O Maravilhoso Prazer de Dormir Bem

Esta é uma das situações provocadas pelo estresse e que acaba gerando mais ansiedade e diminui a qualidade de vida e a produtividade é a insônia. Realmente é algo tremendamente ruim depois de um dia de trabalho, cansaços e aborrecimentos chegar em casa e não conseguir dormir. Quando deitamos em nossas camas e rolamos para um lado e para o outro, pensamos em um milhão de coisas e ainda que cheio de sono não se consegue dormir.
Esta tem sido a causa de mal humor, desgaste emocional, improdutividade e incapacidade de resoluções no trabalho.
Existem muitos fatores que podem interferir na quantidade e qualidade do sono. Vivemos dias difíceis, cada vez mais cheios de responsabilidades e desafios que temos que enfrentar. Existem situações que fogem do nosso controle. Acontecem independentemente de nossas vontades, mas não nos pode desanimar e muito bem roubar este tempo tão precioso e restaurador que é o nosso sono.
Se existem situações que não podemos controlar, outras podemos exercitar, como:
A disciplina do sono é imprescindível – determine um horário para dormir e acordar. Disciplina é indispensável em todas as áreas de nossa vida. Pode ser que um dia ou outro você durma mais tarde ou até mesmo acorde mais tarde, mas discipline-se. Diga ao seu corpo que é hora de dormir, portanto desligue as luzes, TV e se prepare para dormir.
Cuidado com a sua alimentação – o que você come e bebe antes de dormir pode influir diretamente na qualidade do seu sono. Existem pessoas que dormem com fome, mas também aqueles que comem e bebem demais. Existem substâncias que demoram um bom tempo para perderem os seus efeitos estimulantes (como cafeína, nicotina e o álcool, que a princípio é relaxante, mas diminui a qualidade do sono.
Procure uma posição confortável -  Lugares silenciosos, frescos, baixa ou sem luminosidade e que torne agradável. Aos pais com filhos pequenos, a princípio parece muito agradável dormir com os filhos, mas será que o espaço é confortável para todos? Então, comece ensinando aos seus filhos a disciplina do sono.
Exercite o sorriso e a alegria durante o dia – Um bom sono é resultado de uma vida feliz e não de alguém extremamente cansado. O sorriso, as gargalhadas, as boas conversas durante o dia liberarão substâncias que estarão relaxando sua musculatura e produzindo um bom sono.
Cuidado com os remédios para dormir – A princípio podem ser a solução, mas com o passar do tempo uma escravidão. Além da dependência produz efeitos colaterais que mais cedo ou mais tarde estarão aparecendo.
Mas será que tudo isto é suficiente? Claro que não. O principal é que você desenvolva uma espiritualidade saudável.  Não estou falando de religiões, seitas e muito menos rituais, mas a comunhão com Deus é imprescindível para que todas as coisas da vida vão bem. Uma boa leitura e principalmente leitura da Bíblia, como a meditação no que ela diz para nós, decisões de mudanças e transformações, declarações de dependência de Deus fará com que não apenas dormindo, mas também acordado, a sua vida terá uma qualidade melhor.
Um grande abraço, e se já é hora de dormir, uma boa noite, um bom sono, que Deus o abençoe rica e abundantemente.
Marcos de Paiva, Pr. Dr.
Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. 
Porém tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. 
Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou. Salmos 3:1-5




Fonte:
http://marcosdepaiva.blogspot.com.br/2014/12/o-maravilhoso-prazer-de-dormir-bem.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+MarcosPaiva+(Marcos+Paiva)

Nenhum comentário: