Precisamos promover a paz e não a confusão

 


Às vezes será necessário ficarmos calados sim, nos ausentarmos, mas em determinados momentos será primordial tomarmos uma atitude que faça ambas as partes chegarem a um acordo de paz, por isso temos que nos posicionar, porém com cautela.

Muitas vezes nos calamos com a desculpa da sabedoria, quando deveríamos tomar uma atitude em prol dessa paz, mas nos isentamos da responsabilidade por medo do que pode acontecer.

Eclesiastes nos diz que há tempo para todas as coisas.

Seja o que precisar ser feito, precisamos da sabedoria do Alto, do discernimento e do bom senso, para que que a ação seja conforme a vontade de Deus e baseada em nosso próprio entendimento.

Medite nesses textos de Provérbios: 

Prov 12.20

Prov 13.10

Prov 16.32

Prov 17.14

Prov 25.15

Prov 26.4

Prov 26.20

Prov 19.11

Prov 25.9-10

 

O segredo da boa comunicação está em sabermos a hora de falarmos e a hora de nos calarmos, da mesma forma que devemos ter cuidado quanto à hora de esperarmos e de agirmos.

Quando precisamos opinar ou ouvir a opinião de alguém, seja em família, em uma reunião de trabalho, na igreja ou em qualquer outro lugar, precisamos entender que, nem sempre concordaremos com tudo e da mesma forma nem sempre concordarão conosco.

É importante considerarmos que, até podemos falar o que pensamos, mas devemos lembrar que nossas palavras mal colocadas, ditas na hora errada e da forma errada podem gerar danos na pessoa criticada e em um grupo onde este pode se deixar levar pela informação dada superficialmente sem considerar todo o contexto envolvido. Claro que é impossível termos total controle sobre o que as pessoas pensarão e sentirão com o que falamos e como agimos, mas podemos amenizar as consequências tendo o máximo de cuidado, conforme a Palavra nos ensina.

Por isso, toda crítica precisa ser feita com cautela, pensando no que será dito, no momento, e na forma que isso será feito.

Também devemos ouvir o que os outros pensam, e deixar a pessoa terminar sua exposição até o final antes de pontuarmos a nossa visão. Provérbios nos fala sobre isso claramente! Mas temos sempre que zelar pelo bom senso sobre o momento de fazermos esse compartilhamento de ideias e o tom que usamos, porque ele pode interferir no tipo de interpretação.

É preciso entendermos também que, quando alguém pontua algo que não concordamos, se for de bom grado respondermos, precisamos encontrar o melhor momento e maneira, pra explicarmos os motivos da nossa discordância, no sentido de que, não faz sentido simplesmente dizermos que não concordamos porque não gostamos, porque não queremos, porque aprendemos diferente, ou porque somos sou mais experiente e por isso nossa opinião é mais válida! Justifique seu motivo se for o caso, não para se sobrepor, mas para que um compreenda a visão do outro. Encontrem uma opção que seja um equilíbrio para ambas as opiniões se for o caso. Perceba que dá pra discutir um assunto tirando dúvidas, olhando todos os ponto com equilíbrio, zelando pela paz, sem que haja ofensas, mal entendidos e confusões.

Que o Deus da paz seja o nosso hárbitro em tudo o que fizemos!

 

Autoria:

Juliana Meni




 


Nenhum comentário: