A espera

MSG DE NIVEA SOARES
Nívea

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança, e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5.3 )

Esperar não é fácil, principalmente em tempos em que se nutre uma mentalidade imediatista e os resultados imediatos nos são constantemente cobrados. Nos dias de hoje parece que só tem valor quem “mostra serviço”. A espera às vezes nos torna aparentemente inoperantes, nos traz um sentimento de inutilidade e de estarmos perdendo tempo.

Sim, existem tempos em que é preciso agir e não apenas esperar que algo caia nas nossas mãos. Mas a espera às vezes é necessária. Afinal, ela é uma oportunidade de crescimento, amadurecimento. Na caminhada da vida, e também na caminhada com Jesus, é necessário amadurecer, progredir, ter menos de si e mais do caráter de Jesus, aprender a ouvir o “não” com a mesma prontidão e simplicidade com que se ouve o “sim”. Amadurecer é deixar os fundamentos bem firmes para que um “algo mais” possa ser acrescentado (Hebreus 6.1-3). Amadurecer dá trabalho. Exige que estejamos exercitados para saber diferenciar o que é precioso daquilo que é sem valor (Hebreus 5.13).

Talvez para você, assim como para mim, esse processo de espera e amadurecimento esteja levando mais tempo que esperava. Ah, como é frustrante quando cometemos os mesmos erros e precisamos ser exercitados e provados por Deus novamente!

A boa notícia é que ele não nos ama mais ou menos por causa do nosso nível de maturidade. Ele nos ama assim como ama seu filho Jesus. Ele nos vê por meio do sacrifício eterno de Cristo. Por ele somos feitos justiça de Deus e seu amor se propõe a fazer com que estejamos prontos para o grande dia do encontro. Ele espera pacientemente que demos passos em direção à maturidade e ao conhecimento dele. Deus sabe esperar. Isso porque ele conhece os tempos, tem nossa história em suas mãos soberanas e garante que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam.

Esperar é uma virtude de quem tem olhos no futuro invisível, em vez de focar no imediato que está diante dos olhos. Só quem crê, conhece e confia no caráter de Deus é capaz de esperar. A esperança é fruto de uma visão e expectativa da eternidade perfeita em Jesus. Só esperamos com paciência por aquilo que realmente vale a pena. E por Jesus vale a pena esperar. Nele nossas esperanças jamais serão frustradas, jamais se perderão. Ele próprio é a recompensa mais que perfeita para aquele que espera.

Que a visão do nosso futuro em Jesus seja ampliada, para que as dores e as renúncias da espera não nos amargurem.




Postar um comentário