Nem todos se casarão (PODCAST)


"Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu." (1 Coríntios 7:8)

"Vejo muitas pessoas, pregações e ensinos falarem como se o casamento fosse mandamento de Deus, e que todas as pessoas tivessem que casar e constituir família. Mas isto não é verdade, basta analisarmos as Escrituras desde o início, quando da criação do homem. Deus disse que não seria bom que o homem ficasse só, mas não determinou que se casasse, além do que Jesus mesmo disse que nem todos têm esse dom. 

Alguns não receberam esse ministério, porque casamento é um ministério, e, por muitos não entenderem e não compreenderem isto, são infelizes e fazem infelizes outras pessoas. O fato de uma pessoa optar por viver só, por se dedicar à obra do Senhor não a transforma em homossexual, ou em uma pessoa com aversão ao sexo oposto, simplesmente ela resolveu viver para o Senhor e evitar aborrecimentos. 

O apóstolo Paulo aqui dá orientações aos solteiros e viúvos para que, se puderem, que fiquem como ele, Paulo, que vivia só para a obra de Deus... Infelizmente, muitos acham incompatível uma pessoa ser solteira e ser pastor, isto por causa do desconhecimento da Palavra de Deus. Mas, a bem da verdade, um homem solteiro tem muito mais condições de cuidar do rebanho do Senhor do que um casado. "Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se." (1 Coríntios 7:9). Entretanto, se a pessoa, homem ou mulher, vive o tempo todo afogueado, pensando em sexo, com desejos, com tesão, então que se case para evitar o pecado. Não se pode falar em ficar só, se a pessoa vive o tempo todo olhando, pensando e desejando o sexo oposto. Assim, não teria condições de cuidar das coisas do Senhor; além de pecar, ainda conduziria outras pessoas ao erro, ao pecado, além de viver em constante sofrimento... 

Se for possível viver sem estar abrasado e sem ter o sexo oposto, que assim o faça e tenha uma comunhão maior com o Senhor, tenha mais disponibilidade para a obra de Deus. O que devemos saber é que não existe obrigatoriedade da parte do Senhor para que as pessoas se casem, isso é uma opção nossa, que devemos avaliar bem, porque estamos não somente decidindo por nós, mas também por uma outra pessoa que passará a fazer parte da nossa carne, e que tem que ter, receber todo amor e atenção. Temos que pensar em nossa felicidade, mas na do próximo também, porque depois do casamento passa-se a ser uma só carne."

Pr.Henrique Lino 

Nenhum comentário: