Desafie suas finanças


Imagem relacionada

Para obtermos resultados diferentes, precisamos agir de formas diferentes. Plantar banana esperando colher laranja está fora de questão. As laranjas não vão cair do céu enquanto sua bananeira cresce por conta própria. Transfira isso para a sua vida e entenda que ninguém vai fazer o que você tem que fazer. Nem Deus. Por mais que um pai queira ver seu filho saudável, não pode comer por ele, beber por ele ou dormir por ele. Há coisas que só você pode fazer, por exemplo, topar este desafio. Se você quer um 2014 diferente, se disponha a agir diferente.

Desafio #1 - seja organizada. Se você é bagunçada, sua vida será uma bagunça. Se você acorda atrasada, não tem ideia do que vai fazer durante o dia, sai de casa sem café da manhã,  não lembra o que seu superior ou cliente pediu e não sabe o que vai comer no almoço, que belo dia você terá!
Inclua, definitivamente, dois hábitos de organização na sua vida:
1.     Tenha uma agenda (e use-a)
2.     Faça listas de suas tarefas no trabalho, em casa, de supermercado etc.

AGENDA – Se você não pode fazer esse investimento agora, pegue um caderno e use uma página para cada dia (já fiz isso, escrevendo as datas a caneta e funciona do mesmo jeito). Anote tudo o que você tem para fazer daqui até o final do ano, mesmo que sejam coisas que você já está acostumada a fazer. Anote, inclusive, aniversários de familiares e amigos a quem você costuma dar presentes (falaremos sobre isso mais adiante).

LISTA – você vai fazer uma lista especial que vai ser a base de todo o seu planejamento. Se você não tiver essa lista, não vai conseguir acompanhar os próximos desafios, pois não sou eu quem vai dizer o que você tem que fazer, mas sim, essa lista (só vou te dar as ideias gerais, mas suas ações serão baseadas na lista). Pode ser no computador, num pedaço de papel, na sua agenda, não importa, desde que seja um local que fique bem acessível. Vale até colar no espelho! As endividadas terão uma lista diferente das duras.

Endividadas: faça uma lista de tudo o que você tem e veja no que tem gastado mais: roupas, sapatos, presentes, bijuterias, maquiagem, comida, filhos etc. Faça aquela limpa no guarda-roupa, quarto, banheiro, sala e cozinha e anote cada coisa. Marque também os gastos com serviços, como manicure, cabeleireiro etc. Se souber os preços, melhor ainda: anote o item e o valor gasto. Guarde a lista para começar o Desafio #2.

Duras: faça uma lista de tudo o que você compra desde que sai de casa pela manhã. Transporte, café, almoço, jantar, manicure, cabeleireiro, filhos, família, supermercado, água, luz, gás etc. Se puder acrescentar os valores, melhor ainda. Tenha esta lista em mãos para a próxima semana, quando entraremos no Desafio #2.



Nenhum comentário: