Dicas para lavar roupa colorida



Todo mundo se preocupa em lavar bem as roupas brancas, não é mesmo? E com razão! Nessas horas facilita muito conhecer dicas de limpeza e lavanderia para saber como se livrar de manchas, deixar as roupas mais branquinhas ou com carinha de novas por mais tempo. Mas e as roupas coloridas, você sabe cuidar delas também?


Nem sempre é possível observar no dia a dia, mas lavar peças coloridas sem os devidos cuidados também causa danos às roupas. Em pouco tempo aquela sua blusa preta favorita está desbotada pelos cantos ou o vestido estampado do verão não é mais tão vibrante e acabou ficando com uma cor estranha. O que fazer então?

Veja aqui algumas dicas para lavar e cuidar melhor das suas roupas coloridas e evitar esses problemas de desbotamento e manchas:

- Para começar, leia com atenção as etiquetas das roupas antes mesmo de comprá-las. Algumas peças como jeans, seda ou algodão com tingimento mais artesanal já apresentam avisos de que elas podem desbotar ou até mesmo transferir cor para outras peças que entrarem em contato com elas.
- Se a roupa for novinha em folha e você não tem certeza se ela vai soltar tinta, mergulhe a peça em água fria e deixe por alguns minutos. Se a água ficar colorida essa peça merece um pouco mais de atenção.
- Outra maneira de descobrir se a roupa solta tinta, é molhar apenas um pedaço da peça e esfregar levemente com uma toalha branca. Se a toalha ficar colorida, essa roupa também precisa de mais cuidados.

Mas como evitar que as roupas coloridas soltem tinta e desbotem muito rápido? O segredo é uma dica do tempo da vovó:

-    Coloque a roupa de molho em água fria e acrescente duas a três colheres de chá de sal. Deixe a peça na mistura por alguns minutos e enxágue normalmente. Algumas peças podem precisar que esse procedimento seja repetido nas próximas duas ou três lavagens antes do corante fixar por completo.
- Outra dica é usar vinagre branco no lugar do sal. Mas tem que ser vinagre branco mesmo, pois o tinto pode manchar a roupa.

Durante a lavagem das suas roupas coloridas tome alguns cuidados para preservá-las:

-    Separe as cores semelhantes como preto e marinho, vermelho e rosa ou cores intermediárias. Procure lavá-las separadamente para evitar que suas roupas vermelhas acabem ficando um marrom esquisito porque foram lavadas com as azuis, por exemplo.
-    Nem sempre é possível fazer essa separação. Se as peças de cores diferentes forem poucas, talvez seja melhor lavá-las à mão do que arriscar manchar outras roupas.
-  Para lavar roupa colorida na máquina a melhor tática é lavá-las do lado avesso. Se tiver peças mais delicadas como seda, coloque dentro de um saco protetor ou uma fronha amarrada na ponta. Assim, você evita que o movimento da máquina ou o atrito com outras roupas desgaste o tecido ou crie bolinhas.
- Outra maneira de evitar que suas roupas coloridas desbotem é lavar sempre com água fria e pendurá-las para secar à sombra. Os raios solares são ótimos para ajudar a secar a roupa mais rápido e o calor ainda ajuda a combater microrganismos, mas infelizmente a luz também desbota as cores vivas muito mais rápido.
- Se não for possível secá-las à sombra, pendure-as do lado avesso e evite deixá-las no sol mais do que o tempo necessário.

Agora, se você tomou todos esses cuidados, mas por acidente uma meia azul rebelde manchou suas roupas claras, não se desespere. Antes da peça manchada secar, coloque água para ferver em uma panela grande. Quando a água ferver, acrescente um pouco de sabão de coco ralado e em seguida a peça de roupa. Deixe ferver por alguns minutos e depois lave a roupa normalmente.

E aí, gostaram? Vocês tem mais alguma dica para lavar roupas coloridas?




Postar um comentário