Cuidado com os dentinhos do bebê

Oferecer água após a mamadeira é um dos cuidados com dentinhos


Toda mãe quer ver os filhos sorrindo. Mas nem todas sabem o que fazer para que esse sorriso seja saudável por muito tempo. Segundo o doutor Carlos Eduardo Francci, professor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD(Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), ensinar bons hábitos de higiene oral desde os primeiros anos de vida tem se provado fundamental para que a criança se desenvolva com dentes fortes e livres de cáries.

Ele diz também que a primeira visita ao cirurgião-dentista deve acontecer assim que começarem a nascer os primeiros dentes. Depois disso, a regularidade ideal para checar a saúde oral é a cada seis meses. “Já na primeira consulta os pais serão instruídos a fazer a higiene oral diária em seus bebês. Afinal, um sorriso bem cuidado desde cedo contribui para a pessoa prevenir problemas mais sérios no futuro. A criança acaba se acostumando com os cuidados regulares e, com o tempo, passa a assumir ela mesma os bons hábitos de higiene bucal. Como resultado, o índice de cáries será abaixo da média (ou até zero), assim como a ocorrência de problemas mais graves resultantes da escovação inapropriada e da formação de placas”, afirma.

O especialista aponta sete dicas para ter um sorriso bonito e saudável desde cedo:
1 – A higiene oral do bebê deve ter início assim que nasce o primeiro dentinho, por volta dos seis meses de vida. Com água e uma escova pequena e macia, apropriada para a fase, os pais devem promover a escovação por pelo menos dois minutos, duas vezes ao dia. O creme dental geralmente é introduzido após os dois anos de idade.

2 – Os pais devem evitar acalmar a criança oferecendo chupeta ou permitindo que o bebê crie hábitos como chupar o dedo ou a ponta da fralda. Se, por um lado, eles sentem que estão fazendo algo de bom para a criança, por outro estão contribuindo para que num futuro não muito distante ela tenha de usar aparelhos ortodônticos para corrigir o alinhamento dos dentes.

3 – Colocar a criança no berço com a mamadeira é igualmente ruim para a saúde oral, porque o leite, durante o sono, vai favorecer o aparecimento de cáries.

4 – Oferecer água à criança sempre após a mamada ou a refeição também é um hábito de extrema importância para a saúde dos dentes, já que esse costume ajuda a evitar o acúmulo de açúcar na boca.

5 – Frutas são muito importantes na alimentação infantil. Mas é preciso oferecer tipos variados às crianças, já que as frutas cítricas – laranja, limão, lima e mexerica, por exemplo – são alimentos ácidos e com alto teor de açúcar, favorecendo o aparecimento de cárie nos dentes.

6 – O uso do fio ou da fita dental deve ser introduzido tão logo a criança demonstre habilidade e interesse em cuidar da saúde dos dentes. Oferecer o fio dental sempre que possível tornará mais fácil a incorporação dessa rotina na vida da criança, resultando em dentes mais saudáveis e livres de tártaros e placas bacterianas.

7 – O exemplo é sempre o melhor professor. Portanto, os pais devem permitir que seus filhos observem seus bons hábitos de higiene bucal, mostrando o quanto é importante escovar os dentes pelo menos duas ou três vezes por dia, chamando atenção para jamais irem para a cama sem escovar os dentes.


Postar um comentário