Ensine o caminho NO caminho



Pais,

Conheçam seus filhos, saibam do que eles gostam, do que não gostam, com quem andam, por onde andam, acompanhe o dia a dia deles, e os oriente com amor! 

Não os deixem fazerem o que quiserem, pois a própria Bíblia nos diz que os filhos precisam ser corrigidos pelos pais.

Não permitam que seus filhos se percam nesse mundo tão doido que estamos vivendo. E não se esqueçam primeiramente de fazer uma autoanalise, para não cair no erro de tentar ensinar uma coisa que nem vocês fazem. O exemplo prático é o maior ensinamento que um filho pode receber. Eles aprendem mais com o que vêem e observam do que com o que ouvem. Outro detalhe: essa história de dizer que não quer que ele faça algo por ser errado, sem ensinar o porquê tal coisa está errada, vai gerar ira e revolta e curiosidade ainda maior em fazer essa coisa. A boa comunicação com o devido exemplo prático é que vai gerar mudança, que com o passar do tempo vai faze-los refletir e reconhecer que seus pais não estavam errados, e que esse cuidado foi importante para aproveitar as boas oportunidades da vida.

Pensem nisso com carinho e peçam a Deus que lhes dê a devida sabedoria para lidar com seus filhos, ensinando o correto, na hora certa, da forma certa e no lugar certo. Se você não fizerem isso, eles vão “apanhar” muito por causa de suas conseqüências, e poderão perder muitas ótimas oportunidades, por já estarem presos aos seus pecados de estimação. Pecado se corrige com esforço e determinação. Se isso não acontecer, se torna “companheiro”, como um bichinho de estimação. Ajude seus filhos a não passarem por isso.

Deixe o Senhor tocar nas estruturas da sua casa, assim como você canta na música “entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minhas estruturas...” Peça a Ele a sabedoria necessária para lidar com os demais da sua casa e esteja disposto a mudar também o que for necessário em você mesmo. Às vezes achamos que o problema é só o outro, mas de repente a atitude desse outro é resposta da que você tem tido com ele. Pare e pense !

Deus deu aos pais a responsabilidade de cuidar dos seus filhos e lhes pede que os ensine o caminho dEle, que é puro e perfeito. A Bíblia fala também do livre-arbítrio, pois não quer que o sirvamos obrigatoriamente, mas de forma voluntária, contudo, nos deixa claro que TUDO quanto plantaremos, colhermos.

Aos filhos: Efésios 6.1-3

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; 
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.”

Aos pais: Efésios 6.4 
“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” 
(Pais, Deus está lhes corrigindo para que corrijam seus filhos SABIAMENTE...)

“Para que o SENHOR teu Deus nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer.” Jeremias 42.3

Hebreus 12.5-6ª; 11-13 
“E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; 
Porque o Senhor corrige o que ama 
E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. 
Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, 
E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.”

Juliana Meni

Nenhum comentário: