Ação social


Objetivo do projeto:

1) Contribuir com os membros/congregados da igreja local/comunidade/instituição (escola pública da região, centro de recuperação, asilo ou outra), de forma a levar a Palavra de Deus como alimento espiritual, associada ao atendimento de necessidades físicas e/ou materiais, através de atividades e serviços que beneficiem a saúde física e mental do grupo a ser atendido;

2) Incentivar a igreja local a se envolver com a ação social durante todo o ano, entendendo que tal responsabilidade está diretamente ligada ao “Ide” do Senhor, já que o ser humano possui necessidades não só espiritual, mas também física e mental;

3) Esclarecer à igreja local que Deus nos concedeu a salvação e prosperidade não porque merecemos, mas pela misericórdia dEle. E assim devemos repartir com os que não têm;

4) Durante todo o ano a igreja local se envolve com muitas atividades que beneficiam os próprios membros e nos esquecemos de fazer o bem àqueles que não fazem parte da mesma, sejam eles conhecedores ou não da Palavra de Deus. Não podemos viver nossos dias achando que o reino de Deus gira em torno de nós mesmos, como se fôssemos melhores;

5) Devemos observar as necessidades dos nossos irmãos e ajudá-los associando as boas atitudes às nossas orações;

6) Precisamos entender que devemos oferecer ao nosso próximo sempre o melhor, sem fazermos acepção de pessoas. Se eu compro o melhor feijão por exemplo em minhas compras do mês, por que eu compro a pior marca quando se trata de doar para outra pessoa? Se eu gostaria de ganhar uma linda roupa de presente, nova ou usada, por que quando separo minhas coisas para doar escolho as rasgadas/manchadas que nem eu usaria mais?

Versículos que justificam o Projeto:

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”. Marcos 12:31

“Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.” Hebreus 13:2

“E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.” Hebreus 13:16

“Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. "Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? "O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.” Mateus 25:35-40

Ideia de evento para ser realizado na igreja local ou em uma instituição uma ou mais vezes no ano:

Local: --------------------------------------------------------------------------------  
Data: --------------------------------------------------------
Contato: ------------------------------- Tels: ------------------------------------ Caso seja realizado em local externo
Endereço: -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Planejamento:
ü            Reunião com os líderes voluntários: 
         Dia ..............  - Local .........................................:

ü            Equipes:
- Arrecadação de alimentos não-perecíveis (dentro da validade) através de uma gincana com os adolescentes: arroz, feijão, leite, sal, café, açúcar, macarrão, fubá, farinha de trigo, achocolatado, gelatina, etc. 

- Kits de higiene pessoal: necessaire com sabonete, pasta de dente, escova de dente, lenço de papel, espelho, desodorante, etc. 
- Profissionais de saúde: aplicação de flúor, aferição de pressão e glicose, ginecologista, preventivo e exames de sangue detalhado com entrega de resultados à instituição, etc. 

- Beleza 1: corte de cabelo, sobrancelha e unha 

- Beleza 2: dicas básicas de maquiagem e cuidados com o cabelo 
- Beleza 3: dicas de alongamento e relaxamento 
       

- Doações café da manhã e almoço 

- Lembrancinhas e mimos 
- Decoração e ornamentação 

BOM, É ISSO ! AÍ ESTÃO ALGUMAS DICAS, MAS COLOQUE NO SEU CORAÇÃO A NECESSIDADE DE OLHAR PARA OS NECESSITADOS DE UMA FORMA QUE VC SEJA ÚTIL PARA ELES. SE SUA IGREJA JÁ POSSUI ESSE MINISTÉRIO, AJUDE-OS A AMPLIAR ESTA VISÃO. SE NÃO POSSUI, QUE TAL COMEÇAR POR VC? ORE E FAÇA A SUA PARTE ! DEUS VAI TE HONRAR! 

VC PODE USAR ESSAS E OUTRAS IDÉIAS. 

Um comentário:

Nal Pontes disse...

Parabéns pelo blog sempre com boas dicas e também encorajando. Boas dicas para realizar ação social, já participei de muitos eventos como esse é muito gratificante. Nota 10 para a postagem. Te desejo um dia maravilhoso. bjsss