O QUE NOS TRAZ ESPERANÇA?



Lamentações Capítulo 3 Versículos 17-18.
Por: Edwaldo Martins dos Reis /  BLOG PALAVRA DO DIA


“E afastaste da paz a minha alma; esqueci-me do bem. Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no SENHOR.”


Hoje vamos falar sobre Jeremias... Ele foi um profeta que viu suas profecias se cumprirem. Jeremias profetizou ao povo, porém segundo especialistas poucas pessoas se converteram.

Jeremias olha ao seu redor e vê: exilados, cegos, aleijados, mulheres sendo estupradas e crianças morrendo de fome. Jeremias vive indagações, conflitos dentro dele, está em meio ao caos e dificuldades. Os olhos de Jeremias só estão fixados na situação da cidade.

Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim (Lm 3:19-20), Ele esta declarando que está abatido, os olhos dele só vêem o caos, destruição, morte e miséria.

QUANTAS VEZES PASSAMOS POR ISSO? Em casa, no trabalho, na vida financeira, conjugal, familiar, sentimental... Mais de repente no íntimo da sua alma algo grita e diz: Quero trazer à memória aquilo que pode me dar esperança (Lm 3:21)



Jeremias viu que seu foco devia mudar, ele não tinha que focar naquilo que derrubava e destruía a sua fé, mas sim naquilo que trazia  esperança.

O QUE NOS TRAZ ESPERANÇA? Do versículo 21 em diante vemos que há uma divisão de pensamentos, onde ele diz: As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

Essa é a hora que Deus quer trazer á memória o que te traz esperança, o Espírito de Deus quer te lembrar, que você tem um Deus, que as suas misericórdias não têm fim, e que a cada dia elas se renovam.

Quando você começa a ter esperança, você olha a dificuldade e diz: Se Deus me fez vencer uma vez, Ele me fará vencer novamente, pois os seus braços estão estendidos para nós e seus ouvidos abertos.

Jeremias continua dizendo no versículo 24: Digo a mim mesmo: a minha porção é o SENHOR; portanto, nele porei a minha esperança.

A fonte do nosso Deus nunca seca, para aqueles que esperam por ele, para a alma que o busca, por isso devemos trazer a memória, tudo aquilo que Deus já realizou na nossa vida, os milagres, a provisão, a nossa redenção, enfim nos lembrar de todas as obras do nosso Deus em nossas vidas.

Jeremias trouxe a sua memória toda a bondade de Deus na sua vida, o texto dos versículos 25 e 26 deixa isso claro: O Senhor é bom para com aqueles cuja a esperança esta Nele, para com aqueles que o buscam, é bom esperar tranquilo pela salvação do SENHOR.


“Em verdade, SENHOR, tu abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência”.  


Nenhum comentário: