O que é plantar uma igreja?



“O que é uma igreja? 
A palavra “IGREJA” vem do grego “EKKLESIA” sendo formada pela preposição “EK” (para fora) e pela raiz “KALEO” (chamar), formando o significado literal de “CHAMADOS PARA FORA” buscando dar cumprimento aos dois Grandes Mandamentos (Mateus 22.36-40) e a Grande Comissão (Mateus 28.18-20)... 

E o que vamos plantar? 

1º) Não me refiro a prédios de alvenaria ou tendas, estou falando de igrejas compostas de discípulos do grego “MATHETÉS” ou seja, pessoas “ensinadas” ou “treinadas” a continuar o trabalho de Jesus Cristo em nossa geração, nesse tempo de buscar e salvar os perdidos (Lucas 19.10).

2º) Falo de igreja não como uma organização ou instituição, mas como um organismo vivo, guiado pelo Espírito Santo, caminhando na visão, missão, nos passos e sentimentos de Jesus, o que consequentemente vai se multiplicar, posto que a graça, o amor, a fé, o poder e a esperança da salvação não podem nem devem ficar somente pra nós, urge levarmos aos nossos familiares, amigos e inimigos a quem O Senhor há de chamar e acrescentar.

3º) Também não penso que a igreja se resuma somente num encontro de pessoas reunindo-se aos domingos nos prédios, tendas, e, nos outros dias da semana se esquece da missão de relacionar-se, discipular, cuidar, socorrer as necessidades de quem precisar e motivar-se a cumprir a missão integral do ser igreja. Ou seja, a igreja deve ser todos os dias da semana (Atos 2) e onde quer que esteja deverá cumprir seu objetivo de ser SAL, dando sabor a vida de gente amargurada e sem gosto, sendo LUZ que resplandece na vida de gente que vive nas sombras das TREVAS do pecado (Mateus 5.13-14; Isaías 9.2).

Portanto, PLANTAÇÃO DE IGREJA, na visão de Jesus, não é somente comprar terrenos, construir prédios para se reunir em cultos, instalar a melhor mesa de som e multimídia, investir nas redes sociais como ferramenta propagadora do evangelho. Antes, PLANTAR IGREJAS implica também no investimento da vida de pessoas, fazendo-as discípulos multiplicadores que amam, cuidam, treinam, relacionam-se e que também hão de ser enviadas para cumprir a Grande Comissão. 

Ronaldo Lidório, pastor presbiteriano e missionário, disse que “não há forma mais duradoura de se estabelecer o evangelho em um bairro, cidade, clã ou tribo do que plantando uma igreja local, bíblica, viva, contextualizada e missionária”. ...
  
Cleuton Cardoso – Igreja Batista da Liberdade 

Nenhum comentário: