Deleitar-se, Entregar e Confiar: Uma decisão para Corajosos!

Resultado de imagem para confie no senhor

Salmo 37.4-5
“Deleita-te também no Senhor e Ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará.”


Esses dois versículos contidos no salmo escrito por Davi são uns dos mais conhecidos no meio cristão.

Versos muito lidos aos ansiosos; decorados por aqueles que anseiam pela Palavra, mas muito difíceis de serem praticados no dia-dia, especialmente quando a vida adulta chega e ganhamos um controle maior sobre as decisões que podemos ter. Por vezes, a partir desse momento, acabamos deixando as verdades contidas nesses versos para trás.

A grande realidade é que viver essa Palavra exige muita coragem! Coragem para ir contra aquilo que a multidão faz e diz por aí. Coragem para viver uma vida além da mediocridade cristã!

Existem três palavras que quero chamar a atenção nesses versículos: Deleita, entrega e confia. Esses verbos possuem indicações de como você precisa agir em sua vida.

Davi nos aconselha a deleitar o coração no Senhor. A nos agradarmos dos Seus caminhos, a conhecermos Sua Palavra, a obedecermos Suas verdades, a nos dispormos à Sua obra. 
O deleitar-se no Senhor faz com que tenhamos uma disposição prioritária de estar com Deus e agradá-lo, por vezes indo contra aquilo que a nossa carne gostaria de fazer e vivenciar. Se nos agradarmos do Senhor, estaremos automaticamente desagradando o sistema do mundo, portanto o deleitar-se no Senhor envolve renúncia do eu e suas vontades.

Se nos deleitarmos no Senhor, Ele concederá os desejos do nosso coração! E é interessante pensar como isso acontece, porque quando nos agradarmos verdadeiramente do Senhor, o nosso coração estará alinhado ao dEle e os nossos desejos estarão ligados aos anseios do coração de Deus.

Quando você se deleitar no Senhor, sua mente não estará tomada por desejos egoístas, por objetivos que passam por cima de outras pessoas. Eles estarão alinhados com os propósitos de Deus para Sua vida, com os sonhos de paz que Ele tem a seu respeito e serão concedidos a você! 

Perceba que não é uma troca que você faz com Deus: eu ando nos Teus caminhos e Você me dá. Não! É um alinhamento da nossa vida, das nossas vontades a tudo aquilo que é caminho e desejo do Senhor!

Haja coragem para isso!

O segundo verbo presente neste versículo é entregar. E entregar é um grande problema!
Conforme crescemos, vamos assumindo o controle da vida. Decidimos para onde vamos, o que vamos comer, qual carreira seguiremos e muito mais. 
Mas esta palavra nos incentiva a entregar! Entregar tudo isso, entregar todos os caminhos e o controle deles ao Senhor! 

Essa palavra te desafia a entregar o seu direito de namorar, casar e constituir família ao Senhor!
Te desafia a entregar o controle do seu dinheiro a Deus para que Ele decida onde este deve ser empregado!
Te desafia a entregar seu futuro profissional a Deus; a entregar seus dons e talentos para que o Senhor use quanto, como e onde quiser!

Você percebe a profundidade dessa entrega?

Essa entrega é devolver a Deus o direito de fazer o que quiser com tudo aquilo que você tem e é, em essência.

Haja coragem para isso!

Em seguida, temos o verbo confiar. Confiar verdadeiramente é tornar-se vulnerável. E essa é a situação de quem já se deleitou no Senhor e entregou tudo que é e tem a Ele. As pessoas, em geral, vão perdendo a capacidade de confiar umas nas outras. À medida que você vivencia a malícia da sociedade e é enganado repetidamente, passa a desconfiar de quem se aproxima de você. 

E costumamos replicar esse comportamento no nosso relacionamento com Deus. Desconfiamos de que Deus irá cumprir Suas promessas a nosso respeito, por isso tratamos de agir por conta própria para resolver certas situações.

Somos desafiados nesse texto a confiar inteiramente no Senhor, porque Ele não nos decepciona. Aquilo que Ele promete, Ele cumpre; aquilo que Ele diz, se confirma!
Podemos ser vulneráveis diante de Deus, porque Ele nos amparará!

Mas, haja coragem para confiar verdadeiramente!

E aí, esse texto termina da maneira que gostamos de lembrar: “E tudo Ele fará!”

Deus, de fato, fará! Se você deleitar o seu coração no Senhor, entregar verdadeiramente Seus caminhos e confiar cegamente nEle, Ele fará! 

Fará de um modo tremendo e maravilhoso! Fará coisas sobrenaturais em sua vida e através de você! Fará o Seu coração segundo o coração dEle, assim como Ele fez com o homem que escreveu estes versos, o rei Davi.

Assim como Davi, seja corajoso o suficiente para oferecer-se completamente ao Senhor!

Nenhum comentário: