O bebê e suas terríveis cólicas

Resultado de imagem para bebê com cólicas

POR QUE OS BEBÊS TÊM CÓLICA?

Por que o aparelho intestinal do bebê ainda é imaturo. A tendência é que as cólicas desapareçam sozinhas com o tempo. Elas duram no máximo até os 5 meses de idade. As cólicas também podem acontecer por que o bebê engole ar durante a alimentação. Daí a necessidade de deixar o bebê na vertical por 10 minutos após cada mamada ou mamadeira.
 .
.

AS CÓLICAS PODEM SER PERIGOSAS PARA O BEBÊ?

As cólicas não são perigosas, mas entenda que nem todo choro é cólica. Se o seu bebê chora muito, não deixe de levar ao pediatra, pois pode haver alguma coisa incomodando o pequeno. Só para exemplificar, o bebê pode estar com dor de ouvido ou até mesmo com refluxo.
 .
.

QUAIS ALIMENTOS CAUSAM CÓLICA NO BEBÊ?

Você provavelmente já pesquisou na internet e achou uma lista ENORME de diversos alimentos que supostamente causam cólica no bebê. Mas será que é verdade mesmo?! Será que realmente existem alimentos que causam cólica?
Acontece o seguinte: a lista de alimentos é ENORME e você não pode deixar de comer tudo! Lembre-se de que você está amamentando, então você precisa de uma alimentação completa, variada e balanceada.


VEJA A LISTA DE ALIMENTOS:
Couve-flor
Brócolis
Cebola
Repolho
Pimentão
Pepino
Feijão / Favas
Leite / Derivados
Banana
Frutas silvestres
Frutas cítricas
Pimenta
Chocolate
Café
Estimulantes
Cigarro
Bebidas de Cola
.

Com uma lista tão grande como essa, o que vai sobrar para você comer?
.
GRANDE DICA! Não custa nada você evitar café, chocolate, refrigerante, álcool e outros estimulantes. O restante dos alimentos é melhor pensar duas vezes antes de suspender.
.
ATENÇÃO! Antes de deixar de comer qualquer alimento, você precisa ter certeza absoluta de que o alimento realmente está causando cólicas. O ideal é que o pediatra autorize a suspensão do alimento. Para facilitar as coisas, mantenha um diário de alimentação, onde você deve anotar tudo que come.
.
OBSERVÇÃO! Um alimento que causa cólica no bebê da vizinha pode não causar cólica no seu bebê. De forma geral, não há comprovação científica de que certos alimentos causem desconforto aos bebês.


AMAMENTAR EVITA AS CÓLICAS?

Se você amamenta, saiba que a amamentação costuma causar menos cólica do que o leite artificial. Isso acontece por dois motivos: o primeiro motivo é que a composição do leite materno favorece a digestão, o segundo motivo é que as mamadeiras costumam fazer o bebê engolir muito ar.
.
• A composição do leite materno ajuda na digestão
• As mamadeiras fazem o bebê engolir ar
.
Amamente seu bebê e deixe 10 minutos na posição vertical para que tente arrotar.

O QUE FAZER QUANDO O BEBÊ TEM CÓLICAS?
.
I – Massagens circulares na barriga
II – Compressas mornas na barriga
III – Banho morno
IV – Deitar o bebê um pouquinho de bruços no seu colo
 .
Você pode fazer massagens e compressas mornas diariamente, mesmo nos momentos em que o bebê não esteja com cólica. Isso irá ajudar a evitar que as cólicas apareçam. Também existe a “técnica do pedalinho”, que consiste em movimentar as perninhas do bebê delicadamente como se ele estivesse pedalando. Isso também ajuda a aliviar as dores.
 .
IMPORTANTE
O leite artificial pode agravar as cólicas do bebê. Amamentar pode suavizá-las. Apesar disso, todos os bebês têm cólica, uns mais e outros menos.
.
QUAL A IDADE DAS CÓLICAS?
As cólicas costumam aparecer por volta das 3 semanas de vida. Elas desaparecem no máximo aos 5 meses. O mais comum é que desapareçam no terceiro mês.



Nenhum comentário: