Pequenos grupos de edificação


Gostaria de compartilhar uma mensagem que está baseada no texto que se encontra em 2 Reis 6. 1-7. A Bíblia diz que os discípulos dos profetas disseram a Eliseu que o lugar onde estavam reunidos era pequeno. Então sugeriram ir ao Jordão onde cada discípulo construiria um novo lugar, a fim de multiplicar a quantidade de participantes nas reuniões. 

Eliseu concordou com a ideia e autorizou. Contudo, um dos discípulos sugeriu que Eliseu fosse com eles, e ele foi. Chegando lá o machado que estava sendo usado por um dos discípulos caiu na água. Ele se desesperou porque era emprestado, mas Eliseu conseguiu resgatá-lo. O que eu entendo com esse texto? Entendo a importância de que as igrejas invistam em pequenos grupos, com líderes maduros espiritualmente e amáveis, pois além do ensinamento e da comunhão, juntos se sentirão motivados para terem comunhão na congregação e fora dela.

Tenho observado que esses pequenos grupos contribuem muito para que haja um acompanhamento mais de perto do líder com seus liderados. Este líder NÃO substitui o Pastor da igreja, mas é como um multiplicador da visão o Pastor tem para aquela igreja, com a direção de Deus é claro! 

O Pastor está perto de cada líder de grupo, e cada líder acompanha de perto os membros. Assim, líderes encaminham as demandas mais complexas ao Pastor responsável.

No episódio em que Eliseu acompanhava seu discípulo que perdeu o machado que era emprestado, note que Eliseu não resolveu o problema pegando o machado, mas ele deu a solução e o discípulo foi quem pegou o machado. É isso ! O líder não existe para resolver todos os problemas dos seus liderados, mas ajuda-los a resolver. Isso gera maturidade e responsabilidade !

Se você é líder, peça ao Senhor uma forma de motivar seus liderados para que estejam mais perto de você, na direção e propósitos que Ele deseja.

E se você não é um líder, respeite e ajude aqueles que exercem a função de liderança sob você.

Deus te abençoe.


Nenhum comentário: