COMO PODEMOS CHEGAR NA EXCELÊNCIA




SEJA DETERMINADO(A) EM FÉ

A
excelência e a determinação de fé, nos levam a manter o vigor, perseverança nas promessas de Deus e nos traz longevidade. Quando praticamos a excelência, o Senhor se agrada de nós e nos conserva a vida. 


MANTENHA O ESPÍRITO JOVEM 


Isaías 65:20




CRIE EXPECTATIVAS PARA O AMANHà

Tenha uma vida de projetos - Isaías 32:8 diz que só tem projetos nobres quem tem a mentalidade nobre. Quem não tem mentalidade de nobreza, não tem projeto para nada. 


SEJA PORTADOR(A) DE BOAS NOTÍCIAS 


Calebe era um dos espias que haviam voltado com boas novas. Embora tivesse visto as mesmas coisas que os demais, demonstrava ser um homem de visão. Somente um visionário é capaz de ver a benção em meio a um quadro difícil. Quando Jesus nos faz uma convocação para levar as boas novas, Ele acredita que somos homens e mulheres de visão. Ainda que vejamos um quadro caótico, Ele diz que devemos anunciar o seu reino a tempo e a fora de tempo. Muitos de nós estamos tão preocupados com o que é aparente, ou com o que nos parece intransponíveis, que não enxergamos a materialização da promessa. Ela está ali ao nosso alcance, mas muitas vezes só vemos os gigantes, os Golias, os monstros que também criamos a fim de justificar a nossa falta de visão. Calebe não viu como os demais, ele era um visionário, um portador de boas notícias.

ACREDITE NAS PROMESSAS DE DEUS PARA SUA VIDA


Ele acreditava e a mantinha viva dentro de si – Calebe tinha uma promessa (Deuteronômio 1:36): participação na herança. Tinha 40 anos quando recebeu (Citar o contexto histórico). 45 anos havia se passado e a promessa continuava viva em seu coração. Quando Calebe lembra Josué a promessa ele sabia dos detalhes da promessa (V: 6-8). Ele sabia do contexto histórico no qual a sua promessa estava inserida. Calebe nos mostra que temos um Deus de aliança e de promessa. A Bíblia confirma isso quando dia que o Senhor vela sob sua palavra para cumprir (Jeremias 1:12: “E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la”). Também diz que devemos trazer a memorIa aquilo que nos dá esperança. Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensuanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” aborda com o que devemos ocupar a nossa mente. Esta não deve estar preenchida com as preocupações dessa vida (Mateus 6: 25-34” Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.Mateus 6:25-34) nem com as preocupações futuras, nem ao menos com as que já passaram, ao contrário, devemos guardara nossa mente. Provérbios 12:5 diz que os pensamentos dos justos são retos; Colossences 3:2 enfoca que devemos pensar nas coisas que são de cima porque são duradouras, eternas. As promessas de Deus representam algo que não é terreno, embora reflita sobre a nossa vida aqui na terra. Quando Ele nos faz uma promessa, não é só para nos fazer felizes e realizados, mas, sobretudo para cumprir em nós a sua vontade. Cada benção que recebemos do Senhor como resultado de sua promessa, significa a efetivação ou o início da efetivação de algo que devemos realizar. Calebe sabia disso quando lembrou a Josué das promessas que recebera em relação à terra de Canaã através de Moisés. Manter a promessa viva significa confiança naquele que fez a promessa, ainda que o tempo seja superior a 45 anos.


ESPERE EM DEUS

Perseverança
 – Em Josué 14:9 percebemos que Calebe só recebeu o cumprimento da promessa porque soube esperar em Deus. Estava ele com 85 anos quando conversava com Josué sobre a promessa. Mas, afinal, o que é perseverança? A Bíblia diz que o que perseverar até o fim receberá a coroa da vida (Apocalipse 2:10 “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.). Há um prêmio, um galardão, uma recompensa, uma resposta para os perseverantes. Há um segredo na perseverança que só é revelado para aqueles que a têm. Já ouvimos muitas vezes que há um tempo entre a promessa e o seu cumprimento. A Bíblia inclusive confirma quando aborda em Eclesiastes 3:1-9, “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” do tempo para todas as coisas. Há um tempo até o cumprimento da promessa de Deus. Enquanto isso o que devemos fazer? O que fez Calebe durante 45 anos de espera? 


PERMANEÇA FIRME

Calebe permaneceu firme, forte, cheio de vigor, continuamente renovado, cheio de vitalidade; certamente saudável espiritual, física e emocionalmente (V:11). Muitas vezes não desenvolvemos atitudes de perseverança como Calebe porque não temos firmeza de propósito. Ao contrário, gostamos da situação que criamos para nós (zona de conforto). Escondemo-nos por trás de uma realidade criada por nós mesmos. Protegemos o nosso eu (ego) de todas as lembranças ruins, experiências amargas, dos ressentimentos, dos sentimentos de auto piedade e autocomiseração. Isso na maioria das vezes está presente nas falas subliminares e maledicentes e acabamos projetando nas outras pessoas (irmãos, familiares, dentre outros) o que de fato nós somos. A psicanálise denomina isso de mecanismo de defesa, ou seja, a verdade como ela não é.


SEJA UM IDOSO QUE NÃO PARA DE CRESCER 

Notamos muitas pessoas preocupadas porque não percebem que estão crescendo espiritualmente. Provavelmente estejam esperando frutos visíveis, ministérios estabelecidos, ou alguma evidência externa de que estão crescendo em Deus. 

No entanto, não deveríamos estar tão focados nessas evidências externas, se verdadeiramente nos ocuparmos em aprofundar as nossas raízes. Fazemos isso através da leitura da Palavra, da assimilação dos Seus princípios e da devida aplicação na vida prática. 

CONTINUE IMPACTANDO A SOCIEDADE
O principal fator para que a igreja seja bem aceita pela sociedade é o seu testemunho – Quando pregamos o evangelho e denunciamos o pecado, mas vivemos em mentiras, pecados, desonestidade, orgulho religioso, somos cobrados e condenados pelo mundo. Quando, porém, nossas obras (aquilo que fazemos e pode ser visto pelos homens) são boas, não há como ignorar a igreja – Mt 5:13-16. “Vós sois o sal da terra.”

TENHA SONHOS

"Quem não ousa sonhar, e sonhar grande, nunca conhecerá o caminho da excelência e a alegria de ser um campeão na vida". 

Certa vez, disse Martin Luther King: "Eu tenho um sonho!". Os nossos sonhos são a matéria-prima das nossas realizações. Qual é o tamanho dos seus sonhos? Como você tem projetado seu futuro? Tudo o que existe primeiro existiu como um sonho, um projeto na mente, no coração.

Quem crê em um Deus soberano, criador do Universo, onisciente, onipotente e onipresente, não pode sonhar e nem pensar pequeno. Todas as pessoas que fizeram história, cujos nomes estão na galeria dos grandes, antes de ser o que foram e chegar aonde chegaram, souberam sonhar grande.
Alguns, até para sonhar, revelam um caráter de pequenez. Não falamos de sonhos de grandeza, mas de desafios, de mudar a alma. A nossa estrutura interior precisa ser mudada. Ninguém foi colocado no planeta para realizar o sonho de viver num barraco. "Mas, sabe como é que é pastor, é o meu destino!" Você é filho de Deus e pode todas as coisas naquele que te fortalece (Fp 4:13). Isaías 65:21-23 diz "e edificarão casas e as habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto... e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até a velhice". Tenha a mentalidade de um coração guardado nos sonhos de Deus. O homem morre quando perde os seus sonhos. Todo homem que não sonha é um sepultado. Ressuscite!

TENHA SONHOS

"Quem não ousa sonhar, e sonhar grande, nunca conhecerá o caminho da excelência e a alegria de ser um campeão na vida". 

Certa vez, disse Martin Luther King: "Eu tenho um sonho!". Os nossos sonhos são a matéria-prima das nossas realizações. Qual é o tamanho dos seus sonhos? Como você tem projetado seu futuro? Tudo o que existe primeiro existiu como um sonho, um projeto na mente, no coração.
 
Quem crê em um Deus soberano, criador do Universo, onisciente, onipotente e onipresente, não pode sonhar e nem pensar pequeno. Todas as pessoas que fizeram história, cujos nomes estão na galeria dos grandes, antes de ser o que foram e chegar aonde chegaram, souberam sonhar grande. 

Alguns, até para sonhar, revelam um caráter de pequenez. Não falamos de sonhos de grandeza, mas de desafios, de mudar a alma. A nossa estrutura interior precisa ser mudada. Ninguém foi colocado no planeta para realizar o sonho de viver num barraco. "Mas, sabe como é que é pastor, é o meu destino!" Você é filho de Deus e pode todas as coisas naquele que te fortalece (Fp 4:13). Isaías 65:21-23 diz "e edificarão casas e as habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto... e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até a velhice". Tenha a mentalidade de um coração guardado nos sonhos de Deus. O homem morre quando perde os seus sonhos. Todo homem que não sonha é um sepultado. Ressuscite!

Judas vendeu seu sonho por moedas de prata suicidou, Eva negociou o sonho, não negocie seu sonho, não troque seu sonho, o que Deus tem para você não tem preço, tem peso de eternidade, não tire os olhos do teu sonho, ele tem haver com a glória de Deus, se envolva com os sonhos de Deus: Um Deus grande um sonho grande, uma semente expecional.

VIVER UMA VIDA DE EXCELÊNCIA NA SANTIDADE


"Mas vós sois a nação santa" 

O Cristianismo muitas vezes tem sido rejeitado pelas pessoas por causa da hipocrisia dos "chamados cristãos" que assumem um título de "cristãos" mas que vivem uma vida nada comparada a de Jesus Cristo que é o modelo de conduta para os cristãos. 

O cristão que não vive uma vida de santidade está negando a excelência de seu Deus. 

Israel foi o povo escolhido por Deus para representá-lo no mundo, mas infelizmente, falhou muitas vezes na questão da santidade e por isso várias vezes foi rejeitado temporariamente e disciplinado por Deus. 1Cr 9: 1(todo o Israel foi contado por genealogias, que estão escritas no livro dos reis de Israel; e os de Judá foram transportados a Babilónia, por causa da sua transgressão), 

, 2 Rs 18: 11-13 (“Porquanto não obedeceram à voz do SENHOR seu Deus, antes transgrediram a sua aliança; e tudo quanto Moisés, servo do SENHOR, tinha ordenado, nem o ouviram nem o fizeram.2 Reis 18:12”. 

O Cristão só pode se considerar em um nível de excelência se viver em santidade, pois o Deus a quem servimos e de quem nos servimos é Santo. 1Pe 1:13-16. (Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga.1 Pedro 1:15-17Seja Santo!)

Tenha uma vida de oração

Oração é o fundamento para o sucesso em cada esforço cristão. Jesus é seu exemplo. Você já notou quão frequentemente a Bíblia menciona que Ele se retirava para um lugar solitário orar? “Tendo se levantado em alta madrugada, saiu e foi para um lugar deserto e ali orava” (Mc 1:35). “Naqueles dias retirou-se para o monte, a fim de orar e passou a noite orando a Deus” (Lc 6:12). Estes são apenas dois dos muitos exemplos recordados nos Evangelhos.

Há muito que fazer não importa a sua idade

Por isso Deus deu a Josué ainda muita responsabilidade na sua velhice: Josué 13:1 
"Quando Josué já estava bem velho, o SENHOR disse: - Você já está muito velho, e ainda há muita terra para ser conquistada". 
Josué era um velho idoso. Não tenha medo de envelhecer. Não se preocupe quando alguém disser que você envelheceu, está velho ou use termos “adocicados” só para não falarem a palavra “VELHO”. Não se ofenda e não queira não ser velho. No entanto não seja ranzinza, rabugento, chato, e irritante. Não viva reclamando das dores e da falta de atenção dos outros. 

Seja como Josué, que Deus chama de VELHO e ainda acrescenta que ele estava “MUITO” velho, mas dava-lhe uma missão, a de continuar na liderança do povo de Deus. Quando jovem Josué, foi estagiário do velho Moisés, e aprendeu a envelhecer com sabedoria, disposição e humildade.
Ancião, coroa, idoso, terceira idade, experiente, aposentado, sênior, máster, veterano ou velho, não importa. O que importa é que só se torna velho quem vive e vive bem até envelhecer. 

Seja um velho como Josué. Velho, feliz e cheio de vida e de anos de utilidade no serviço do Senhor. 

A profetisa Ana, aos oitenta e quatro anos “não deixava o templo, mas adorava noite e dia com jejuns e orações” (Lc. 2:37), graças a isso, não somente pode ver o menino Jesus, mas testificar sua missão redentora. 

Abraão e Sara cumpriram o propósito de Deus na sua velhice (Gn 22.1,2) 
Moisés começou a liderar o povo de Israel com a idade de 80 anos (Dt 29.5; At 7.23,30, 36) 
Davi, o grande rei de Israel, morreu em boa velhice, “tendo desfrutado vida longa, riqueza e glória” (1 Cr 29.27,28 - NVI). 
De igual modo, você e eu, se nos submetermos e permanecermos nos princípios da Palavra de Deus pode desfrutar de uma velhice feliz e igualmente viver em segurança em mundo inseguro. 
Irmãos e irmãs não permitam que o desalento e o pessimismo nos impeçam de produzir frutos para a glória de Deus; ninguém envelhece meramente por viverem muitos anos, as pessoas envelhecem quando desertam seus ideais. Os anos podem enrugar pele, mas a falta de entusiasmo enruga a alma. Não importa o quanto de anos já vivemos, existe sempre o desafio de sermos tão jovens quanto a nossa fé, tão jovens quanto a nossa confiança, tão jovens quanto a nossa esperança, pois, “São aqueles que esperam no Senhor que terão suas forças renovadas” (Isa. 40:31). Continuemos a manter nossa comunhão com Deus, e como resultado, mesmo na velhice continuaremos a produzir frutos. Nada! 



Poderá nos impedir de continuarmos a testificar da bondade do Senhor, pois, é “Ele quem farta de bens nossa velhice” (Sl. 103:5). 

A vida começa aos 50. A 3ª idade deveria ser a idade da celebração, idade da colheita do que se semeou, infelizmente muitos não têm o que colher e celebrar. 

Não desanime, há sempre um novo começo, cada dia é um novo dia. 

As árvores se renovam a cada ano, as águias aos 50 anos renovam suas unhas, seu bico, suas penas para viver mais 50 anos. “Ou se renovam ou morrem”. 

O SEGREDO DA EXCELÊNCIA 

Calebe possuía fé e perseverança. Resistia à incredulidade e não se intimidava com o tamanho dos desafios que surgiam diante dele. Seu nome significa “arrojado”. Para andarmos na excelência, devemos possuir este espírito arrojado. 

Diferente da maioria incrédula e acomodada, devemos perseverar e não nos intimidar, diante do tamanho dos desafios a nossa frente. Enquanto a maioria diz: “Eu não consigo”; 

“Isto é complicado demais para mim”; “Acho que eu não sou para este tipo de coisa”; “Eu me sinto pequeno diante disto”. Calebe dizia: “EU CREIO NA PROMESSA DE DEUS, ASSIM CERTAMENTE PREVALECEREI”. 

Consequências das características desenvolvidas por Calebe 

Dentre os muitos resultados alcançados por Calebe, dois são extremamente fortes e suficientes para nos convencer de que vale a pena desenvolver em nós as características dele. São eles: 

1- Calebe recebeu Hebron como herança (V: 13-14) – Hebron localizava-se a 30 km do sudoeste de Jerusalém. Pó um período em suas vidas, Abrão, Isaque e Jacó viveram lá (Gênesis 35:27). Seis santos do Antigo Testamento foram enterrados lá. Foi lá que Abrão estabeleceu um altar após sua separação de Ló. Calebe conquistou um território de excelência. Deus tem sempre o melhor pra nós. Quando não aguardamos o seu sinal, muitas vezes até usufruímos o que gostaríamos, mas não com a excelência que acompanha o cumprimento das promessas de Deus. Hebron era uma terra privilegiada. Era o cumprimento da promessa. Mas esse cumprimento veio cheio de desafios. Era necessário vencer gigantes. Muitas vezes esperamos o cumprimento da promessa, sem empreender nenhum esforço. Deitamos em berço esplêndido e dizemos que estamos “aguardando no Senhor”. Na realidade, não entendemos que aguardar ou esperar em Deus exige esforço. Especialmente o esforço da nossa alma, que muitas vezes insiste em nos dizer que está demorando demais, que é melhor tomar as atitudes por conta própria. Calebe, para tomar posse da promessa, lutou e logo após, a terra repousou da guerra. 

2- A terra repousou da guerra (V: 15) – quando Calebe assumiu a terra, ou melhor, quando tomou posse, a terra que vivia em guerra ficou em paz. Uma terra que vivia constantemente em guerra. Muitas batalhas foram travadas naquele território. Inclusive, Calebe travou uma grande luta para vencer os Anaquins (Josué 4:12, 15:13-19). Há um momento em que a paz se estabelece na nossa casa, no nosso trabalho, nos nossos relacionamentos. Isso acontece quando literalmente nos apossamos do território que queremos conquistar sob a direção de Deus e como consequência, desfrutamos de uma paz que segundo a Bíblia excede todo entendimento. A terra das nossas emoções finalmente descansa. A nossa alma se tranquiliza e aquela luta cessa. 

O importante é estar satisfeito e motivado. “Você motivado vai à lua, sem motivação não consegue atravessar a rua”. Se perder a alegria de viver, já era! 

Não adianta chorar o leite derramado. Transforme o limão em limonada, aprenda a tirar proveito das adversidades. “Quem canta seus males espanta”, cante, dance, ore, lute, compartilhe, não fique isolado. Nossa vida é para se queimar mesmo no serviço do Rei como uma vela iluminando a todos. [Lucas. 11:33]. Lazer e convívio social são importantes. 

REFLITA: 

Muitos de nós estamos dizendo que queremos os resultados aqui e agora. Tentamos ajudar Deus, determinando para Ele qual será o tempo para as respostas; colocamo-nos como senhores do tempo. Mas na realidade estamos demonstrando a nossa falta de firmeza e de propósito. Calebe possuía uma firmeza impressionante porque ele conhecia o Deus a quem servia e durante 45 anos ele esteve com os olhos firmes no Pai, focado em Deus. Max Lucado afirma: “quanto mais focados estivermos nas coisas lá do alto, mais inspirados estaremos aqui na terra”. Essa inspiração pode ser traduzida em: firmeza, fortaleza, vigor, renovação. Desta forma, Calebe encontrava em Deus força para entrar e sair, para começar uma guerra ou para terminá-la. 

Jesus aponta o conceito de firmeza com muita clareza quando conta a parábola da casa firmada na areia e a casa firmada na rocha (Mateus 7:24-27). Há um interesse de Deus por aqueles que são firmes. Por quê? Ele pode confiar os seus segredos e a revelação deles. Ele sabe que aquele que é firme estará sempre pronto para a batalha, mesmo que muitas vezes o contexto de vida diga o contrário. Casa firmada na rocha; olhos firmes naquele que é o socorro bem presente e, portanto, não há o que temer. 

Sendo idoso por excelência , precisamos estar atentos a tudo aquilo que possa nos atrapalhar na conquista de nossos alvos e eliminar; Por isso convém considerar que somos o povo especial, os representantes oficiais de Deus e povo comprometido com a santidade. 

Cumprir nossa missão de anunciar as excelências (virtudes) que Jesus confiou a nós vivendo de maneira excelente. Faça o seu melhor pra Deus, pois em nós habita o Espírito da excelência. Dn 6:3. 

FONTE:

Nenhum comentário: