Sexo seguro

Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. Pv. 5.19

Estamos vivendo uma época em que o sexo se torna cada vez mais vulgar e o meio pelo qual as pessoas se desvalorizam ao mais baixo nível. 

Vemos todos os dias pessoas dominadas pelo desejo sexual, com pensamentos em que o sexo está envolvido, os relacionamentos entre as pessoas parecem que tem como único objetivo o sexo. Seria o sexo tão prioritário e relevante assim para a vida do homem ou se tornou algo escravizador e que as pessoas deixaram de desfrutar o prazer para que ele foi criado?

Ninguém pode ser contra o sexo até porque a sexualidade faz parte do ser humano, não é apenas um meio de procriação, é uma das maneiras de manifestar amor e união entre duas pessoas, que no lugar certo demonstra a fidelidade e a lealdade dos relacionamentos. Amor, carinho e intimidade, todos são extremamente necessário a vida do homem e desemprenham um papel  bem relevante em relacionamentos saudáveis ​​desde a infância até a velhice.

É muito frequente ouvirmos, lermos e até mesmo já escrevemos sobre a importância da saúde física, saúde mental e saúde espiritual, mas precisamos abordar de maneira mais profunda e correta a saúde sexual, pois ela pode levar o homem a felicidade, assim como a destruição.

Viver sexualmente saudável significa relacionamentos dentro dos padrões para que ele foi estabelecido. Não é unicamente uma fonte de prazer, mas de aliança e vínculo entre duas pessoas. Por mais que psicólogos e terapeutas e até mesmo outras pessoas possam me atacar ou ser contra, a prática sexual equivocada ou fora de lugar e época podem trazer prazeres momentâneos, mas com certeza deixará marcas para toda uma vida, inclusive gerações e também influenciando o perfil de uma sociedade.

Dentro dos padrões normais, não comum, entenda que o comum não é obrigatoriamente normal e correto, forma famílias estáveis com gestações planejadas. O que mais vemos são adolescentes cada vez mais novas grávidas. Você já imaginou o que passa pelas emoções da menina e também do menino diante de tamanha responsabilidade para a qual ainda não estão preparados? Certa vez estava no consultório e chegou uma mãe com a sua filha. Ao preencher a ficha perguntei o nome da mãe (sou Gastroenterologista e Clínico) e ela me disse que a paciente era sua filha: 12 anos com fisionomia e corpo de 9 ou 10. Eu lhe falei que não necessitava pagar a consulta e que deveria leva-la ao pediatra, mas ela retrucou e disse que “não, ela teve sua primeira menstruação há mais ou menos três meses e não teve mais, ela está grávida.”

Talvez seja muito fácil dizer que a política educacional ou de saúde deva estimular o uso de contraceptivos e preservativos, mas não estamos falando apenas de uma gravidez  e sim da vida da adolescente, jovem e até mesmo adulto, do novo ser que virá.

A sexualidade desenvolvida e praticada dentro dos padrões normais previne doenças. A liberdade sexual mesclada as drogas (não apenas cocaína, crack, maconha, mas também álcool e outros) leva as pessoas a perderem a noção dos cuidados com a sua saúde e por isto há a grande preocupação com as doenças sexualmente transmissíveis.
Sexo seguro é sexo dentro do padrão normal. Deus criou homem e mulher, para se amarem, se relacionarem, formarem uma família e gerações, desfrutarem dos prazeres da vida sexual demonstrando amor, fidelidade e lealdade.

Ter uma vida sexual saudável é estar bem informado dos aspectos emocionais e físicos que ela produz.

Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. Pv. 5.19

Um grande abraço e que Deus os abençoe de maneira abundante.
Marcos Paiva
Visite nossos sites:


Nenhum comentário: