Renunciando aos programas de tv que em nada edificam


Foi difícil e enquanto o espírito de Deus me dizia para eu renunciar à maioria dos programas de televisão, a carne me dizia que isso era bobagem e que não interferia em absolutamente nada no meu crescimento espiritual. Eu posso garantir a todos que interfere sim. E convido você a fazer um propósito com Deus. Estou te fazendo um convite para tentar sua própria experiência e não ficar apenas nas minhas palavras. Perceberás que é muito mais do que eu possa dizer.

Quanto mais eu e minha mãe buscávamos a presença de Deus, mais achávamos que faltava alguma coisa e não sabíamos o que era. Mas um dia resolvemos fazer um propósito de jejum em prol da nossa vida espiritual, a fim de que o Espírito Santo nos revelasse onde era preciso renunciar e o que era preciso para acrescentar. E em um desses dias, terminamos de orar e ligamos a tv. Ficamos incomodadas e teve um momento em que paramos e pensamos: “Peraí, tem alguma coisa errada ! Passamos o dia orando, meditando na Palavra e vamos ver novela pra que? Será como jogar fora tudo o que fazemos !” Então ligamos o som e selecionamos os nossos louvores preferidos para que continuasse a falar conosco. Como Deus falaria conosco através da novela? Não tinha como? E ao fazer isso (com muita resistência, pois havia ali uma guerra espiritual), percebemos o quanto fez diferença. Não foi uma substituição comum, foi sobrenatural e ninguém pode explicar.

Era difícil, pois ver tv era um vício que estava oculto, porém o Espírito Santo revelou-nos quando disponibilizamos nosso coração na presença do Senhor a fim de que nos mostrasse o que estava servindo de barreira da estarmos em Sua presença por completo. E a partir daí começamos a lutar contra esse desejo carnal. Algumas vezes tentávamos e não conseguíamos desligar. Outras vezes conseguíamos. Até que percebemos que se colocássemos para ver só um pouquinho, não conseguiríamos deixar de ver o restante. Era necessário nem começar.

Com o tempo, essa luta foi gerando um vencedor, e hoje não temos prazer algum em ver a maioria dos programas, principalmente novela, que aliás, hoje nos causa náusea espiritual, para honra e glória do nome do Senhor.

Outrora estávamos com uma cegueira espiritual e quando alguém dizia que novela destruía nossa aliança com Deus, não entendíamos e achava que não tinha nada a ver, mas na verdade era ‘minhoca’ que o inimigo tentava lançar em nossa mente para que nos afastássemos da idéia de nos aproximarmos da santidade de Deus.

A escolha foi feita e colhemos até hoje os frutos dessa renúncia. A partir dessa experiência, passamos a conseguir enxergar muitas coisas que nossos olhos espirituais não viam, pois estavam cegos.

Você também consegue isso SE QUISER. Deus não obriga ninguém a nada. E assim como renunciar à novela, que foi uma experiência pessoal que tive com Deus ao me disponibilizar em saber de Deus onde eu precisava mudar, você também pode ter experiências marcantes com Ele, criando raízes espirituais profundas para uma maior intimidade com Deus, se colocando a disposição para abrir mão do que confronta com a santidade de Deus na sua vida. Basta você querer. Os resultados são impressionantes ! E isso verdadeiramente acontece individualmente, pois Deus trata com cada filho de forma particular, pois Ele nos conhece mais do que nós mesmos nos conhecemos.

Dê o seu melhor para Deus, e quando menos esperar verá os frutos do Espírito nascer na sua vida e alimentar outras pessoas.

“Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.” Tiago 1.21

“Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chamou. Um pouco de fermento leveda toda a massa.” Gálatas 5.7-9

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne.” Gálatas 5.13ª

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. “ Gálatas 5.16-17

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5.19-22


Aquele que aceita a Jesus como Senhor da sua vida, tem o Espírito Santo como Consolador, mas também como identificador e sinalizador das coisas boas e ruins que fazemos. Portanto, se estamos nos sentindo incomodados com alguma situação, como se estivesse algo errado, cuidado, pois o Espírito Santo pode estar te avisando algo.

Para que toda renúncia aconteça, em obediência à vontade de Deus, há guerra espiritual. Isso porque o diabo tenta em todo o instante afastar-nos da vontade de Deus. Então, todas as vezes que é necessário renunciar os desejos da nossa carne, o diabo tenta contra nós de alguma maneira, para nos impedir. Mas se estabelecermos o propósito de alcançarmos o objetivo, a fim de agradarmos ao Senhor, Deus nos honrará pelo nosso esforço.

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exalará.” Tiago 4.7-10

A escolha faz parte da renúncia, pois você precisa escolher ter o objetivo de renunciar às coisas da carne em prol da santidade, terá de fazer muitas escolhas. Por exemplo, você sabe que não fica um dia sequer sem ver novela. Quando você fica um dia sem ver, se sente mal e culpado como se isso fizesse parte de você. Ora, isso não te edifica em absolutamente nada, só traz maldição para o seu lar. Sem perceber vai absorvendo alguns pensamentos e hábitos ali citados, e que contrariam o melhor de Deus pra você. Ao mesmo tempo, você sabe que precisa conhecer Deus mais de perto, ter mais experiência com Ele, avivar a vida espiritual, etc. Então você se sente diante de uma guerra espiritual carne x espírito, onde a carne está prevalecendo. Qual a sua escolha diante dessa guerra? Continuar alimentando aos desejos da carne ou renunciá-los para alimentar o espírito? É uma decisão até difícil de ser tomada, mas a partir do momento que você escolher e se esforçar, Deus te honrará e te ajudará. Essa é uma das experiências mais marcantes que tive com Deus.

Que o Rio de Deus flua abundantemente na sua vida, trazendo clareza de entendimento e te ensinando a viver em liberdade na presença de Deus. Que as águas purificadoras desse Rio te tragam cura e libertação.

É o que eu profetizo sob a tua vida, em nome de Jesus !

Juliana Meni

Um comentário:

Pastor Francisco Santos-Sertânia PE disse...

Paz do Senhor.
Ótima postagem, muito esclarecedora.
Apartir de hj estarei seguindo seu blog, e te encorajo a tb seguir meu :www.fsemeada.blogspot.com

No amor de Cristo.
Rev.Francisco.