Informações sobre o exame radiológico (Raio-X)

Texto na web aponta que exame de mamografia pode causar câncer na tireoide    Resultado de imagem para PROTETOR de Tireoide para uso durante as mamografias

Pessoal,

Diariamente recebo muuuuuuitas mensagens por e-mail, facebook e wathsapp com compartilhamento de notícias que na maioria das vezes é falsa. Algumas são muito mal feitas e de cara sei que são falsas. Mas algumas já cheguei a me sensibilizar e quando fui pesquisar a fundo pelo Google, descobri que eram mentirosas. Mas hoje recebi a mensagem abaixo e antes mesmo de pesquisar, perguntei logo a 2 amigos meus que são radiologistas e na hora eles me confirmaram que a informação está correta. Uma até me afirmou que usa esse protetor nos pacientes que ela atende.

A mensagem que recebi:
“É  IMPORTANTE comentar com todas as mulheres: nossas filhas, netas, sobrinhas, mães e milhares de amigas e amigos para que eles discutam com suas respectivas esposas.

Na quarta-feira, o Dr. Oz fez um programa mostrando o porquê do câncer da tireóide estar se expandindo rapidamente entre as mulheres. Ele afirmou que possivelmente possa ser um resultado das radiografias dentárias e das mamografias. No avental que protege os radiologistas odontológicos, há uma pequena PESTANA que pode ser levantada e encostada ao pescoço (cobrindo a glândula tireóide). Normalmente não é usada. Há também um PROTETOR de Tireoide para uso durante as mamografias... mas é necessário pedi-lo ao radiologista. 

Agora vem o comentário. Ontem, coincidentemente, fui fazer uma mamografia e perguntei ao técnico pelo protetor de tireóide e completamente seguro de si, ele o tirou de uma gaveta. Perguntei-lhe : Por que voce não me ofereceu espontaneamente? E ele respondeu: "Não sei, mas basta pedi-lo". ABSURDO!! Eles sabem, mas sao orientados pelos patroes a nao oferecerem  para diminuir custos. Agora eu me pergunto: como é que eu me lembraria de pedir, se não tivesse visto aquele programa? Agora ,voce que esta lendo ja sabe, espalhe e exija os seus direitos!! 

Compartilhe esta informação com  suas AMIGAS e AMIGOS, pecam para que ELES tmb ajudem a divulgar para suas   maes, irmas, primas, esposas, namoradas, vizinhas, amigas, enfim!! E que eles pecam para todos fazerem o mesmo e divulgar tmb pelas ruas, trabalho, etc. Quanto maoir numero de mulheres informadas, mts vidas serao poupadas!!!"

E pesquisando na net vi que alguns confirmam outros dizem que a radiação é muito baixa não sendo obrigatório o uso do equipamento:




Acho importante todos lerem, principalmente as mulheres, e ao realizar um exame de raio-x em qualquer parte do corpo / mamografia fiquemos atentos e caso o profissional não ofereça o protetor, solicite. 

Mas pelo que li também, dependendo da região que será realizado o exame, o tal equipamento pode atrapalhar.. então creio que a melhor coisa a se fazer é solicitar EDUCADAMENTE e caso o profissional questione, temos que confiar !

 Um abraço.
Juliana.

Nenhum comentário: