Casa perfumada

Além da limpeza de rotina, alguns truques podem ajudar a deixar o lar perfumado e imune aos odores desagradáveis



Cheiro de mofo, alho, tinta ou peixe espalhado pela casa é sempre desagradável. Mas é também evitável. A principal dica é deixar os ambientes sempre limpos e ventilados.
— Principalmente nessa época do ano, em que as pessoas deixam a casa fechada por causa do frio, ela fica com cheiros domésticos. Mantenha uma ventilação mínima, com as portas internas e as janelas abertas, durante parte do dia — indica Ana Afonso, personal organizer (organizadora particular, em inglês).
Para ajudar a eliminar os odores, porém, há alguns truques que podem ser adotados. Ivana Portella, outra organizadora particular, aposta no uso de produtos aromáticos:
— Use sempre produtos com aromas. Há, também, borrifadores de perfume automáticos, que são colocados em lugares estratégicos.
Uma aposta caseira, ensinam as personal organizers Adriana Escardin e Sonia Menezes, é borrifar uma solução feita com um litro de água, um quarto de copo de álcool, uma colher de sopa de bicarbonato, meio copo de vinagre de álcool e uma colher de amaciante.

Refrigerador
Como tirar odores desagradáveis da geladeira?
Quando a geladeira apresenta um cheiro ruim, como primeiro passo para eliminá-lo, sugerimos que se providencie a limpeza do eletrodoméstico com uma solução de bicarbonato de sódio, diluído em água (uma colher de sopa de bicarbonato para dois litros de água). Após a limpeza, alguns itens podem ser colocados dentro dela para eliminar o odor desagradável, como um pedacinho de carvão, metade de um limão, um recipiente com um pouco de bicarbonato de sódio ou um recipiente com pó de café, que deve ser trocado a cada três ou quatro dias.

Cheiro de queimado
A comida queimou, e o cheiro se espalhou por toda casa. O que fazer?
Primeiramente, deixe a casa arejada para que o ar fresco entre e circule pelo ambiente. Depois, corte um limão em pedaços, coloque as fatias numa panela com água e leve ao fogão, deixando o líquido ferver por cerca de 15 minutos. Esse truque vai refrescar o recinto. Você também pode ferver um punhado de cravo-da-índia numa panela com água, o que também renova o ar do ambiente. Pode-se usar, ainda, um borrifador com uma mistura de um pouco de vinagre com água. Basta aspergir a solução pelo espaço.

Estofados
Se o cheiro de fritura ficar nos móveis e estofados, o que fazer para acabar com ele?
No caso do mobiliário, recomendamos a utilização de um pano limpo embebido em água e com algumas gotas de lustra-móveis. Passe a mistura nas peças, para a remoção do cheiro de fritura. No caso dos estofados, a dica é preparar uma solução misturando um litro de água com três colheres de sopa de vinagre. Utilize um pano limpo com esse líquido e passe-o sobre os estofados.
Perguntas respondidas por Adriana Escardin e Sonia Menezes, personal organizers responsáveis pela Bem Viver Personal Organizer (www.bemviverpersonalorganizer.com.br), uma empresa de consultoria em organização.

Nenhum comentário: