Cristão deve procurar um Psicólogo?

Por que não? É óbvio que Deus é Soberano, criador de todas as coisas, mas ele criou também a inteligência humana. Assim como Ele capacita o médico para nos auxiliar em nossas necessidades físicas, Ele capacita um educador para nos instruir nos estudos, e por que não um psicólogo e/ou psicanalista para nos instruir de forma que alcancemos êxito em nossas necessidades emocionais. Não tem diferença !

Entendo que se deixarmos Deus guiar nossa vida, em TODAS as áreas, seremos bem-sucedidos. Às vezes Deus resolve certos problemas de forma instantânea, mas às vezes pode levar um tempo, pois o processo de resolução dos mesmos certamente precisa gerar algo mais profundo em nós. Ele é quem sabe a melhor forma, e o tempo para todas as coisas. Pensando nisso entendo que assim como Ele pode capacitar um médico para cuidar de nossas enfermidades físicas, dando-nos instruções e medicamentos adequados, assim Ele também pode nos abençoar em um acompanhamento psicológico, através de um profissional competente. Nossa área mental não pode ser desprezada... aliás, há problemas físicos que são consequencias de enfermidades emocionais...

Bom, então se você entende isso, ore pedindo ao Senhor que te dê as diretrizes a fim de encontrar o profissional adequado à sua necessidade, se for essa a vontade dEle.

O que as pessoas precisam entender também, é que assim como em QUALQUER profissão, há bons e maus profissionais. Então se um dia você tentou ser acompanhado por um profissional e não obteve êxito, não afirme que tal área não pode te ajudar. Talvez o que você precise é encontrar um profissional adequado, de acordo com as suas necessidades. E não se esqueça que Deus pode te direcionar ao lugar certo, na hora certa, da forma certa.

Durante muitos anos eu orava ao Senhor pedindo a Ele que me transformasse e me mudasse em uma certa situação. Ele ia falando comigo a respeito de tal área e eu fui crescendo em Deus e melhorando nessa situação. Comecei a orar pedindo ao Senhor que se fosse da vontade dEle, me desse condições de fazer acompanhamento com um profissional capacitado para a minha necessidade. E eu orava mesmo, pedindo discernimento para entender o momento e a forma certa, de acordo com os propósitos dEle. Aliás, eu não tinha um tostão para pagar um profissional... Um dia, caiu no meu e-mail a divulgação de um projeto experimental de uma reconhecida psicóloga que estava criando um grupo para trabalhar com ele por 3 meses gratuitamente na UFRJ. Comecei a chorar de alegria pois o foco do trabalho dela era EXATAMENTE o que eu desejada ser trabalhada. Vi a mão de Deus! Fiz o tratamento e melhorei muuuuuuuuuito! Eu tinha fobia social, e deixava de fazer muuuuuuuuuuuitas coisas por vergonha. Hoje ainda tenho vergonha de algumas poucas situações, mas não sofro mais como antes, pois o que aprendi durante o tratamento, ficaram registrados até hoje em minha mente.

Bom, é isso!
Abc.

Juliana Meni

Nenhum comentário: