Perdoe !

Recebi esse texto através do Pr. Coutinho (IMW Casa de Pedra), todavia, o mesmo foi produzido pelo amigo dele, Pr Josenildo.



Perdão: Qualidade de Pessoa Forte e Feliz (Lc 11.4)

"O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos.

O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.

Exemplo de ensino do perdão está na "parábola do Filho Pródigo" (Lucas 15:11–32).

1) Perdoar a si Mesmo.

Se livrar do sentimento de culpa.

Ex: Perdi muito tempo da vida, sou o que não gostaria de ser, os meus erros me acompanham, etc

A mulher samaritana (Jo.4)


2) Perdoar ao que o ofendeu.


O perdão de José aos seus irmãos. (Gn 45)


O perdão de Esaú à Jacó. (Gn 33)


Se alguém tiver queixa contra outro, assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. (Colossenses 3.13)


Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6.15)


3) Ir ao encontro de quem ofendi.


O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte , e as contendas são como ferrolhos de um palácio.(Pv18.19)

Portanto se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão.(Mt 5.23-24)

4) Receber o Perdão de Deus

A mulher apanhada em adultério (Jo 8.3)

Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. (Salmo 32.1)


Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. I João 1.9

Perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Jeremias 31.34


Conclusão: Deus quer que sejamos livres, completamente livres, não nos quer escravos de um sentimento destruidor, que nos aprisiona e nos faz infeliz, como a mágoa, o ressentimento, a ira insensata etc. Se submeta ao Espírito Santo e Seja Livre!!"
Postar um comentário