Os três tipos de nãos



Por: Márcia Rezende

“Temos visto nos dois últimos artigos sobre a importância do NÃO na nossa vida. Todos nós precisamos entender e aprender que eles são necessários para nos ajudar, nos proteger, nos guardar, nos impedir de sofrer, nos fazer crescer, nos ensinar a esperar, nos levar a um lugar, posição ou nível melhor, mais alto. O NÃO pode ser para nós, de acordo com a situação, uma ordem, uma resposta ou uma direção.

Quando estudamos a Palavra de Deus, vemos que Deus nos dá esses três tipos de NÃO. Nos dez mandamentos e em tantos outros textos bíblicos, eles são uma ordem. NÃO faça isto ou aquilo. NÃO mate, NÃO cobice, NÃO tenha outros deuses, NÃO se prostre diante deles, NÃO julgue, NÃO minta, NÃO deixe de se reunir e tantos outros que são ordem de Deus. Algumas vezes, alguém pediu, perguntou algo a Deus e Ele disse NÃO, como acontece conosco também.

Outras vezes o NÃO é apenas uma diretriz, um direcionamento, uma orientação. Por exemplo, quando Deus disse para Adão: “NÃO é bom que o homem esteja só”, Ele NÃO disse que o homem tem que se casar, que é pecado ficar só, NÃO é isso. Ele deu uma declaração, um ensinamento. Assim devemos ser também no nosso dia a dia, principalmente nós mulheres, que lidamos com tantas situações ao mesmo tempo.

Algumas vezes precisamos dizer NÃO a nós mesmas, mesmo que aquilo NÃO seja pecado. Precisamos de bom senso, sabedoria e o NÃO faz parte constante desse processo. Quando você vai ao shopping e vê algum “objeto de desejo”, mas NÃO está precisando ou NÃO está em condições de comprar, mesmo que você vá pagar em várias suaves prestações, o melhor é dizer “NÃO, eu NÃO vou comprar agora”. Se você NAO vai fazer dívidas, NÃO é pecado comprar, mas todas as vezes que vir algo e quiser comprar, a sabedoria e o bom senso vão orientá-la. O tempo todo os filhos nos pedem coisas que veem na TV, ainda mais agora na semana da criança. Ensiná-los que nem tudo que a TV mostra é bom ou necessário, e mesmo que você tenha dinheiro, NÃO vai comprar porque está muito caro e pode esperar um pouco, é importante para a formação do caráter deles e ajuda a prepará-los para a vida. Quando você quer reeducar a alimentação, os NÃOS serão absolutamente necessários. Quantas coisas comemos apenas pela atração dos olhos, como diz a Bíblia, a cobiça dos olhos… se NÃO é saudável ou NÃO está na hora, ou a quantidade NAO é a ideal, diga NÃO. NÃO estou dizendo que temos que sair falando NÃO para tudo e todos, por isto precisamos de sabedoria, discernimento e bom senso. O equilíbrio é sempre muito importante.

A Bíblia diz em Provérbios 14.1 que nós mulheres, quando somos sábias, edificamos nosso lar, e em Tiago 1.5, que se alguém precisa de sabedoria, deve pedir a Deus que a dá liberalmente. Confesso que uma das coisas que mais peço a Deus é sabedoria. Então, no seu dia a dia com os amigos, filhos, marido, familiares, colegas de trabalho, nas coisas que NÃO são pecado, NÃO seja como um “general” que diz NÃO a tudo e nem uma pessoa acomodada, permissiva que diz Sim a tudo. Busque de Deus sabedoria e equilíbrio. Tenha certeza que sua vida será melhor, mais agradável para você a para os outros e você será também mais parecido com Deus, que sempre sabe a hora de nos dizer SIM e NÃO.

Esse assunto é tão vasto e profundo que vou continuar falando sobre ele.
  
Deus nos abençoe!”

Nenhum comentário: