Minha saga no tratamento ortodôntico

Queridos,

Compartilho com vc no outro link o meu testemunho sobre como iniciou a minha saga com meu tratamento ortodôndico: https://encorajamento.blogspot.com/2019/05/deus-realiza-sonhos.html

Bom... 
Anos após ter retirado o aparelho no tratamento que citei no link anterior, decidi recolocar pois minha enxaqueca estava muito constante e meus dentes muito desalinhados, aumentando cada vez mais. 

Não penso que o tratamento anterior tenha sido falho, até porque cheguei a extrair os 4 cisos e 3 pré-molares, além de ter passado por alguns processos cirúrgicos. O tratamento foi longo mas quando encerrei o processo, meu dente estava lindo e perfeito! Mas infelizmente como não perseverei com a contenção que tem o objetivo de não deixar a arcada desalinhar muito, e também por eu ja ter um problema ósseo, creio que acelerou esse desalinhamento.

Decidi então voltar a usar o aparelho e comecei a pesquisar no Google sobre dentistas que trabalhassem com ortodontia e fossem bem avaliados pelos clientes. Achei alguns no doctoralia, consultei o registro no site do Conselho Regional de Odontologia do meu estado, pra me certificar se eram de fato profisisonais registrados e qualificados direitinho. Comecei a fazer contato e buscar informações sobre dias de atendimento, valores, etc. Ah, é importante saber se tem contrato, e como funciona o aumento anual ta?

Iniciei os processos e como já tinha passo por um longo tratamento anteriormente, não tive tanta novidade sobre os procedimentos preparatórios como exames, colocação, etc. 

No entanto, no meio do tratamento surgiu a informação de que eu teria que usar por alguns meses um aparelho no céu da boca, chamado "hyrax". Achei super esquisito mas eu perseverei apesar das lutas, pois eu queria ir até o final do meu tratamento. Ele então foi colocado e encontrei muita dificuldade para achar informações e dicas que me ajudassem a sofrer menos com ele. Quando a dentista me mostrou do que se tratava, fiquei um pouco assustada, mas a justificativa de que seria a única possibilidade de alinhar o meu maxiliar sem precisar de uma cirurgia, acabou me motivando!
 
Essas são as fotos de quando ele foi instalado!

NOV/2020




Bom... o tratamento com o Hyrax é realmente bem incômodo, mas cada caso é um caso. 
 
Os primeiros dias com o Hyrax foram muito difíceis porque leva um tempo pro corpo se acostumar. Pra engolir a saliva, comer e falar são difíceis mas com o tempo acostumamos. Por isso a perseverança e foco no resultado ajudam bastante!

Como dá pra ver na foto, o aparelho marca a língua, e foi isso que me incomodou mais, além de uma afta gigante que apareceu perto de uma dessas marcas. A solução foi ficar tomando analgélsico, chupar gelo e colocar pomada oncilon-A em cima. O início é mais difícil, depois melhora!

No ferrinho que encosta na gengiva, eu comprei aquela massinha do kit ortodôntico (cera ortodôntica) e colocava em cima. Aliás, de todas as marcas dessa cera que usei, a Gym foi a melhor porque fixa bem e só sai mesmo quando nos alimentamos e escovamos o dente. As outras eu realmente não gostei porque era difícil fixar. Mas foi a minha experiência.

Após a escovação eu colocava em uma nova em cada local que estivesse machucando mais no braquet ou outro ferrinho.

E por falar em escovação, depois a gente pega o ritmo, mas é bom comprar o kit ortodôndico, e usar um espelhinho pequeno pra refleti-lo no espelho grande e conseguir ver se ficou limpinho mesmo no céu da boca. Bochechar bastante facilita soltar grande parte dos resíduos que ficam no hyrax, mas a escova interdental bem fininha é excelente pra tirar as partes agarradas. Mas o ideal é começar com o bochecho e a escovação com a escova normal. Depois vê onde faltou limpar e vai acertando com a interdental. 

Por fim bocheche com enxaguante bucal. Eu prefiro o sem alcool.
 
Pra comer, aconselho pelo menos no início evitar pão e outras coisas massudas, e coisas duras, até acostumar. Macarrão aconselho o padre nosso, usado em sopa, ou o parafuso, pois o espaguete ou outro comprido pode te engasgar ficando uma parte presa no hyrax outra no meio do caminho. Coma angu com carne moída, sopa de ervilha, sopa comum, panqueca, enfim, outras coisas molinhas e fáceis de engolir. Mastigue mais pela lateral, evite couve pois também pode gerar a mesma dificultade que o macarrão na mastigação.
 
O processo é bem difícil sim e tudo o que compartilhei com vocês foi porque eu não encontrei em nenhum lugar para me ajudar. Não é para desistir, é para perseverar com as minhas dicas ok? 

Pra criança acho muito complicado o uso do hyrax, mas para adulto o meu conselho é paciência, e busca por dicas como as minhas. 

Realmente pra mim as aftas e a marca na língua me dificultaram muito, mas isso não acontece com todo mundo.

Algumas pessoas desistem mas eu prefiri perseverar em prol do meu desejo de ter meu sorriso definitivamente lindo e sem enxaqueca ou pelo menos com ela reduzida! Eu já tive a oportunidade de vê-lo perfeito em 2008 mas infelizmente desalinhou.
 
Fui orientada a ativar o hyrax com uma chavinha, pois o objetivo dele é alargar a arcada dentária e ajustar o maxiliar. Com algum tempo o dente da frente abriu um espaço grande, mas o fixo fecha alinhando na posição correta.
 
Apesar dos grandes desafios, sempre me considerei vencedora e sou grata a Deus pela oportunidade de fazer esse tratamento que poucos conseguem fazer.

Nessa foto permaneço com o hyrax + o aparelho fixo.
 

MAR/2021













ABR/2021






















JUN/2021


AGO/2021

Nessa foto eu fiquei livre do tratamento com o hyrax e permaneci com o fixo.











No decorrer dos meses entre agosto/2021 e maio/2022 permaneci com o aparelho fixo e outros instrumentos de apoio como elásticos, pinos etc, mas valeu e está valendo a pena !

  






Agora a expectativa é que em junho/2022 eu retire a parte inferior para a colocação da contenção, que é apenas um fio colado por dentro que ficará permanetemente para evitar o desalinhamento. E em julho/2022 a retirada do superior e uso diário de um móvel apenas para dormir.




Julho/2022




Finalizadoooooooo!
Após a retirada do aparelho, coloquei a contenção móvel fixa na parte inferior, em cima permanecerei com esse móvel sendo 3 meses direto e após só para dormir.
Procurei minha dentista habitual para fazer limpeza, clareamento e pronto ! Acabou !!!



2 comentários:

Unknown disse...

Estou sofrendo com a língua machucada kkk

Unknown disse...

Bom, hj fui no meu dentista e ele disse que irei ter que usar esse aparelho.. confesso que estou com um pouco de medo, porém não vou desistir! Você me encorajou muito❤