A Peleja Não é Sua

A Peleja Não é Sua
Texto Bíblico: 2Crônicas 20.1-4,12-22
Introdução: 
Ø     A promessa do Senhor, dada através do profeta Jaaziel, serve de conforto para crentes de todas as épocas que enfrentam situações de desesperança: “… Não temas, nem vos assusteis… pois a peleja não é vossa, senão de Deus.” (v.15b).

Ø     Este é, provavelmente, o capítulo mais amado e familiar de 2 Crônicas, pois explica como o Senhor garante a vitória àqueles que confiam nEle. 
Ø     Josafá estava enfrentando a pior ameaça externa do seu reinado.
Ø     O resultado? O resultado foi a maior vitória jamais experimentada por ele.

Ø     Uma grande multidão (v.2) de moabitas, amonitas e outras tribos da região da Síria estavam tramando esmagar Judá. Em face da incrível disparidade numérica do inimigo, Josafá humilhou-se diante do Senhor.
No entanto, a narrativa revela três passos que colocaram o povo na posição em que Ele poderia libertá-los:
1- Jejum. (v.3).
O jejum foi o primeiro passo para a vitória que Judá experimentou. Este foi um jejum anunciado, de que participou toda a nação. O jejum não é um meio pelo qual alguém pode manipular a Deus para conseguir algo. O jejum é simplesmente uma indicação externa de uma sinceridade interna, evidência da urgência em momentos de necessidades especiais.
2- A Oração. (vv.4-13).
A oração foi o segundo passo diretamente relacionada à vitória de Judá. A oração de Josafá talvez tenha sido baseada na promessa de 7.14. O v.12 traduz a essência desta oração para momentos de desesperança: “Porque em nós não há força… e não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.” O clamor do cristão na mais escura noite da sua experiência é: “Senhor, não sei o que fazer, mas sei que posso contar com a tua ajuda.” (Is 41.10).
3- O Louvor. (vv.18-22).
O louvor foi o terceiro passo que revelaram a milagrosa vitória de Judá. (A palavra Judá significa “louvor”). E, ao tempo em que começaram (a cantar) com júbilo e louvor a Deus, na certeza de que Ele iria lutar por eles, os seus inimigos foram desbaratados.
O Louvor poderoso gera vitória. A vitória veio de uma forma estranha, mas poderosa. Os levitas ficaram de pé e louvaram “o Senhor, Deus de Israel, com voz muito alta.” (v.19). O resultado deste poderoso louvor foi uma vitória completa!
O Salmo 22:3 explica que Deus é entronizado entre os louvores do seu povo. Qual seja a situação ou tempo em que o povo de Deus o louva, Deus reina entre o povo e faz grandes coisas em seu favor: “… Louvai ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.” (v.21b).
Conclusão:
“… Não temais, nem vos assusteis… Pois a peleja não é vossa, senão de Deus.” (v.15b). – ”… Louvai ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.” (v.21b).

Texto do Pastor Renato Neves

Um comentário:

Nal Pontes disse...

"A peleja não é nossa..." Deus está conosco sempre para enfrentar a batalha e vencê-la. Aleluia!
Parabéns pela rica, abençoada e edificante mensagem. bjsss