou empresa no cadastro do CRP-RJ”. Ao clicar nesse link será aberta nova janela ou aba com opções para consulta.

É possível buscar por profissionais ou pessoas jurídicas, informando nome ou razão social (completo ou em parte), cidade de atuação ou número de registro. No caso de busca pelo número, é importante destacar que o interessado não deve colocar o número referente à jurisdição do Conselho (no caso do CRP-RJ, 05). Ou seja, se um profissional é identificado pelo número de registro 05/1234567, ao fazer a busca deve ser utilizado apenas 1234567.

Os profissionais aptos a desempenhar a profissão são identificados com “ATIVO DEFINITIVO PF” ou “ATIVO PROVISÓRIO PF” na coluna “Situação” na lista de resultados da busca. É importante ter atenção a detalhes como a digitação correta dos nomes. Caso esteja sendo procurada uma pessoa chamada “Thiago”, por exemplo, e for inserido nos campos de busca o nome “Tiago”, o profissional não será encontrado.


CLIQUE AQUI PARA SABER SE O PSICÓLOGO QUE VOCÊ CONHECE É INSCRITO NO CRP-05:

Obs: Só estarão disponíveis nesse cadastro os psicólogos registrados na 5ª Região (Estado do Rio de Janeiro)



Acredite: Deus faz SEMPRE o melhor por vc !

"Um rapaz pediu a Jesus um emprego, e uma mulher que o amasse muito e que ele a amasse muito também.

No dia seguinte, abriu o jornal e tinha um anuncio de emprego.

Ele foi, viu a fila muito grande e disse: eles são melhores do q eu, e foi embora.

No caminho, um garoto lhe deu uma rosa ....no ônibus ele chateado joga a rosa fora.

E ao chegar em casa briga com Jesus

É assim que me tratas? É assim que me amas ?

E vai dormir. Em sonho, Jesus lhe diz:

O emprego era seu, mas vc ñ confiou e desistiu antes mesmo de lutar; aquela rosa foi eu que te dei... inspirei aquela criança a lhe dar!!!

O amor da sua vida, estava sentada ao seu lado, em vez de vc dar a rosa a ela, jogou fora.

Vc entendeu como Jesus age na sua vida?

Ele abre as portas te mostra o caminho mas a tua fé é tão pouca que desiste no primeiro obstáculo. Não desista confie que Jesus pode agir na sua vida.

Os obstáculos existem para ver até onde vai a tua fé.

Passe adiante, já é um sinal que Jesus está agindo em sua vida!!!"

AUTOR DESCONHECIDO

EU, PROCURAR UM PSICÓLOGO ! PRA QUE ?

QUEM PRECISA DE PSICOTERAPIA ?

"Muitos pensam que terapia é só pra quem tem problemas mentais. Na verdade, todo mundo pode se beneficiar da terapia. Hoje em dia, muita gente faz terapia como forma de se conhecer melhor. Conhecer-se melhor faz com que tomemos decisões mais acertadas, e consequentemente, que soframos menos. A terapia pode contribuir ainda para melhorar a autoestima e a autoconfiança, para reduzir o stress, e para resolver problemas profissionais e de relacionamento. Procurar um psicólogo não é motivo de vergonha, é sinal de que você está interessado em melhorar sua vida, procurar mais serenidade e confiança em todos os assuntos."

POR QUE PROCURAR UM PSICÓLOGO ?

"Muitas pessoas ainda deixam de procurar um psicoterapeuta por preconceito ou vergonha. Para muitos, psicólogos só cuidam de loucos. Outros pensam: Porque ir num psicoterapeuta se você pode conversar com um amigo ou ler um livro de auto-ajuda?

Quantas vezes não contamos algo para alguém em busca de apoio e compreensão, somente para no fim nos sentirmos incompreendidos e decepcionados? Um amigo pode ajudar, mas ele não é um profissional, não conseguirá ser imparcial e provavelmente não está capacitado para ajudá-lo diante do enorme leque de dificuldades que encontramos durante a vida.

Há aqueles que duvidam que "conversar" possa ajudar em alguma coisa, mas a palavra é capaz de curar ...

Muitos dos problemas com que lidamos na psicoterapia estão fora do nosso escopo de consciência. Ou seja: padrões inconscientes estão afetando a maneira como agimos e como nos sentimos. O psicoterapeuta é um profissional treinado e formado para perceber esses padrões, e ajudar o paciente a percebê-los e a mudá-los.

Em muitos casos, sabemos o que devemos fazer, mas não conseguimos. Isso ocorre porque existe uma diferença entre a compreensão intelectual de uma coisa, e a compreensão que vem do insight terapêutico, que ocorre de forma mais ampla do que a compreensão intelectual.

As pessoas geralmente evitam buscar ajuda de um psicólogo clínico até que a situação se torne insustentável, ou que apareçam sintomas físicos. A separação entre o corpo e a mente só existe na teoria. Na prática, você é o seu corpo, e mais e mais pesquisas vem comprovando o quanto o que sentimos e pensamos afeta o funcionamento do nosso corpo físico. Quando a psique está em desarmonia e não cuidamos dela, acabam surgindo sintomas físicos ou doenças psicossomáticas. Esses são os sinais de alerta do corpo, de que algo não vai bem."


A ESCOLHA DO PSICÓLOGO

Se você procura um dentista e não gosta do atendimento, o que você faz? Provavelmente vai procurar um outro dentista.

Se você precisa de um médico e ao ser atendido você não gostou da consulta ou não sentiu confiança no profissional, o que você faz? Provavelmente vai procurar um outro médico.

Entretanto, muitas pessoas quando precisam de um psicólogo e ao buscarem ajuda não gostam do tratamento ou do profissional, acabam não querendo mais fazer o tratamento. Por que não procurar um outro psicológo para se tratar, se você continua precisando?

A escolha do psicólogo é uma tarefa ainda mais difícil que a busca por outros profissionais de saúde. Primeiramente, como as consultas são no mínimo uma vez por semana, você precisa se sentir bem de estar com aquela pessoa, ou seja, precisa ter empatia com o profissional. Mas como toda relação, nem sempre essa afinidade vai acontecer na primeira consulta. Então é necessário insistir, persistir para que aos poucos você conheça melhor aquela pessoa, seu jeito de trabalhar, seu profissionalismo e adquirir confiança, respeito e até descobrir uma afinidade que nem sempre vai ficar tão claro nas primeiras consultas.

E se depois de muitas consultas, mesmo assim você não gostar do seu tratamento ou do profissional? Primeiro: Converse com ele sobre o que você não está gostando, isso vai ser bom para você e para ele também. Se após esta conversa as coisas não melhorarem, não desanime, não sinta-se culpado, você tem o direito de procurar outro profissional. Não fique com preguiça ou sem paciência de começar a contar sua história toda de novo desde o início. Cada vez que se conta uma história contamos de forma diferente e assim você pode lembrar de outros detalhes que você não havia comentado com o outro profissional.

Além disso, muita gente não sabe, mas existem várias técnicas diferentes de terapia, algumas delas são: cognitivo comportamental, psicanálise, gestalt, lacaniana, corporal, ludoterapia e outras. Você precisa pesquisar antes para saber qual o tipo é mais conveniente para o seu caso, converse com o próprio psicólogo sobre isso na primeira consulta, deixe bem claro o tipo de técnica que você procura e principalmente se informe a respeito da formação, especialização e experiência do profissional naquela técnica. Ou ainda se foi recomendado por um médico psiquiatra, peça a opinião dele sobre qual a técnica mais indicada para você.

Nos dias atuais a tendência é o psicólogo utilizar um pouco de cada técnica de acordo com a necessidade daquele momento do paciente. Porém em alguns casos é fundamental uma técnica específica.

Vale lembrar que ter especialização, pós-graduação ou extensão em um determinado tipo de psicoterapia, não significa propriamente que a técnica está sendo bem utilizada e aplicada nas sessões, por isso a importância de se entender como funciona, para poder certificar se está sendo bem executada.

Fazer psicoterapia pode ser trabalhoso, ter que ir toda semana, encontrar o profissional certo, as vezes até mesmo pagar o tratamento e mais ainda, tocar em assuntos que nem sempre você gostaria de mexer naquela hora, mas que pode ser fundamental para o fim de seu sofrimento.

A psicoterapia é um dos melhores, eficazes, mais sérios e importantes tratamentos em saúde de uma forma geral. Cuidar do corpo e dos orgãos sem cuidar da mente é perda de tempo. Grande parte das doenças que as pessoas vivem se tratando nos médicos, tem forte ligação com estresse emocional e quando ignora-se esta íntima relação do psicológico com o físico, o resultado é uma busca incessante pelos médicos e por uma cura que pode estar dentro de você mesmo, aparentemente invisível, escondido na sua própria cabeça.


 

CUIDADO COM O QUE SAI DA SUA BOCA

“Somos os principais afetados por nossas palavras de destruição. Nossas palavras influenciam até a maneira de Deus nos julgar. Jesus estava tratando disso, quando falou: "Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado" (Mt 12.36, 37). Sabendo da tremenda influência que elas têm, deveríamos ter muita cautela em falar corretamente e jamais usarmos as nossas bocas para liberar a calamidade.”

“Toda vez que você se sentir tentado a fofocar ou murmurar, repreenda o inimigo no mesmo instante. Não permita que seja criada uma brecha, através da qual Satanás possa penetrar, trazendo estrago e derrota. Lembre-se do que está escrito em Provérbios 21.23: "O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias".

"A morte e a vida estão no poder da língua" (Pv 18.21)”

“A vida está no poder da sua língua, se você a usar da maneira correta. Jó entendeu claramente esse princípio e não tropeçou com as suas palavras, mesmo quando foi desafiado pela esposa: '"Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!' Ele respondeu: 'Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?' Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios" (Jó 2.9, 10 - NVI).
Jó não somente evitou o pecado com o que disse nesse confronto, mas também quando conversou com seus três supostos amigos. Ele soube usar a sua língua para trazer vida, pois de acordo com o que falou - e deixou de falar - mais uma vez foi grandemente abençoado por Deus e prosperou abundantemente.

Jó é até citado no livro de Tiago como um exemplo de finais felizes, por causa da maneira que se comportou quando enfrentou a adversidade. Ele foi muito sábio em usar a sua boca como uma arma de vida. Foi determinado em manter a sua boca reta. Ele mesmo disse: "Enquanto eu tiver vida em mim, o sopro de Deus em minhas narinas, meus lábios não falarão maldade, e minha língua não proferirá nada que seja falso" (Jó 27.3, 4 - NVI).

“Você tem na ponta da sua língua um poder maravilhoso de abençoar e vivificar todos à sua volta. Nossas palavras têm mais poder do que muitas vezes imaginamos.”

“Existe um poder sobrenatural para dar vida que pode ser liberado através das nossas palavras. Jesus usou esse poder quando Lázaro faleceu. Todos diziam que o caso não tinha mais solução. Eles garantiram que se Jesus estivesse lá, Lázaro não teria morrido. Mas na concepção deles, agora era tarde demais. Porém, apesar de já ter passado quatro dias, Jesus foi ao túmulo e ordenou que o defunto ressuscitasse. Com a sua ordem até a morte teve que ceder lugar à vida.”

“Há uma promessa no livro de Salmos que é uma das minhas favoritas: "Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade" (Sl 34.12, 13 - NVI). Davi está claramente imputando para a língua o poder de nos trazer uma vida feliz se a usarmos da maneira correta.

“Desafio você a colocar em prática, a partir de agora, o que tem aprendido nesse livro. Com certeza, por meio do que você fala, poderá evitar tragédias e calamidades e liberar o poder de Deus para fazer milagres como jamais experimentou.
Sua vida nunca mais será a mesma.”

“PASSOS PARA VIVER O PODER DA LÍNGUA

1. Quebre toda palavra de morte que já saiu da sua boca. Peça ajuda ao Espírito Santo para lembrá-lo das declarações do passado e, a partir de agora, faça declarações de vida e bênção, contrariando o poder da morte.

2. Peça perdão a Deus por ter entristecido o Espírito Santo ao usar abusivamente o nome do Senhor. Faça um compromisso sério de nunca mais usar o nome dele em vão. Peça a Deus um renovo de reverência no seu coração para com o Santo Nome de Deus.

3. Comece a falar palavras inspiradas nas promessas da Palavra de Deus, liberando o poder sobrenatural do Espírito Santo. Aproveite o canal de bênçãos que o Senhor quer dar a você.

4. Mude a forma de falar sobre o dinheiro - e suas necessidades financeiras - para ficar em conformidade com o que a Bíblia ensina. Desde já libere a sua bênção financeira através de declarações de fé.

5. Aproprie-se da autoridade que tem contra o inimigo e coloque-o em fuga por meio das suas palavras. Proclame a cura como Jesus fazia.

6. Quebre o espírito de fofoca e murmuração na sua vida. Peça perdão pelas vezes que você já destruiu com as suas palavras. Primeiro a Deus e, em segundo lugar, às pessoas que você atingiu. Revogue toda palavra de destruição que já saiu da sua boca.

7. Use a sua língua para ministrar vida a si mesmo e aos que estão à sua volta.
Faça declarações de vida e não de morte.”

Falar e calar-se na hora certa

"Para tudo há uma ocasião certa... há tempo de calar e tempo de falar." (Ec 3.1,7)

Certa ocasião, com uma esposa ao telefone, eu lhe dizia: Esta é uma hora em que você deve se calar, ficar quieta, em oração. Esta é a hora do Espírito Santo agir no coração de seu marido.

Alguns dias depois recebo de novo sua ligação. Desesperada, ela dizia: “Elizabete, há 4 dias que ele não quer mais falar comigo, discutimos e ele disse que não aguenta mais, que só sei pressionar e fazer cobranças

Aquela esposa não sabia se calar. E, infelizmente, não é somente aquela esposa que não conseguia ficar calada; muitas esposas e esposos também não sabem.

Quem de nós não conhece alguns casais que estão sempre a discutir e brigar ou a fazer críticas e comentários indesejáveis sobre o cônjuge? Por quê e para quê fazem isto? Se ao menos esta fosse uma boa maneira de resolver os problemas ou consertar o outro...

Penso que a dificuldade de permanecer calado está relacionada a duas questões principais.

A primeira se encontra no campo emocional - na dificuldade de autocontrole.
Muitas pessoas não se conhecem, não conhecem seus limites emocionais e, consequentemente, não sabem como controlar suas emoções e nem sua língua. Falam sem pensar, deixando a emoção aflorar.

Diante de um sentimento instantâneo, critica, grita ou comenta, até na frente dos outros, magoando o cônjuge, e isto nunca deveria ser feito.

A segunda dificuldade se encontra no campo racional.

Na dificuldade de pensar e avaliar se vale a pena dizer o que se sente ou entrar numa discussão ou revidar ou responder aquelas palavras inquiridoras ou ofensivas.

Diante de um momento assim na vida conjugal, a razão costuma entrar em colapso e a pessoa deixa que o sentimento se sobreponha à razão.

A problemática se dá pela falta de equilíbrio entre os dois campos - emocional e racional.

Saber a hora de falar e a hora de calar exige este equilíbrio. É preciso que a pessoa perceba e entre em contacto com o sentimento que surge, que saiba identifica-lo e que verbalize isto para seu cônjuge. Em vez de reagir na emoção inicial, usa a razão para avaliar o que está se passando naquele momento e interagir de forma positiva com o outro.

Gálatas 5.22 descreve o fruto do Espírito. Imagino como seria a vida dos casais se permitissem a ação do fruto do Espírito em seus corações e mente. As palavras proferidas e o diálogo entre eles seria transbordado de amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Então, diante de um momento de incômodo por causa de uma palavra mal proferida, diante da irritação do cônjuge, o outro saberia se calar... e orar. Muitos pensam que não se pode incomodar a Deus com certas particularidades da vida conjugal. Isto não é verdade.

Devemos levar a Deus todas as nossas necessidades, seja em que área da vida for.

Há uma necessidade muito grande de se pedir a Deus o controle da língua, das emoções.

Havendo falta de sabedoria para saber a hora de falar e a hora de calar na vida conjugal, devemos pedir isto a Deus. Sabemos que ficar calado não é um exercício fácil de se fazer no dia-a-dia. Porém, se torna o relacionamento conjugal melhor, vale a pena.

No livro de Tiago, vemos um dos maiores ensinamentos bíblicos sobre a língua, as palavras que o homem profere. Tiago nos ensina que a língua é um pequeno membro, mas muito difícil de domar. “Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.” (Tiago 3:5)

Muitas vezes, da nossa boca saem palavras de bênção e de maldição, mas não convém que seja assim. “De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.” (Tiago 3:10-12)

Quem governa a sua língua domina todo o corpo e é por isso que devemos cuidar das palavras que proferimos. “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo” (Tiago 3:2).

AUTORIA DESCONHECIDA

Onde está a tua fé? Na rocha ou na areia ?

Sugiro que leia o texto até o final... Deus falará com vc profundamente !

“Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.

É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.


Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.” Lucas: 6: 47-49


Após Jesus ter escolhido seus doze discípulos e dar algumas instruções, em um certo momento ele para, e dá essa advertência a eles.

Eu pergunto: temos sendo ouvintes e praticante da palavra de Deus, ou apenas ouvintes?

Jesus comparou aquele que pratica a sua palavra a um homem que edificou sua casa sobre a rocha.

Deixamos bem claro que a casa aqui em questão é a nossa fé.

Mas como ele edificou? De qualquer jeito? Não!

Vamos ver agora como é essa edificação.

Cave! Ore! Leia a palavra

“É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou…”

Não basta dizer apenas que se tem fé em Jesus e que cremos nele. Antes de edificar sua casa na rocha você deve cavar.

Imagine que cavar numa rocha não dever ser muito fácil. Bom... Quem é a rocha para colocar nossa fé?

Isaías 26 :4 “Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna” .

Jesus não uma rocha qualquer, ele é a Rocha Eterna, mas cavar o que nessa rocha?

Quanto mais fundo você cavar na rocha mais forte será o seu alicerce. Quanto mais buscarmos conhecer as profundezas de Deus, seus mistério, atravez da palavra, oração e jejum, mais forte será a nossa fé, sendo assim o inimigo não conseguirá nos derrubar.

Mas cavar em uma rocha não é facil, há muitas pedras, chão duro, precisa-se de vontade determinação. Precisamos conhecer a palavra o que implica muita oração, jejum , e negar a cada dia o nosso Eu.

E aí, como está sua escavação para contruir sua casa?

Mas porque cavar tão fundo? Porque nao edificamos a casa assim mesmo ou vamos cavar só um pouquinho pra que ir tão fundo?

Bom... continuemos o versiculo: “…cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.”

Vala é uma escavação longa e larga para receber a água e escoar para algum lugar determinado.

Então já cavamos bem fundo para colocar os alicerces, pois quanto mais fundo for feito um alicerce mais resistente será a casa, e junto foi construída uma profunda vala, para que, quando vier muitas águas ela já tenha um curso determinado, assim diminuindo o efeito sobre a casa.

No momento que você lê a palavra, ora, jejua e busca ao Senhor, você começa a criar valas ao seu redor, e assim quando água vier, ela já tem um lugar certo pra escoar, bem longe da sua vida; assim essa casa pode receber o temporal que for, vento, chuva e ela não vai cair, porque está bem alicerçada na rocha.

E sua vida está bem alicerçada em Deus, ou está construída de qualquer maneira.

Está sobre a rocha, porém não está alicerçada. Assim, qualquer temporal te derruba.
Muitos cristãos não querem passar por esse esforço de construir algo sólido; até tem fé em Jesus, vai na igreja, canta, mas só isso. Mas cavar fundo, ler a bíblia meditando nela, orando e jejuando, ah! Isso não.

Não é fácil, dizer não à carne, mas só com um alicerce muito firme você irá suportar os temporais da vida. Assim pode vir perseguição, crises e desastres, a sua fé não irá ser abalada, porque você não depositou sua fé de qualquer jeito no Senhor Jesus, mas sim ouviu e praticou tudo o que Senhor Jesus nos ensinou.
Não existe coisa melhor do que saber que o Senhor é nosso refúgio e nossa fortaleza.

Veja que lindo versículo esse de Isaias 26: 3-4 “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpétuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna”.

Confie no senhor sempre. Faça alicerces firmes que você irá superar as adversidades da vida e ser chamado mais que vencedor em Cristo Jesus, e ele conduzirá sua vida em paz.

Fé na areia

“Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a areia sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.” Lucas 6: 49

Jesus também falou que existe aqueles que edificam sua fé sobre a areia.

Quando se contrói uma casa em um solo muito arenoso e ainda sem alicerces, o que se espera? Aparentemente ela talvez tenha um lugar de destaque, lugar alto, pareça um lugar muito lindo.

A principio não tem problema algum, mas espere chegar a primeira tempestade, espere a primeira correnteza do rio chegar. Ela vai varrer aquela linda duna de areia, e com ela tudo o que tiver presa.

Mas no mundo de hoje o que seria a areia?

Existem duas coisa que exemplificam bem quem é a areia. As duas estão lá em Jeremias.

A primeira está no capitulo 17 vs 5 “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR”.

Não são poucas as pessoas que estão depositando sua fé mais no homem que é falho, do que em Deus. Não estou falando de confiança no sentido de amizade, alguém que você confia um segredo, etc. Não é este sentido de confiança. A confiança que falo, é de pessoas que, por muitas vezes depositam toda sua esperança no pastor, no pai, no patrão, no amigo, etc.

Como por exemplo: o crente tem um sonho de pregar, cantar ou de ter outro ministério na igreja, e é todo do pastor, porque acha que é o pastor que vai dar o cargo, ou que ele é o exemplo de pessoa.Ai de quem falar mal dele, é o homem perfeito.

Num belo dia o querido pastor cai. Falha como todo ser humano, e o crente que tinha toda sua fé depositada no pastor vai por água abaixo.

Para ele agora, já não existe mais ministério. Acabou seus sonhos, caiu na fé. Já até saiu da igreja, porque o homem que ele tinha como modelo caiu, e ele foi junto; assim como aquela casa que falamos antes.

Isso não se aplica só na igreja, também no trabalho, achando que o patrão é que vai dar a grande promoção, ou grande salário, e também em muitas outras áreas da vida que achamos que é o homem que vai resolver nosso problema.

É bem verdade que todas essas pessoas tem papel fundamental e são elas que lhe dirão que você foi promovido e agora vai ter um grande cargo aqui dentro. Mas quem age, quem planeja tudo, e de quem vem a resposta certa é do Senhor. Ele vai decidir, quem usar pra te abençoar. As vazes até aquele ímpio que tanto te importuna.

Tenha sua fé sempre firme em Jesus, porque ele não falha, não nos decepciona.
Se sua fé estiver firmada na Rocha, Jesus, pode cair o mundo o pastor que for, pode estar dando tudo errado, mas você permanece firme e confiante crendo que a bênção vai chegar.

Porém outra areia onde muitas vezes construímos nossa casa, é em nós mesmos.

Está lá em Jeremias também, no capitulo 17: porém no vs 9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”.

É isso mesmo, muitas vazes seguimos mais o nosso coração, nossa emoção, nosso extinto, do que nossa fé e a voz do Espírito Santo. Confiamos em nosso instinto.
Mas a palavra de Deus é bem clara: nosso coração é enganoso, pior ainda, também perverso. Vai seguindo todo o seu instinto pra ver onde você vai parar e nos leva para ciladas, pois ele é movido pela perversidade da carne.

Por isso que Paulo alertou em Romanos 7 vs 18-20 “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem, Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim”.

Em seu coração, em sua carne não habita bem algum. Não confie nela. Siga a direção de Jesus somente.

No versículo seguinte de Jeremias, Deus dá a reposta: “…Quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”.

Se você seguir seu coração, suas obras serão perversas e Deus lhe dará o fruto disso.

Deixe o senhor sondar e provar seus pensamentos, para que veja onde deve ser mudado e como deve agir. Ore como o salmista Davi orou:

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos

E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” Salmo 139: 23-24.

“Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos” Provérbios: 16: 3.

Peça para o Senhor sondar os seus desejos para que ele verifique o que há de errado e lhe dê o caminhou certo.

No momento que você confiar no Senhor, mas somente nele, se você depositar sua fé na Rocha e não em outros homens e muito menos em seu “instinto”, os seus caminho, seus pensamentos serão estabelecidos pelo Senhor. Caso contrário, quando vierem as tempestades da vida você não vai conseguir resistir.

Como se percebe, as tempestades, os ventos, os rios vêm sobre todos, mas depois que tudo passar vamos ver quem realmente estava com sua fé bem alicerçada na Rocha, porque os outros estarão desabados, mas aqueles que construíram sua casa na rocha e fizeram alicerces fundos, este não cairão. Souberam edificar sua casa.

Que agora você reflita e analise onde está construindo sua casa.

Se notar que está construindo em lugar errado e de modo errado, é tempo de parar tudo e mudar seu projeto de construção.

Comece a se firmar em Deus. “cave” fundo em sua palavra, procure conhecer cada vez mais esse Deus maravilhoso que se entregou em seu lugar. E viva uma vida triunfante sobrevivendo a todas as tempestades.

AUTORIA: ELZIO DEFINO - RIBEIRÃO PRETO (SP)