Tudo sobre uma correta amamentação

É importante vc que está lendo este post, seja vc homem ou mulher, a ler com atenção essas cartilhas que são bem feitas e esclarecedoras. Talvez em uma delas ou em todas vc encontre boas respostas para os problemas que vc talvez esteja tendo com seu bebê...

Evite chupetas, chuquinhas e mamadeiras: Esses produtos prejudicam a amamentação pois os bebês se confundem, já que o bico do seio e desses produtos que são diferentes...





Os 10 Passos Para Uma Amamentação Correta


1) Acredite: não existe leite fraco!
Todo leite materno é forte e adequado para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Nos seis primeiros meses de vida, não é preciso dar chá, água, suquinho, outro leite, pois não são nutritivos e ocupam no estômago da criança um espaço que poderia ser ocupado pelo leite materno. Não dê qualquer outro tipo de alimento. No primeiro dia, o leite produzido, chamado colostro, é transparente ou amarelado, tem alto valor nutritivo, é suficiente para as necessidades do bebê e age como uma verdadeira vacina, protegendo-o contra doenças.

2) Quanto mais o seu bebê mamar, mais leite você vai ter
Sugar o peito é o que estimula a produção de leite. Começar a mamar desde a sala de parto facilita a decida mais rápida do leite. Procure manter o bebê ao seu lado, do nascimento até a alta. A criança que mama no peito várias vezes, dia e noite, de acordo com sua vontade, não precisa de mais nada.

3) Coloque o bebê na posição certa para mamar
Para que o bebê sugue bem, ele deve, não só abocanhar o mamilo (bico do peito), mas grande parte da aréola (parte escura do peito), com o corpo totalmente voltado para o da mãe (barriga com barriga). Quando a criança pega o peito corretamente, com a boca bem aberta, o leite sai em quantidade suficiente, o bebê engole tranqüilamente, a mãe não sentirá dor nem terá rachadura no peito.

4) Cuide adequadamente das mamas
Para evitar rachaduras, não lave os mamilos antes e depois das mamadas. Basta o banho diário, evitando o uso de sabonete nos mamilos. O próprio leite protege a pele, evitando infecções. Não use pomadas nem cremes nos mamilos, exceto por orientação médica.

5) Retire o leite quando for necessário
Evite que a mama fique muito cheia e pesada. Se isso acontecer, ferva um frasco de vidro com tampa de plástico por 10 minutos, prenda os cabelos, lave bem as mãos, coloque os dedos onde termina a aréola e aperte várias vezes até o leite sair. Guarde o leite no frasco de vidro, na geladeira (12 horas) ou congelador/freezer (15 dias) ou doe a um banco de leite humano. Para aquecer o leite, use banho-maria. Quando a mãe não estiver em casa, dê o leite materno no copinho ou colher para não prejudicar o aleitamento.

6)Evite bicos, chupetas, chuquinhas e mamadeiras
Esses produtos prejudicam a amamentação. Os bebês que fazem uso de mamadeiras e chupetas acabam largando o peito.

7) Procure apoio
Procure conversar com quem está passando a mesma experiência que você. Envolva sua família nas tarefas de casa para que você possa descansar.

8) Só tome medicamentos com ordem médica
A mãe só deve tomar medicamentos orientada pelo médico.

9) Continue a amamentação, se possível, até os 2 anos de idade ou mais.
Recomenda-se que todo bebê seja amamentado exclusivamente no seio materno até seis meses de vida. Depois, introduza frutas e comidinha e continue amamentação até os dois anos.

10) Conheça os direitos da mãe trabalhadora
A mãe que trabalha fora tem direito a licença maternidade de 120 dias.Quando retornar ao trabalho, dois descansos remunerados de meia hora por dia para amamentar seu filho, até seis meses de idade. Os pais têm direito à licença-paternidade de 5 dias a partir do nascimento do bebê.

As crianças que mamam no peito têm menos diarréias, doenças respiratórias e infecções de ouvido.

Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face, importante para ter dentes bonitos, para o desenvolvimento da fala e até para a respiração.

Amamentar é bom também para a saúde da mãe: ela perde menos sangue depois do parto e tem um risco menor de ter câncer de mama e de ovário.

Amamentar é uma forma de dar saúde, carinho e proteção ao bebê.

Amamentação é uma forma especial de comunicação entre a mãe e o bebê. Ao ser amamentada, a criança aprende muito cedo a se comunicar com intimidade, afeto e confiança, o que pode contribuir para a sua saúde mental no futuro."

Fonte: http://www.hospitalmontesinai.com.br/v2/Conteudos.aspx?Conteudo=Os%2010%20Passos%20Para%20Uma%20Amamenta%E7%E3o%20Correta


http://www.fiocruz.br/redeblh/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home&id=rj

http://www.fiocruz.br/redeblh/media/cartilhasmam.pdf

http://www.fiocruz.br/redeblh/media/amsemcom.pdf

DOAÇÃO DE LEITE MATERNO: Banco Nacional de Leite Materno - Para doar e receber doação

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=34880

Quer saber os postos de doação no Brasil ? Clique no mapa, de acordo com o Estado que vc mora: http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
Postar um comentário