Potinho destampado contamina outros alimentos da geladeira

Você tem organizado a sua geladeira internamente? Não basta só ter uma que seja bonita e manter a cozinha organizada. Colocar os alimentos organizadamente dentro da geladeira é muito mais importante, já que faz com que os alimentos sejam refrigerados da forma que necessitam.

A profissional em organização de residências (personal organizer) Priscila Saboia afirma que há locais corretos do refrigerador para armazenar cada tipo de alimento. De acordo com ela, a parte superior da geladeira – as duas primeiras prateleiras – é a que recebe maior refrigeração, portanto devem ser armazenados os produtos mais perecíveis, como leite, iogurte, queijo, manteiga, sucos, geleias, entre outros. “Na terceira prateleira você pode colocar as sobras de alimentos em potes. Na prateleira inferior vão as garrafas de refrigerante e as frutas que precisam de refrigeração. Os gavetões devem ficar para os legumes e verduras, que são mais sensíveis e precisam de pouca refrigeração, senão eles queimam”, recomenda.

Ela comenta sobre os erros que as pessoas geralmente cometem ao armazenar os alimentos na geladeira. Os ovos estão em primeiro lugar. De acordo com Priscila, eles não devem ficar na porta, mas serem armazenados na terceira prateleira da geladeira, dentro da própria caixinha de papelão ou nos porta-ovos. “Outro erro muito comum é colocar sobras de comida em um pote e deixá-lo aberto. Se o alimento estiver contaminado, pode espalhar por toda a geladeira, além de deixar aquele cheirinho desagradável”, alerta. Priscila diz que na porta devem-se colocar apenas garrafas de água e molhos como catchup, shoyu, mostarda e conservas. “Carnes, aves e peixes crus, que não serão consumidos imediatamente, devem ir para o freezer”, indica.

Se os alimentos não forem refrigerados da maneira correta é possível o desenvolvimento de bactérias e outras contaminações. Priscila ainda lembra um dos mitos que rodeiam a casa de muitas mulheres: o de esperar a comida esfriar para guardá-la na geladeira. Isso não é necessário e nem deve ser feito. “O certo é colocar as sobras de comida ainda morna em potinhos dentro da geladeira”, reforça. Também pode ser prejudicial aos alimentos alterar a temperatura da geladeira constantemente. “Ficar mudando a temperatura toda hora pode gerar contaminação dos alimentos, uma vez que temperaturas mais altas são ideais para proliferação de bactérias”, diz.

Não deixe de higienizar a sua geladeira constantemente. O ideal é que ela seja limpa uma vez por semana para não acumular contaminações e é bem simples. “Primeiro retire tudo da geladeira, verifique a validade dos produtos e o que você deve jogar fora. Passe um pano úmido com água e um pouco de sabão neutro nas prateleiras, na gaveta e na porta. Em seguida, passe um pano seco e coloque os alimentos novamente lá dentro”, recomenda.

Priscila ainda deixa dicas importantíssimas para as mulheres. “Lave bem tudo que for colocar na geladeira: latas, potes de azeitona ou iogurte, frutas, verduras, legumes. Esses alimentos estavam expostos na prateleira do supermercado e você não sabe o que pode ter passado por ali”, diz. Para evitar o “cheiro de geladeira”, ela recomenda deixar dentro dela um pote com um pedaço de carvão.



Postar um comentário