Discussão em público

 Exposição da relação perante outras pessoas é sinal de imaturidade 

Desentendimentos, brincadeiras fora de contexto, falatórios entre o casal na frente de outras pessoas deveria ser proibido, segundo a psicóloga Débora Cristina de Macedo Jorge. Atitudes como essas não expõe somente uma pessoa, mas ambos.

Para ela, quando um dos dois expõe o parceiro está se expondo também. "Porque quando se olha para o marido, vê a esposa, e vice-versa. Um é o reflexo do outro. Isso prova a falta de amadurecimento da relação e também pode ser um nível baixo de amor." 

E já que um é o reflexo do outro, a exposição acaba por contar os problemas do casal. "Primeiro porque mostra que não se toma atitude para mudar as situações entre eles. Segundo que cria um mal estar na relação por se cogitar que a brincadeirinha foi com a intenção de se falar a verdade."

Além de demostrar uma verdade disfarçada, qualquer que seja a exposição pode trazer outras interpretações. "Isso também pode dizer que não consegue ver nada de bom na pessoa, mas somente o que não é legal, bacana", enfatiza a psicóloga.

A exposição do outro também poder ser uma maneira de esconder seus defeitos. "Quando se expõe o outro, pode ser uma forma de encobrir as suas próprias deformidades."

O resultado da exposição do casal traz uma consequência que pode levar a várias outras. "A primeira, e talvez a maior, é a falta de respeito. E faltando o respeito, falta tudo, é uma questão de tempo, para que outras coisas negativas apareceram", alerta Débora.

Não à exposição

A psicóloga ressalta que não pode deixar que a exposição passe da primeira vez. "A primeira brincadeira, briga, qualquer exposição de um deles, a pessoa tem que deixar claro que não gostou e mostrar os seus valores. Não pode deixar passar da primeira vez e deve ter muito diálogo entre o casal."

O segundo passo é pensar naquilo que foi dito. "Deve-se avaliar aquilo que foi falado de você e o que daquilo está expondo do outro, se o parceiro fez para se defender, tem que descobrir porque ele tem a mania de expor."

Débora finaliza dizendo que se há amor, essa situação não acontece. "Se ama o outro, se é uma relação madura, concreta, séria, não vai expor a pessoa."

 


CLIQUE AQUI SE VC DESEJA LER OUTRAS MENSAGENS SOBRE CASAMENTO:

Nenhum comentário: