O que seus filhos jamais podem ver ou ouvir?

Conviver ao lado de outra pessoa, pode não ser fácil, sempre é preciso harmonia e interação para que tudo esteja bem. O casamento acontece, passam-se algum tempo e chegam os filhos. Sabemos que os filhos muitas vezes são o reflexo de seus pais, de tudo o que aprenderam durante a fase de desenvolvimento. A personalidade da criança é transformada e estimulada pelas ações dos que convivem com elas. Portanto, saiba o que seus filhos jamais podem ver e porque eles não devem ver!

Brigas e violência
Eu sei que isso vai parecer absurdo para muitas pessoas, mas como você acha que seus filhos se sentem quando veem os pais se desentendendo? Acha que ficam felizes e contentes? Se você se esforçar para refletir, verá que brigas, gritos e violência trarão traumas para os pequenos e isso será péssimo, podendo causar sequelas perigosas na formação do caráter dele ou dela. Seu filho pode tornar-se violento e você nem estar percebendo o motivo!

Falar dos problemas para todos ouvirem
É preciso ter muita cautela, quando se estiver na presença de uma criança; elas são indefesas e inocentes, não conseguem compreender todas as situações, quando você fala sobre assuntos mais sérios perto delas, ainda que aparentem estar brincando, elas estarão ouvindo o que você tem a dizer, se você divide algum problema em sua presença, isso pode causar confusão, sentimento de culpa e dificuldades no desenvolvimento infantil, pois a criança sentirá que há algo de errado e achará que é incapaz de ajudar e resolver os problemas dos pais, podendo apresentar sinais de tristeza ou até depressão.

Falar mal do cônjuge
Por mais que você esteja chateada com seu cônjuge, não é bom falar mal dele na frente das pessoas, muito menos resmungar ofensas na frente das crianças, pai e mãe foram feitos para se respeitar, que visão você acha que seu filho irá ter, se toda vez que você se irritar; começar a falar que o pai dele não presta; que só faz besteira e outras coisas negativas ao respeito?!

As crianças precisam de bons exemplos e como já diz a história a maior educação vem de casa!


Nenhum comentário: