A beleza da noiva vem do noivo!

Resultado de imagem para noivos
O mais legal de se pensar em casamento é que a Bíblia diz que nós somos a noiva de Cristo e ele, o nosso noivo. Efésios 5:25-27,32; Atos 20:28; Apocalipse 21:2; Apocalipse 19:7. Em Ezequiel capítulo 16 há uma alegoria do povo de Deus sendo uma noiva. Ali nos conta que o noivo (Deus) cuida da noiva desde pequena, pois foi rejeitada desde o ventre. E quando nasceu não quiseram nem cortar o cordão umbilical. Ato que o próprio Deus teve que realizar...

A beleza da igreja vem de Cristo. Ele se entregou para santificar e lavar a igreja, “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5:27). Ele tem trabalho incessantemente para fazer com que sua igreja seja esplendorosa, para que ela esteja linda, enfeitada com o manto da justiça quando ele aparecer nas nuvens do céu.

Nem todas as noivas (igrejas) são assim. Nem todas estão preocupadas em se preparar para o grande dia que o noivo aparecerá para o casamento. Considere as igrejas da Ásia. A congregação em Éfeso não aceitava homens maus e mentirosos, mas abandonou o seu primeiro amor e caiu (Apocalipse 2:2-5). Em Pérgamo, a igreja conservava o nome do Senhor e não negou a fé, mas tolerava os que ensinavam falsas doutrinas (Apocalipse 2:13-15). A igreja de Tiatira era dedicada e ativa em obras, mas tolerava a falsa profetisa, Jezabel (Apocalipse 2:19-20). Em Sardes, a igreja tinha uma reputação de ser viva, mas estava morta (Apocalipse 3:1-4). A congregação de Laodicéia tornou-se morna (Apocalipse 3:15-19).

Imagine Cristo escrevendo uma carta para outra igreja, no caso você (_________________) coloque seu nome no espaço em branco. O que diria essa carta? Jesus elogiaria a sua fidelidade e sua dedicação, ou teria uma lista de queixas? Você prega e pratica a verdade? Louva a Deus conforme a palavra dele? Rejeita doutrinas falsas? É uma igreja “sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”?

Você tem imitado o seu noivo promovendo unidade onde você vive? Você é apaixonada pelo seu noivo e sai contando para todo mundo que ele é seu Salvador e Senhor? Você tem se conectado com ele diariamente para que o amor cresça e se torne sólido como um amor verdadeiro deve ser? Que tipo de noiva é você? Vai dar alegria para noivo quando a cerimônia começar?

“Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.”(Apocalipse 19:9).

Resumo do sermão realizado dia 23 de setembro de 2016 em Lugano na Suiça.

Postar um comentário