Minhas escolhas e a vontade de Deus

Quem eu sou ? Qual a minha identidade ? Onde quero chegar ?

Se conhecer é fundamental para entender até onde você é capaz de ir, quais os interesses, as habilidades, necessidades, gostos e sonhos...

Quem não se conhece fica extremamente vulnerável à opinião dos outros, e até mesmo do que dizem a respeito dela.

Geralmente é mais fácil perceber as características das outras pessoas do que as nossas. Para percebermos nossas próprias características precisamos parar para refletir, avaliar nossos erros e acertos, ouvir E COLOCAR NA BALANÇA os comentários que as outras pessoas fazem, e principalmente observar tudo quanto Deus nos fala. Isso requer INVESTIMENTO!

Escolhas = Sementes
Escolhas certas = Sementes bem cuidadas = Sonhos realizados = Bons Frutos

Escolhas erradas = Sementes não cuidadas OU mal cuidadas = Esterilidade OU Frutos Podres

Quando não sabemos quem somos nem onde queremos chegar, não conseguimos entender as estratégias que Deus nos dá. Isso porque estamos tão confusos que não conseguimos discernir a nossa própria vontade e a vontade de Deus.

Então como saber se os meus sonhos são os sonhos de Deus e não correr o risco de fazer escolhas erradas ? A RESPOSTA ESTÁ NO SALMO 119.9-16 e PROVÉRBIO 16.3

Buscando ao Senhor intensamente e nos aliançando a Ele, dia após dia, como nosso melhor amigo. À medida que o tempo passa, passamos a conhecer tanto um amigo, que fica fácil conhecer os desejos dele, seus gostos, etc. Assim deve ser em nossa amizade com Deus. À medida que nos aproximamos dEle, passamos a conhecer Seus gostos, Suas vontades e a discernir Seu propósito e estratégias para a nossa vida.

Deus não quer que sejamos religiosos, frequentadores de cultos apenas, mas Ele deseja que sejamos amigos dEle. Ele deseja que amemos a Sua presença intensamente e não o busquemos apenas para que nos conceda coisas ou resolva situações difíceis. Deus quer mais de nós. Ele quer ouvir a nossa voz para uma conversa, onde nós falamos e paramos para ouvi-lo. Muitas vezes só falamos, não paramos para ouvi-lo e ainda reclamamos dizendo que Deus não fala conosco... Ele fala em todo o tempo mas muitas vezes não estamos disponíveis a isso...

Coloque em oração os desejos do seu coração, justificando por que vc acha que tal sonho engrandecerá o nome dEle em sua vida e/ou na de outras pessoas. Jamais determinar a Deus o que vc deseja, mas humildemente expresse a Ele, deixando claro que vc deseja a vontade do Pai e não a sua. Demonstre ao Senhor sua disponibilidade em ser direcionado a uma nova forma de sonhar, caso os que vc tenha não sejam coerentes com os sonhos que Ele tem para vc;

Diga ao Senhor que vc está disposto a saber qual a vontade dEle a respeito de cada sonho seu, e atente a sua resposta... OBSERVE OS SINAIS E OS FRUTOS...

ESCREVA UMA CARTA PARA DEUS RELATANDO CADA DESEJO DO SEU CORAÇÃO E COMECE A ORAR POR CADA UM DOS ITENS. OBSERVE AS ESTRATÉGIAS QUE DEUS LHE REVELARÁ A PARTIR DE HOJE E VIVA UMA VIDA COM PROPÓSITOS !

Não mude seu foco: Escolher Certo EXIGE:


- Investimento;
- Renúncias


Algumas áreas que precisamos OBSERVAR, AVALIAR, INVESTIR E CORRIGIR para realizarmos escolhas certas;

TEMPO ::: Como você tem investido o seu tempo ?
O diabo tem estratégias tanto para aqueles que usam seu tempo com coisas inúteis, quanto para os que ocupam todo o seu tempo com coisas úteis, mas não priorizam as coisas de Deus.

Avalie suas atividades diárias: observe as que são imprescindíveis, as que podem ser substituídas, e as que devem ser investidas com mais intensidade.

É tempo de fazer a obra do Senhor e preparar-se para um futuro brilhante e próspero em todas as áreas. OBSERVE e AVALIE: A pessoa que aproveita sua adolescência apenas “curtindo”, não investindo PRIORITARIAMENTE nas coisas de Deus nem em seus estudos, tem maior ou menor chance de ter uma juventude próspera, colhendo frutos doces e saudáveis?

AMIZADES 
Fora do contexto “igreja” encontramos 3 tipos de pessoas:

1.Os que se dizem cristãos e vivem de acordo com os princípios bíblicos; 
2.Os que se dizem cristãos e NÃO vivem de acordo com os princípios bíblicos; 
3.Os que não são cristãos;

Com qual dessas pessoas é mais fácil conviver ? Por que ?

Qual tem sido sua atitude diante desses e qual passará a ser a partir de hoje ?

Como deve ser nossa convivência com aqueles que não colocam em prática a palavra de Deus

Salmo 1.1 
1 Coríntios 15.33 
2 Coríntios 2.15 
Gálatas 5.1; 13 
Romanos 12.1-2 
Efésios 5.3-21 
Romanos 8.5 
Romanos 13.13-14 
1 Coríntios 6.12 
1 Coríntios 8.9 
1 Coríntios 10.32-33 
2 Coríntios 6.3 
2 Coríntios 7.1 
Colossenses 4.5-6

Não despreze os ímpios, mas trate-os com amor, visto que esse foi o ensinamento de Jesus. Todavia, não andem com eles com o objetivo de viver a vida que eles vivem. Fujam dos manjares de Satanás, porque a Bíblia nos diz em 1 Coríntios 10:12: “Aquele que pensa estar de pé, cuidado para que não caia”. As oportunidades chegam, contudo, cabe a nós avaliar se as mesmas nos acrescentarão ou se nos contaminarão. Observe o que diz 1 Coríntios 10.23

Amizades mundanas possuem conversas que não nos acrescentam nem edificam, pelo contrário, A MAIORIA DELAS incentivam possui um estilo de vida que CONCORDA e INCENTIVA o uso de bebida alcoólica, a participação em festas que certamente nos afastará do alvo da santidade, drogas lícitas e ilícitas, namoro sem compromisso, sexo antes do casamento, etc.

Eu tenho amigos ímpios no trabalho e convivo muito bem com eles, mas eles sabem até onde eu compartilho com eles. Converso normalmente com eles, saio para almoçar sempre que posso, e INDEPENDENTE de haver ou não a oportunidade de falar do amor de Deus através de minhas experiências pessoais, CERTAMENTE o meu comportamento vai dizer quem eu realmente sou. Se eu faço a diferença, eles reconhecerão isso, ainda que não falem, e se eu envergonho o evangelho, certamente estaremos os afastando ainda mais da possibilidade de conhecer o amor de Deus através de mim, pois não haverá crédito.

As pessoas agem conosco de acordo com a liberdade que encontram em nós. Se demonstrarmos que vivemos a Palavra de Deus, essas pessoas nos respeitarão e terão cuidado com as brincadeiras e conversas. Se não há esse cuidado da parte deles para conosco, certamente há algo em nós que precisa ser avaliado e modificado, pois precisamos exalar o perfume de Cristo, sem precisarmos dizer em todo o tempo que somos cristãos.

NAMORO

- Eclesiastes 3.1-2: Devemos crer que esse é um tempo de preparação p/ todas as áreas de nossa vida. Também nos diz que há tempo de plantar e tempo de arrancar / colher O QUE SE PLANTOU. Devemos zelar para que nosso tempo de espera seja preenchido da melhor maneira possível, a fim de não haver espaço para a ansiedade nem investirmos em relacionamentos fora dos propósitos do Senhor;

- Isaías 54.2-3: Amplie a sua tenda colocando em prática todas as orientações que o Espírito Santo te der, à medida que vc for se aprofundando no seu relacionamento com Ele.

- 2ª Timóteo 2.5: Seja obediente, cresça e prepare-se pois nossa vida é como no esporte: é preciso ser aprovado para passarmos para as fases posteriores. Isso é fundamental para que nossas colheitas sejam produtivas;

- Provérbio 4.23: Se nosso foco estiver no Senhor e não na ansiedade de se relacionar com alguém, vocês estarão guardando o coração e não se renderão à primeira oportunidade que aparecer, pois conseguirão discernir as peças que estão sendo dadas pelo Espírito Santo, e as que estão sendo dadas por Satanás. Nossas emoções são muito preciosas para Deus e nós devemos DECIDIR guardá-las, para não colhermos frutos amargos;

- Provérbio 12.25: Avalie se os seus hábitos incentivam sua ansiedade ::: Programas de tv, livros, filmes, algumas amizades etc.

- Você sabia que Deus tem propósito para todas as coisas, inclusive para a nossa área sentimental? Sabia que Deus deseja usar vcs poderosamente, em Sua obra ? Então aproveite a adolescência para focar na sua busca intensiva ao Senhor, individualmente e em grupo. Se já está namorando, tenham o hábito de buscar ao Senhor juntos.

- Que tal pedir ao Senhor que também te prepare para que vc seja “o melhor” para essa pessoa tb?

- Ore e observe os sinais... não inicie um relacionamento sem antes firmar uma grande amizade. Namoro é fase de conhecimento, mas não inicie um relacionamento com alguém antes de firmarem uma grande amizade. Nessa amizade vc já conseguirá ter uma idéia de como tal pessoa age com a família dele, se é coerente no que prega e no que vive, quais são seus projetos para o futuro, como visualiza e se envolve com a obra de Deus, etc. Não basta ser frequentador de cultos, precisa ser apaixonado pela presença de Deus. E aí sim, se você perceber que esse relacionamento será coerente com o projeto de Deus na sua vida, pode investir. Todavia, não dê um passo sem antes ter certeza daquilo que Deus tem pra vc: vc pode se machucar.

Não se engane: namoro não é evangelismo. Se Deus quiser tratar tal pessoa, será de forma individual, e aí sim, ambos poderão caminhar juntos.

- Não confunda amor com paixão: Não existe amor à primeira vista, pois o amor se conquista com o tempo, à medida que se conhece o outro. A paixão é mobilizada apenas pelas características aparentes, físicas ou não. Não existe amor à primeira vista, pois o amor se conquista com o tempo, à medida que se conhece o outro. A paixão sim, acontece à primeira vista, pois ela se mobiliza pelas características aparentes, sejam físicas ou não. O amor pode ter uma pitada de paixão, mas nem toda paixão se transforma em amor;

- 1 Coríntios 10.12 *** 2 Coríntios 6.14: Fuja do jugo desigual: ele significa peso com 2 medidas.

Um relacionamento sob jugo desigual não cresce em Deus pois os alvos são distintos. Por exemplo: um vai querer namorar em santidade e o outro vai querer sexo antes do casamento, um vai querer ir à igreja e fazer a obra de Deus e o outro vai dizer que gastar o pouco tempo que tem com a igreja é bobagem... Se esse relacionamento persistir, não haverá o suporte e firmeza do cordão de 3 dobras. E qdo o que parece estar forte cair, o outro não terá os instrumentos certos para levanta-lo, e daqui a não muito tempo ambos estarão no mesmo nível ou bem parecido, em baixo nível espiritual. Cuidado para que não caia.

ESTUDOS / FORMAÇÃO PROFISSIONAL
::: Dedique-se aos estudos;

::: Observe seus gostos e habilidades;

::: Procure saber a respeito das profissões;
Pesquise a respeito das profissões que te chamam a atenção: converse com profissionais da área, pesquise na internet, etc. Procure saber como é o exercício de tal profissão, etc.

DONS / MINISTÉRIO
::: Da mesma forma que na área profissional, nosso ministério está DIRETAMENTE ligado às nossas habilidades e gostos.

::: Peça ao Espírito Santo que te revele em que área(s) vc pode ser útil.

::: A obra de Deus vai muito além do que podemos exercer dentro das 4 paredes de uma igreja;

::: Se vc já sabe as áreas que pode contribuir na obra de Deus, então peça ao Senhor que amplie tuas tendas e te conceda a visão necessária para que tal obra cresça para a glória de Deus.

Romanos 12.4-8 
1 Coríntios 3.5-9 
1 Coríntios 14.12 
1 Coríntios 15.58 
1 Coríntios 16.13-14 

TUDO O QUE VC APRENDEU HOJE SE RESUME EM ESCOLHAS... ENTAO, QUE EM TODAS AS ÁREAS DE SUA VIDA VC CONTE COM A AJUDA DO SEU AMIGO ESPÍRITO SANTO. 

Autoria: Juliana Meni


Nenhum comentário: