Aprendendo com José

“O Senhor era com José” (Gênesis 39.2b)
José
Foto: Internet
A Bíblia retrata no livro de Gênesis a linda história de José. Apesar de não ser o primogênito de uma família grande, formada por 12 filhos, José era o filho preferido de Jacó. Essa predileção de Jacó por José trouxe a ira e a fúria de seus irmãos que resolveram tramar um plano para se livrarem dele.
José foi lançado num poço pelos seus irmãos “e passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito” (Gênesis 37.28). Foram anos de silêncio na vida de José, mas ele tinha consigo os princípios que seu pai o ensinara, entre eles, o de temer a Deus. E isso o ajudou a suportar as adversidades da vida.
A inveja afasta as pessoas, traz divisão, tédio, doença emocional, separação, nervoso e muitos outros sintomas ruins. O livro de Provérbios 14.30 diz: “O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos.”
Da história de José, podemos tirar algumas lições, pois sempre aprendemos com ela.
1) Ele se destacava: Em todos os lugares que passou, José se destacou. Seja na sua casa, entre os mercadores midianitas, prisão, na casa de Potifar e no Egito como governador. Aqueles que temem ao Senhor mesmo em meio às lutas, mesmo em lugares difíceis, Deus os exalta;
2) Ele suportou com paciência: José temia a Deus. Isso o fez ter paciência para suportar todo sofrimento sem murmurar. E, um dia, o Senhor mudou a sua sorte fazendo-o de prisioneiro a governador do Egito.
3) Ele resistiu à tentação: A Bíblia relata que José era formoso de aparência, o que fez com que a mulher do seu senhor (Potifar) colocasse os olhos nele e o convidasse para deitar-se com ela. No entanto, ele resistiu e recusou, pois temia ao Senhor. No livro de Tiago 4.3 diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.
4) Ele soube esperar: José tinha em torno de 17 anos quando teve seu primeiro sonho (Gênesis 37.2) e, somente aos 30 anos (Gênesis 41.46), as promessas do Senhor começaram a se cumprir em sua vida. Precisamos aguardar o tempo de Deus. Ele é fiel para cumprir todas as promessas. A Bíblia ainda relata que o Senhor era com José e, tudo quanto fez prosperou (Gênesis 39.2).
Amado (a), assim como o Senhor fez na vida de José, Ele também fará em nossa vida. O nosso Deus é poderoso para fazer infinitamente mais em nosso favor. Não desista!
Fotos: Internet
:: Suely Marques de Rezende/ suemrezende@gmail.com

Mensagem de Helena Tannure no Culto Mulheres Diante do Trono:



Postar um comentário