Resumo sobre Santidade


TRANSCRIÇÃO

Olá irmãs! 


Hoje vamos relembrar nosso estudo realizado no dia 19 de maio de 2024, cujo tema foi "Santidade". 

 

A preletora da vez foi a nossa irmã Paula Coccino com uma palavra vinda de Deus para a nossa edificação e eu vou tentar reproduzir um pouco do que ela trouxe para nós naquele dia.

 

Hebreus 12.14 diz:

"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor"

 

Aprendemos então que estarmos em paz com nossos irmãos e sem andarmos em constante santificação ninguém verá a Deus. 

 

2a Coríntios 7.1 diz

"Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus."

 

Temos orientações da parte do Senhor para que nos purifiquemos dos pecados e procuremos nos aperfeiçoar, tornar perfeito, terminar o que está incompleto, a fim de nos aproximarmos da perfeição que está no Senhor.

 

Gálatas 5.16-26 nos ensina sobre as obras da carne e sobre o fruto do espírito.

 

Na primeira parte do texto quando fala das obras da carne temos uma orientação para que andemos no Espírito e jamais nos satisfaçamos na carne.

 

As obras da carne são:

Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias ou seja, discussão, briga, ciúmes, iras, discórdias, dissensões (conflitos, divergências e desentendimentos entre pessoas, grupos), facções, invejas, bebedices, glutonarias...

 

Claramente a Bíblia nos adverte que  aqueles que praticam as obras da carne não herdarão o reino de Deus, no entanto, nos ordena que nos purifiquemos de toda a imundície. 

 

Quanto mais eu me aproximo de Deus, mais eu me distancio do pecado.

 

Não é fácil viver em santificação porque significa negar a nós mesmas, renunciar a própria carne. Negar a nós mesmas é um sacrifício necessário e bom.

 

É o Espírito Santo que nos orienta onde não errarmos.

 

Quando o Espírito Santo nos confronta, muitas vezes choramos, porque dói na nossa carne, apesar de sabermos do nosso erro. Mas é importante reconhecermos o quanto somos falhos e precisamos melhorar, nos aperfeiçoar no Senhor.

 

O fruto do Espírito é:

Amor, alegria, paz.

Longanimidade, que significa ser vagaroso em irar-se, ou seja, alguém que demora pra entrar em estado de ira, raiva ou rancor.

Benignidade, que é o mesmo que ser misericordioso e bondoso com o próximo, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.

 

A santificação tem a ver com a posição em que fomos colocadas e com o nosso comportamento.

 

Efésios 4:22-24 diz:

"Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade"

 

1 Pedro 1:15-16 diz:

"Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".

 

Etapas pra santificação:

 

Podemos comparar a santificação com uma corrida, onde temos: 

︎ a porta, que é a largada;

︎ o desenvolvimento; e

︎ o alvo, que é a linha de chegada.

 

Trazendo pra nossa realidade cristã, a porta é a conversão, o desenvolvimento o caminho e a linha de chegada o alvo. Com a conversão temos nossa experiência inicial com Cristo, a largada da nossa jornada cristã.

 

1 Coríntios 6:9-11 diz:

"Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus."

 

Atos dos Apóstolos 26:18 

"Para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’".

 

Efésios 2:8 

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus"

 

Efésios 1:4 

"Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença"

 

Depois da conversão temos um caminho, uma jornada a percorrer. Deus nos ensina então que o processo da santificação é progressivo e a acontece de dentro para fora.

 

Romanos 12:1-2

"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 

Colossenses 3:8-10, 12

"Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. 

 

Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador."

 

"Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

 

Vemos nesses textos palavras-chave como "transformai-vos", "despojai-vos" ou seja, despir, abandonar, e "revesti-vos", que quer dizer cobrir-se, vestir-se, colocar-se.

 

A vida cristã, o viver do evangelho de Cristo é isso! Um constante despojar, abandono e revestimento de velhas práticas a fim de adquirirmos novas delas vindas de Cristo Jesus.

 

1 Pedro 1:14-16

"Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".

 

Precisamos ter uma conduta e uma prática de vida diferenciada das pessoas do mundo. 

 

Efésios 4:17-19 

"Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações. Tendo perdido toda a sensibilidade, ele se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza."

 

Peça ajuda ao Espírito Santo pra deixar tudo quanto conflita com a Sua santidade.

 

·       O que você precisa deixar de ser?

·       A maneira que você vive é boa?

·       A maneira como você reage, abençoa as pessoas? 

 

Tem coisas que nós precisamos ter coragem para tirarmos da nossa vida, como por exemplo: a intolerância, o rancor, o orgulho, a incredulidade, o descomprometimento com a obra de Deus.

 

Para cuidar dos outros eu preciso me permitir ser santificada pelo Senhor.

 

Colossenses 3:12 

"Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência"

 

Para ser revestida eu preciso...

 

Ser cheia do Espírito Santo, ou seja, retratar um estado de vida totalmente dependente de Deus, e isso vai muito além da manifestação dos dons espirituais.

 

Ser uma pessoa alegre.

 

Filipenses 4.4 diz: "Alegrai-vos no Senhor; outra vez digo, Alegrai-vos" Isso é uma exortação, uma ordenança! 

 

O fruto do espírito é ALEGRIA! 

 

Algumas circunstâncias podem nos deixar momentaneamente tristes, mas 

a alegria deve fazer parte da nossa essência como co-herdeiros com Cristo, cidadãos dos céus. Somos meninas dos olhos de Deus. 

 

Ser uma pessoa amorosa.

 

Tem gente que ama, mas não diz ou não demonstra! Precisamos ter atitude! 

 

Um verdadeiro discípulo de Cristo ama como Ele! 

 

Aquele que anda com Cristo ama falando, expressando e agindo.

 

Precisamos ser uma igreja que faça a diferença na vida dos outros.

 

Existe uma atmosfera diferente na igreja que ana; nós contagiamos, e todo aquele que entra nessa igreja perceberá, pois ela sabe receber e acolher.

 

Ser generosa.

Eu tenho sido empatia com as necessidades dos meus irmãos e tenho agido na intenção de supri-los dentro do que me é possível?

Não posso reter a benção, mas compartilhar, dividir.

 

Ser pontual.

Eu tenho sido leal aos horários que me prometi ? 

Muitas vezes somos leais aos compromissos seculares de trabalho, faculdade, curso, lazer com amigos, mas nos atrasamos pros cultos, pra ebd e demais programações da igreja. Ou nos atrasamos em todos eles! Como as pessoas tem observado nosso comportamento com relação aos compromissos com os horários? 

 

Ser comprometida.

Eu preciso ser comprometida com a leitura bíblica, estudando, meditando.

Preciso também ter intimidade com Deus através da oração.

Eu tenho realmente orado pelas pessoas em prol de propósito que me são pedidos, conforme eu digo a elas que vou orar ou apenas digo da boca pra fora? Dizer que vou orar e não orar e dizer que estou orando sem orar são mentira e mentira não é de Deus.

É importante termos alguém íntima para orar e que ore por nós.

E a última a etapa da santificação é o alvo, que é a linha de chegada.

 

Prosseguir para o alvo significa continuar fielmente no caminho estreito, apertado, que conduz à vida eterna.

 

Filipenses 3:13-21 

"Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. 

 

Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. 

 

Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos. Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. 

 

Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. 

 

Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. 

 

A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 

 

Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso."

 

E então mulher, qual é o seu alvo? 




Nenhum comentário: