Síndrome do intestino irritável




Síndrome do intestino irritável
O coloproctologista Fernando Valério explica que o desconforto no aparelho digestivo pode estar associado a diversos motivos. Um deles é a síndrome do intestino irritável, um problema muito comum nos jovens e, principalmente, nas mulheres.
Dor abdominal e alterações intestinais são problemas que causam muito incômodo. E eles podem estar ligados a uma doença puramente funcional, ou seja, não há qualquer lesão ou tumor que provoque o quadro.
Quando ocorre esta irritação dos nervos do intestino, podem acontecer duas situações: a primeira é a hiperssensibilidade, o que significa que, quando estimulada à dor, o paciente se incomoda muito mais do que alguém que não tem a síndrome; o segundo efeito afeta os movimentos intestinais. A enervação atingida controla o ritmo intestinal. Assim, pode acontecer uma aceleração, o que ocasionaria a diarreia, ou um retardamento, causando a prisão de ventre.
A produção de gases também pode causar muito desconforto
Entre os alimentos saudáveis que propiciam este quadro estão o feijão, a lentilha, o brócolis, o repolho e os cereais. Mesmo assim, quem tem a doença não deve excluir estes alimentos da dieta, apenas consumi-los de forma equilibrada.
Com a ocorrência de sintomas como distensão abdominal ou sensação de estufamento, períodos de diarreia ou prisão de ventre, flatulência excessiva e sensação de esvaziamento incompleto após a evacuação, é necessário que se comunique o médico.
Tratamento
O tratamento da síndrome tende a ser um conjunto de medidas. Para controlar sintomas como a dor, utiliza-se medicamentos, mas parte importante do controle da doença pode ser o cuidado com a alimentação. Além disso, algumas atitudes podem ajudar no tratamento da doença. Manter atividade física regular, ter um padrão de sono adequado e uma dieta balanceada ajudam a melhorar sua qualidade de vida.



Um comentário:

Nal Pontes disse...

Muito bom Gostei das dicss aqui. Parabéns pela postagem. bjss