QUEM PODE DIZER QUE CONFIA?

Resultado de imagem para voce confia em deus

“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao SENHOR: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. 

É Ele quem o livrará do laço do caçador e do veneno mortal, é Ele quem o cobrirá com as suas penas, e debaixo das asas d’Ele você encontrará refúgio. É a fidelidade dele que será o seu escudo protetor. 

Com O Senhor você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia. 
Mil poderão cair ao seu lado, dez mil poderão cair à sua direita, mas nada o atingirá. Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios. 

Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do SENHOR o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. 

Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. 

Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente. 

Assim diz O Senhor: Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. 

Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.” Salmo 91 


Neste salmo Deus está respondendo a pergunta: Quem pode realmente dizer que confia no senhor e quem realmente será protegido na hora da pressão? 

Deus precisa estabelecer isto porque há muitos de nós que diz que confia no senhor, mas de fato não confia e, portanto se não há confiança real em Deus também não há muita chance de haver proteção de verdade, pois é nossa confiança em Deus que abrirá a porta da legalidade para ele entrar e nos proteger. 

Quando Deus responde a esta pergunta usa dois verbos ativos para revelar os sinais práticos que são a prova cabal de que uma pessoa está realmente confiando em Deus e não apenas usando um discurso vazio.

Ao usar o verbo Habitar no sentido de morar permanentemente e o verbo descansar no sentido de estar ocupado em não fazer nada para que as energias do corpo e da alma possam ser repostas Deus está nos dizendo que confiar nele não está ligado a discurso, mas a ação. 

A ação de habitar no abrigo de Deus como prova de nossa confiança em Deus pode ser ilustrada por um fato que ouvi há muito tempo atrás, fato esse que descrevia a forma como o Leão conseguia capturar sua presa. Ouvi que em alguns lugares da África o leão não sai a caçar pequenos animais, mas quando é esse o caso e apenas solta um sonoro urro que estremece a terra ao redor e alguns animais de pequeno porte que estão escondidos em sua tocas bem protegidas se sentem inseguros com o barulho e as vibrações do urro do leão e fogem a procura de “um lugar mais seguro”, abandonando a verdadeira segurança de seu abrigo e acabam caindo nas garras da leoa e dos filhotes eu estão a espreita esperando justamente que ele abandonasse seu lugar seguro. 

Com isso Deus está nos dizendo que só podemos dizer que estamos confiando em Deus de verdade se ao ouvirmos o urro do mal através de circunstâncias ameaçadoras ao nosso redor não fugimos de Deus a procura de um abrigo mais seguro por sabermos que não há abrigo mais seguro que estar em Deus. Portanto se dizemos que confiamos, mas ficamos cheios de ansiedade indo de um lado para outro procurando algo em que me agarrar a verdade é que minha confiança em Deus não é muito verdadeira. 


A ação de descansar no abrigo de Deus como prova de nossa confiança em Deus pode ser ilustrada pela cena de serenidade mostrada em Atos capitulo 12 onde vemos o Apóstolo Pedro dormindo tranquilamente algemado entre dois guardas para não fugir e sabendo que morreria logo em seguida. Quem conseguiria dormir sossegado sabendo que está amarrado para ser morto em algumas horas? A resposta é alguém que descansa em Deus, em seu caráter e em sua palavra, sabendo que com Deus nada pode dar errado, aconteça o que acontecer. 
Portanto somente Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao SENHOR: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. 

Pr. Jucimar Ramos

Nenhum comentário: