Ministério Infantil – Por onde começar?

Resultado de imagem para Ministério Infantil
Ao longo de minha caminhada ministerial já vi muita gente perdida ou com dúvidas em como iniciar o Ministério Infantil em sua igreja. Por esse motivo decidi gravar esse vídeo e pontuar aqui alguns pontos que podem nortear aqueles que desejam iniciar esse trabalho e ainda não possui um projeto estruturado. Creio que a priori o ponto de partida é mapear e pensar sobre as necessidades principais  da sua igreja e colocar todas elas diante de Deus. Essa é uma ação fundamental, pois sem oração nós não conseguimos nada! Coloque também diante de Deus as suas limitações e peça a Ele orientação, capacitação e força para exercer com excelência aquilo que Ele tem colocado em suas mãos.   A partir daí podemos avaliar os pontos abaixo e direcionar o nosso projeto.
·         Estrutura de salas
·         Quantidade de salas x quantidade de crianças
·         Mão de obra (Quantidade de obreiros para trabalhar com as crianças)
·         Qualificação da mão de obra (Obreiros preparados para o exercício do ministério?)
·         Capacitação e treinamentos
·         Organização da EBD (Planejemento trimestral, escala de professores, material escolar)
·         Programações semanais (Organização, planejamento e escalas dos cultos mirins e ensaios)
·         Programações mensais (Cultos mensais, apresentações, aniversários)
·         Programação anual (Datas comemorativas, EBF’s, acampamentos, festivais)
·         Formas de arrecadação
        Se sua igreja tem pouca criança, é fundamental programar evangelismos e traçar estratégias para trazer as crianças da vizinhança e bairro para a igreja. Havendo um trabalho sério e de qualidade com o Ministério Infantil as crianças irão surgir, irão comparecer e irão querer participar! Se ao contrário de um trabalho sério, o que existe é um trabalho desleixado, com professores despreparados e sem conteúdo a tendência é um ministério fraco e consequentemente pouco frequentado.
       Outro ponto que considero importante nesse início é formar uma liderança, É preciso que você se cerque de pessoas que segure as suas cordas, pessoas que andem de mãos dadas com você. Ninguém consegue desenvolver um bom trabalho sozinho! Já olhou para o Ministério Infantil e a infinidade de coisas que você tem a fazer? É preciso reunir pessoas que queiram trabalhar e arregaçar as mangas com você! E se não tem ninguém que queira, seja um INCENTIVADOR! Existem muitos membros na igreja que ainda não exercem um ministério, tem gente que ainda nem descobriu qual o seu chamado e aonde pode servir, então CONVIDE! Observe se essas pessoas tem uma vida de oração, dão testemunho de homens e mulheres de Deus, pois também não pode ser qualquer um! Ore a Deus e forme uma grande equipe!
     Eu oro para que esse post seja apenas o pontapé inicial, para um trabalho abençoado e próspero em sua igreja! Deus vos abençoe!

Graça e paz!
Sunamita

FONTE:

Nenhum comentário: