Conchas para amamentação

Conchas Resultado de imagem para conchas amamentação]

O que são conchas para amamentação?

São aparelhos utilizados por baixo do sutiã, geralmente são de plástico e servem para corrigir um mamilo invertido ou um mamilo plano, de modo a facilitar a pega do bebê e a amamentação. Há diversos tipos de conchas. Há diversas marcas. Antes de comprar uma delas, você deve observar alguns detalhes importantes que vamos comentar mais a frente.
.

Para que servem?

• Corrigir um mamilo invertido ou um mamilo plano
• Proteger um mamilo rachado | fissurado
• Proteger um mamilo normal | saudável
• Coletar o leite materno que fica “vazando”
• Correção do mamilo para fins estéticos
.

Quais os tipos de conchas?

BASE RÍGIDA – melhor para correção de bico.
BASE FLEXÍVEL – melhor para coletar leite e proteger seios rachados.
ORIFÍCIO GRANDE – se o orifício é muito grande, não corrige o bico, apenas protege a mama e coleta leite.
ORIFÍCIO PEQUENO – quando o orifício é muito pequeno, pode ferir e machucar.

O que uma concha precisa ter?

» Deve ser transparente, para que seja fácil avaliar seu estado de conservação e limpeza. Lembre-se de que a limpeza é fundamental. O ideal é que as conchas sejam higienizadas e fervidas todos os dias.
» Deve haver orifícios para ventilação, para permitir a respiração do mamilo e evitar infecções. Caso não haja ventilação, o resultado pode ser uma infecção por cândida ou então outros tipos de danos aos mamilos. Mamilos sem ventilação podem rachar mais facilmente.
» O furo onde se coloca o mamilo não deve ser muito pequeno, do contrário irá machucar. O ideal é que o furo permita que, não só o bico, mas também uma parte da aréola fique dentro do aparelho.
.

Como Utilizar?

I.            Introduzir por baixo do sutiã
II.          Pode começar a utilizar ainda na gravidez
III.         Vestir por alguns minutos antes de cada mamada
IV.         Conchas rígidas ou de orifício pequeno: não utilizar por mais de 3 horas
V.          O leite coletado não pode ser consumido
VI.         Higienizar e ferver diariamente
VII.        Não apertar muito
.

Qual a melhor concha para mim?

A concha certa para você é aquela que te deixa mais confortável. Cada mulher sente-se melhor com um modelo diferente, por que os seios das mulheres são diferentes, eles têm formato, tamanho e sensibilidade diferentes, além das diversas variedades de mamilo.
A concha deve ser transparente e ventilada. O orifício onde o bico do peito é introduzido deve ser grande o suficiente para que uma parte da aréola entre no aparelho. Note também que conchas de base rígida são mais eficientes para corrigir o mamilo, enquanto as de base flexível só funcionam bem quando o objetivo é apenas coletar leite materno ou proteger um seio rachado ou um seio normal.
.

As conchas deformam o seio?

Em casos raros, pode haver deformação permanente do mamilo, mas isso provavelmente se deve ao uso exagerado. Quando o uso é excessivo, pode fazer com que os mamilos fiquem mais compridos e não voltem a ser como antes. As conchas não devem ser utilizadas o dia inteiro, principalmente quando ficam apertadas e quando são rígidas. Utilize alguns minutos antes de amamentar ou no máximo três horas por dia. Não durma com elas.
.
ATENÇÃO: Nem sempre as conchas conseguem corrigir o mamilo. Às vezes elas não fazem nenhum efeito. Conchas muito apertadas podem fazer mal aos seios. Não aperte muito. Não durma com elas. Não utilize por períodos prolongados. Três horas por dia costuma ser o suficiente.




Nenhum comentário: