O jovem e sua dedicação ao chamado e profissão secular

Queridos irmãos, graça e paz!

Eu incentivo os jovens a permanecerem fiéis a Deus, buscando-O intensamente e dedicando o Seu tempo a Ele na obra. Mas é necessário um equilíbrio na questão do tempo, para que se dediquem à sua vida profissional e intelectual. A palavra-chave dessa reflexão é EQUILÍBRIO do tempo.

Conheço pessoas que fizeram a obra de Deus intensamente a ponto de não conseguirem tempo pra estudar nem investirem em uma profissão, daí chegou a hora de casar, e só tinham serviços avulsos, outros nada tinham, ficando sem condição de sustentar uma família e consequentemente ficaram frustrados. É importante frisar aqui que não estou me referindo a quem tem chamado pra focar só na obra, com exclusividade. Isso é uma situação especial. Estou falando de jovens que aceitam muitos cargos em paralelo, ou até mesmo um, mas se dedicam integralmente sem se permitir estudar e se profissionalizar. Há tempo para todas as coisas !

Portanto, ratifico que é importante sim fazermos a obra de Deus, mas se você fugir de onde Deus te chamou, pegando atividades em excesso ou não fazendo nada em prol do Reino, a gente se perde do nosso propósito de vida. Equilíbrio é a palavra-chave.

Tenho alguns amigos da minha época de jovens que equilibraram bem e hoje estão tranquilos. Um eu lembro que era muito esforçado na obra, mas um homem valioso, mas falava muito mal, pois por necessidade familiar teve que parar de estudar quando era novo. Mas em paralelo à sua dedicação na obra ele correu atrás nos estudos não apenas pra pegar um diploma, mas se dedicou para falar melhor, sem erros de português, e isso fez melhorar ainda mais sua comunicação enquanto líder. Fez faculdade, pós graduação, concurso público, seminário e hoje permanece dando frutos no Reino, estando confortável em sua vida profissional e intelectual juntamente com sua esposa.

É importante que o jovem equilibre seu tempo, a exemplo desse amigo que citei, dentre outros da minha geração. 

Tiago 1 fala sobre a sabedoria que devemos pedir a Deus. Dependemos dEle para nos instruir em cada etapa de nossa vida. Temos dons, talentos e eles precisam fazer parte de nossa vida fluindo naturalmente em paralelo com a busca em Conhece-Lo. E é importante que esse jovem peça ajuda ao Senhor pra que ele estude e trabalhe de forma que possa se preparar para o futuro, e ali também ser um canal do Seu Reino.

Deus tem um propósito para cada filho. Se você perguntar a Ele que direção deverá seguir e qual o tempo para cada dedicação, Ele te orientará, e você não se sentirá perdido com as opiniões humanas de várias direções a respeito dos assuntos que precisa ser esclarecido.



Nenhum comentário: