Proposta de Seminário para líderes, professores, pais e demais auxiliares do Depto Infantil



Esta proposta de seminário tem o objetivo de contribuir para que as igrejas realizem eventos de capacitação e orientação para pessoas que trabalham e/ou desejam trabalhar com crianças na igreja.
Assim como em nosso meio secular nos preocupamos em estudar realizando cursos de capacitação, assim deve ser o desenvolvimento da área que Deus nos chamou para trabalharmos em Sua obra, seja ela qual for. O compartilhamento com pessoas mais experientes na área, leitura de livros, estudo dos projetos realizados por outras igrejas, além dos cursos, muito acrescentam.
É muito importante que as igrejas tenham a consciência da importância em investir no ministério infantil, desenvolvendo nas crianças o desejo de conhecer a Deus e servi-Lo por amor e não por obrigação.
Nossos líderes precisam estar atentos à necessidade de usar a criatividade associada ao conteúdo bíblico nas tarefas infantis para despertar o interesse delas. A igreja precisa ser um local que elas desejam estar e cabe aos líderes o desenvolvimento de um projeto bem sucedido para essa contribuição.
A formação da personalidade da criança é construída ao longo dos anos, e a predisposição genética começa a ser associada aos modelos de referência que ela tem para identificação, aprendizagem de hábitos, etc. Diante disso, cabe à igreja preparar o MELHOR conteúdo e projetos para contribuição do desenvolvimento das crianças.
O presente projeto de seminário tem o objetivo de conceder informações importantes e esclarecer dúvidas no que tange a proporcionar um melhor relacionamento e capacitação de pessoas para trabalhar com crianças na igreja.
  
PROPOSTA (Sugestão):
>> Considero importante realizar um bom planejamento para o evento, desenvolver uma programação bem feita e convidar para as palestras pessoas experientes e com conhecimento técnico na área.
Estabelecer metas de divulgação e prazo para inscrição COM ANTECEDENCIA. Se for cobrado não cobrar um alto valor e investir ao máximo no trabalho de forma a mostrar para as pessoas a importância do evento, na idéia de construir um ministério bem sucedido.
O Seminário pode ser realizado em alguns sábados corridos, em alguns domingos no horário da EBD, ou durante alguns dias de semana à noite. Basta adaptar a programação...
Caso seja realizado em um dia de sábado inteiro por exemplo, para não ficar cansativo e monótono, sugiro intercalar às palestras dinâmicas divertidas e com objetivo de construir algo aos participantes. Também é legal inserir sorteios, intervalo para almoço e/ou lanche, etc.
>> Inscrição prévia independente da mesma ser cobrada ou não. É uma boa maneira de ter uma idéia de quem são as pessoas interessadas no ministério infantil, podendo manter contato com elas incentivando o assunto e/ou inseri-las no trabalho local se possível;
>> Credenciamento no dia do evento, para anotar as pessoas que se inscreveram e compareceram;
>> Sugestão de dinâmica para a abertura do seminário:
Cada um anota em um papelzinho o seu nome, igreja que frequenta e um versículo ou frase dedicatória à pessoa que pegará seu papel na dinâmica. Cada pessoa colocará seu papel dobrado na bexiga vazia que recebeu, e a encherá. Depois disso todos deverão se colocar próximos, jogar para o alto e pegar o de outra pessoa depois de misturadas as bexigas no ar.  À medida que cada um for pegando uma bexiga, vai estourando e tentando identificar a pessoa que escreveu aquele papel. Essas pessoas trocarão contatos, além de se comprometer a orar uma pela outra durante o período de seminário, conforme o nome que pegou na bexiga. Orar pela vida pessoal e ministério infantil a ser desenvolvido pós seminário.

>> Sugestões de temas para as palestras:

Palestra 1: Qual a importancia da figura materna e paterna na construção da personalidade dos filhos? E quando há orfandade, quem cumpre com esse papel?
Falar sobre: Identidade, Afeto x Negligência, Liberdade x Disciplina, traumas, auto estima, etc.
OBS: Um palestrante psicólogo é uma boa sugestão para desenvolver este tema...

Palestra 2: Qual a responsabilidade dos pais para que seus filhos sejam comprometidos com Deus e com as atividades da igreja?
Falar sobre:
1) ensinar e viver o que está sendo ensinado;
2) colocar limites explicando que quem ama corrige, e que o filho sem limites trás prejuízo inclusive para os pais;
3) às vezes as crianças apresentam características de rebeldia, e/ou dificuldade de aprendizagem/obediência mas são resposta à desordem no seu próprio lar. A igreja e a escola por exemplo podem auxiliar de forma positiva no desenvolvimento da criança, mas é necessário identificar o problema e se possível auxiliar a família com cuidado para não INVADI-LA.
4) As instituições como escola e igreja por exemplo têm importantes funções no desenvolvimento da criança, mas se não houver coerência com os ensinamentos dos pais (e/ou outros responsáveis por ela) o resultado pode não ser de sucesso.
5) Como despertar nas crianças a responsabilidade espiritual de desenvolver a comunhão com Deus sem excluir sua fase infantil? Como desenvolver nela o interesse pelo evangelismo, por ofertar, exercer misericórdia com seu próximo, oração, etc?
6) Como zelar pelas crianças para que elas não sejam corrompidas pelos ataques de Satanás através das más companhias, programas de TV e/ou acessos inapropriados à internet ou tempo excessivo em algumas atividades como as citadas ou outras, etc.
OBS: Um palestrante psicólogo é uma boa sugestão para desenvolver este tema...

Palestra 3: Como os professores podem interagir com crianças que apresentam problemas visíveis como agressividade ou timidez excessiva, e de que forma criar uma parceria com os responsáveis por ela?
OBS: Um palestrante psicólogo é uma boa sugestão para desenvolver este tema...

Palestra 4: Como ensinar às crianças desde bebês sobre Deus, e qual a importância disso?
Sugestão de palestrante: Profª Paula Marina – I. Batista Barão da Taquara (RJ)

Palestra 5: Como realizar um culto infantil bíblico mas também criativo ?
Sugestão de palestrante: Pr Joelson e Renata – missionários da APEC (RJ)
                                         Heloisa Pimentel (líder de crianças da PIB Cpo Gde - RJ)
Palestra 6: Como realizar uma aula infantil com base bíblica mas também criativa ?
Falar sobre planejamento, organização, currículo, relacionamento do professor com os alunos, etc
Sugestão de palestrante: Profª Elisa Marques – APEC – PIB São João de Meriti (RJ)

Palestra 7: Qual a importância da musicalização infantil e como isso pode ser útil no ensinamento bíblico ?

Sugestão de palestrante: Monica Coropos (RJ)
Postar um comentário