Onde está a tua fé? Na rocha ou na areia ?

Sugiro que leia o texto até o final... Deus falará com vc profundamente !

“Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.

É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.

Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.” Lucas: 6: 47-49

Após Jesus ter escolhido seus doze discípulos e dar algumas instruções, em um certo momento ele para, e dá essa advertência a eles.

Eu pergunto: temos sendo ouvintes e praticante da palavra de Deus, ou apenas ouvintes?

Jesus comparou aquele que pratica a sua palavra a um homem que edificou sua casa sobre a rocha.

Deixamos bem claro que a casa aqui em questão é a nossa fé.

Mas como ele edificou? De qualquer jeito? Não!

Vamos ver agora como é essa edificação.

Cave! Ore! Leia a palavra

“É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou…”

Não basta dizer apenas que se tem fé em Jesus e que cremos nele. Antes de edificar sua casa na rocha você deve cavar.

Imagine que cavar numa rocha não dever ser muito fácil. Bom... Quem é a rocha para colocar nossa fé?

Isaías 26 :4 “Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna” .

Jesus não uma rocha qualquer, ele é a Rocha Eterna, mas cavar o que nessa rocha?

Quanto mais fundo você cavar na rocha mais forte será o seu alicerce. Quanto mais buscarmos conhecer as profundezas de Deus, seus mistério, atravez da palavra, oração e jejum, mais forte será a nossa fé, sendo assim o inimigo não conseguirá nos derrubar.

Mas cavar em uma rocha não é facil, há muitas pedras, chão duro, precisa-se de vontade determinação. Precisamos conhecer a palavra o que implica muita oração, jejum , e negar a cada dia o nosso Eu.

E aí, como está sua escavação para contruir sua casa?

Mas porque cavar tão fundo? Porque nao edificamos a casa assim mesmo ou vamos cavar só um pouquinho pra que ir tão fundo?

Bom... continuemos o versiculo: “…cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.”

Vala é uma escavação longa e larga para receber a água e escoar para algum lugar determinado.

Então já cavamos bem fundo para colocar os alicerces, pois quanto mais fundo for feito um alicerce mais resistente será a casa, e junto foi construída uma profunda vala, para que, quando vier muitas águas ela já tenha um curso determinado, assim diminuindo o efeito sobre a casa.

No momento que você lê a palavra, ora, jejua e busca ao Senhor, você começa a criar valas ao seu redor, e assim quando água vier, ela já tem um lugar certo pra escoar, bem longe da sua vida; assim essa casa pode receber o temporal que for, vento, chuva e ela não vai cair, porque está bem alicerçada na rocha.

E sua vida está bem alicerçada em Deus, ou está construída de qualquer maneira.

Está sobre a rocha, porém não está alicerçada. Assim, qualquer temporal te derruba.
Muitos cristãos não querem passar por esse esforço de construir algo sólido; até tem fé em Jesus, vai na igreja, canta, mas só isso. Mas cavar fundo, ler a bíblia meditando nela, orando e jejuando, ah! Isso não.

Não é fácil, dizer não à carne, mas só com um alicerce muito firme você irá suportar os temporais da vida. Assim pode vir perseguição, crises e desastres, a sua fé não irá ser abalada, porque você não depositou sua fé de qualquer jeito no Senhor Jesus, mas sim ouviu e praticou tudo o que Senhor Jesus nos ensinou.
Não existe coisa melhor do que saber que o Senhor é nosso refúgio e nossa fortaleza.

Veja que lindo versículo esse de Isaias 26: 3-4 “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpétuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna”.

Confie no senhor sempre. Faça alicerces firmes que você irá superar as adversidades da vida e ser chamado mais que vencedor em Cristo Jesus, e ele conduzirá sua vida em paz.

Fé na areia

“Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a areia sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.” Lucas 6: 49

Jesus também falou que existe aqueles que edificam sua fé sobre a areia.

Quando se contrói uma casa em um solo muito arenoso e ainda sem alicerces, o que se espera? Aparentemente ela talvez tenha um lugar de destaque, lugar alto, pareça um lugar muito lindo.

A principio não tem problema algum, mas espere chegar a primeira tempestade, espere a primeira correnteza do rio chegar. Ela vai varrer aquela linda duna de areia, e com ela tudo o que tiver presa.

Mas no mundo de hoje o que seria a areia?

Existem duas coisa que exemplificam bem quem é a areia. As duas estão lá em Jeremias.

A primeira está no capitulo 17 vs 5 “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR”.

Não são poucas as pessoas que estão depositando sua fé mais no homem que é falho, do que em Deus. Não estou falando de confiança no sentido de amizade, alguém que você confia um segredo, etc. Não é este sentido de confiança. A confiança que falo, é de pessoas que, por muitas vezes depositam toda sua esperança no pastor, no pai, no patrão, no amigo, etc.

Como por exemplo: o crente tem um sonho de pregar, cantar ou de ter outro ministério na igreja, e é todo do pastor, porque acha que é o pastor que vai dar o cargo, ou que ele é o exemplo de pessoa.Ai de quem falar mal dele, é o homem perfeito.

Num belo dia o querido pastor cai. Falha como todo ser humano, e o crente que tinha toda sua fé depositada no pastor vai por água abaixo.

Para ele agora, já não existe mais ministério. Acabou seus sonhos, caiu na fé. Já até saiu da igreja, porque o homem que ele tinha como modelo caiu, e ele foi junto; assim como aquela casa que falamos antes.

Isso não se aplica só na igreja, também no trabalho, achando que o patrão é que vai dar a grande promoção, ou grande salário, e também em muitas outras áreas da vida que achamos que é o homem que vai resolver nosso problema.

É bem verdade que todas essas pessoas tem papel fundamental e são elas que lhe dirão que você foi promovido e agora vai ter um grande cargo aqui dentro. Mas quem age, quem planeja tudo, e de quem vem a resposta certa é do Senhor. Ele vai decidir, quem usar pra te abençoar. As vazes até aquele ímpio que tanto te importuna.

Tenha sua fé sempre firme em Jesus, porque ele não falha, não nos decepciona.
Se sua fé estiver firmada na Rocha, Jesus, pode cair o mundo o pastor que for, pode estar dando tudo errado, mas você permanece firme e confiante crendo que a bênção vai chegar.

Porém outra areia onde muitas vezes construímos nossa casa, é em nós mesmos.

Está lá em Jeremias também, no capitulo 17: porém no vs 9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”.

É isso mesmo, muitas vazes seguimos mais o nosso coração, nossa emoção, nosso extinto, do que nossa fé e a voz do Espírito Santo. Confiamos em nosso instinto.
Mas a palavra de Deus é bem clara: nosso coração é enganoso, pior ainda, também perverso. Vai seguindo todo o seu instinto pra ver onde você vai parar e nos leva para ciladas, pois ele é movido pela perversidade da carne.

Por isso que Paulo alertou em Romanos 7 vs 18-20 “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem, Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim”.

Em seu coração, em sua carne não habita bem algum. Não confie nela. Siga a direção de Jesus somente.

No versículo seguinte de Jeremias, Deus dá a reposta: “…Quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”.

Se você seguir seu coração, suas obras serão perversas e Deus lhe dará o fruto disso.

Deixe o senhor sondar e provar seus pensamentos, para que veja onde deve ser mudado e como deve agir. Ore como o salmista Davi orou:

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos

E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” Salmo 139: 23-24.

“Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos” Provérbios: 16: 3.

Peça para o Senhor sondar os seus desejos para que ele verifique o que há de errado e lhe dê o caminhou certo.

No momento que você confiar no Senhor, mas somente nele, se você depositar sua fé na Rocha e não em outros homens e muito menos em seu “instinto”, os seus caminho, seus pensamentos serão estabelecidos pelo Senhor. Caso contrário, quando vierem as tempestades da vida você não vai conseguir resistir.

Como se percebe, as tempestades, os ventos, os rios vêm sobre todos, mas depois que tudo passar vamos ver quem realmente estava com sua fé bem alicerçada na Rocha, porque os outros estarão desabados, mas aqueles que construíram sua casa na rocha e fizeram alicerces fundos, este não cairão. Souberam edificar sua casa.

Que agora você reflita e analise onde está construindo sua casa.

Se notar que está construindo em lugar errado e de modo errado, é tempo de parar tudo e mudar seu projeto de construção.

Comece a se firmar em Deus. “cave” fundo em sua palavra, procure conhecer cada vez mais esse Deus maravilhoso que se entregou em seu lugar. E viva uma vida triunfante sobrevivendo a todas as tempestades.

AUTORIA: ELZIO DEFINO - RIBEIRÃO PRETO (SP)
Postar um comentário