O segredo de ser abençoado

Por Pr. MACIVON FONSECA
 
Texto: Salmos 37:3 ; 7
Introdução : O maior presente que um homem (mulher) pode receber é sem duvida da parte de Deus, pois Ele sempre presenteia com algo que é incomum para o homem, pois vem deixar sua marca de soberano e poderoso, pois pra Ele é tudo muito simples.

1. Confia no Senhor
Senhor : O criador, O soberano, O único Deus, o que nunca falha.

Confiança é certeza ou segurança no modo de agir ou proceder.

"Habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado." Neste salmo a frase habitarás na terra é encontrado oito (8) vezes, mostrando que o futuro, a desendencia esta assegurado. Ser alimentado, é ter o mesmo testemunho de Davi, onde ele diz: "Fui moço e agora estou velho, e nunca vi um justo mendigar o pão". Davi presenciou muitas guerras, pestes, fomes assoladoras, mas a família do justo sempre tinha o pão nosso de cada dia.

Confiar no Senhor é saber que tudo esta na suas mãos, e dormir tranqüilo. Confiante que a providencia pra nossa vida Ele já tem preparado.

2. Deleita-te no Senhor

Deleitar é sentir grande prazer, e aqui é sentir muito prazer em confiar no Senhor.

O resultado é: "O Senhor concederá o que deseja o teu coração"

A Bíblia diz que: O coração alegre formosseia o rosto, mas um coração triste deixa o rosto desfalecido, e cheio de lagrimas."

Deus enchugara de teus olhos toda lagrima!!!! È promessa dele.

3. Entrega o Teu caminho ao Senhor

Entrega o teu caminho aqui é se jogar-se ao braços de Deus de olhos fechados, é se entregar sem reserva, é brincar em meio a tormenta sabendo que o comandante do navio da nossa vida é Deus.

O resultado é: "Ele tudo fará." Tudo, parece algo distante, impossível. Mas antes da palavra tudo esta a palavra "Ele" O que com uma palavra criou tudo "Haja" e ouve. O que de um monte de barro, fez um boneco e soprou em suas narinas e o homem veio a existir.

Não há nada que Ele não possa fazer.

Há na Bíblia uma mulher que descobriu estes segredos, e os usou a seu favor e foi sua vida de sua família e de sua descendência um referencial de confiança, prazer em Deus e entrega ao Senhor. Seu nome é Ana.....

Sua historia esta registrada em 1 Samuel 1.

Ana significa: graciosa, amabilidade, graça e generosidade.

Mesmo com este nome sua vida foi marcada por uma série de fatores tristes, como dificuldade, dor, sofrimento, sacrifício.

Mas o Senhor usa alguns fios escuros ao produzir o rico tecido que é a vida. E isso vale pra todos nós.

Tenha certeza de que o Tecelão Mestre também está tecendo os fios de sua vida, um acontecimento por vez, um momento por vez. Só Ele conhece o desenho. Confie no Senhor ao vê-lo entrelaçar os fios para tecer o delicado fio de sua vida.

"Tinha ele (Elcana) duas mulheres, uma se chamava Ana..." VS.2 - Toda as jovens sempre sonham em se casar algum dia. Elas chegam a planejar por anos cada detalhe do dia do casamento, da lua-de-mel e da vida a dois.

Se, quando jovem, Ana sonhou com um casamento perfeito, seus sonhos transformaram-se em dura realidade. Ana casou-se com levita pertencente a uma das famílias mais ilustres de sacerdotes. Porém, alguns fatos no casamento deles, não muito agradáveis, eram como fios escuros de sofrimento tecidos na vida de Ana.

• Ana dividia seu marido com outra mulher. O marido de Ana tinha duas esposas. Ela era a primeira, mas depois outra foi incluída na família.

• Ana não tinha filhos. Ana não fora abençoada com o casamento feliz nem com a família pela qual ela tanto esperava... Em vez das risadas e da algazarra de crianças, no lar de Ana talvez se ouvissem tristes soluços de choro contido. A bíblia diz que simplesmente: "O Senhor lhe havia cerrado a madre."

• Ana era hostilizada pela outra mulher de seu marido. Ofensas e insultos eram dirigidos à encantadora Ana. Penina, a segunda mulher "a provocava excessivamente para a irritar".

No VS 7 diz: "Ana subia à Casa do Senhor..." Na alma de Ana, entrelaçado ao fio Escuro do sofrimento, achava-se o magnífico fio dourado da reverência a Deus (Confia no Senhor)

No VS 10 diz: "...levantou-se Ana, e ... orou ao Senhor..." (Entrega o teu caminho) Ana estava passando por muitas aflições. As lágrimas passaram a ser seu alimento. Ana chorava e não conseguia comer. Mas ela se ajoelhou e entregou em oração as mágoas e decepções nas mãos do Senhor.

No Vs 11 diz: "Ana fez um voto..." Disse Ana: "Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva... e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida." Ana iria devolver o filho de presente ao Senhor...
No VS 15 diz: ...eu sou mulher atribulada de espírito... Eli o sacerdote, viu que ela movimentava os lábios em súplica a Deus sem proferir nenhuma palavra. Concluiu que ela estava embriagada. Sua resposta foi de uma mulher que acima das suas lutas ela se deleitava no Senhor através da fé.

O resultado foi que o sacerdote Eli impetrou a bênção sacerdotal sobre ela !!!

Deus estava dando a oportunidade pra ela escolher o presente !!!!

Qual o seu Pedido???

Vs. 18 – "... e o seu semblante já não era triste." Isso por que Eli ministrou a benção !!!!"Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste." Observe, porem, que o maravilhoso fato que marcou o fim da tristeza e o começo da alegria de Ana, provando sua grande fé, foi que:

Nada havia mudado!!!!

Nada mudara em sua vida, mas Ana creu, assim, alegrou-se na promessa. "comeu, e o seu semblante já não era triste". Ela não tinha um bebê em seus braços – nem sequer estava grávida ! – Mas confiou no Senhor, Deleitou e entregou tudo ao Senhor.

Vs. 20 – "(Ana) concebeu e ... teve um filho..." A alegria tem mais significado na vida de uma pessoa que enfrentou tempos difíceis.

Vs 21 – "Ana ... concebeu e teve três filhos e duas filhas..."



Deus faz além do que pedimos ou pensamos, basta usar estes segredos: Confiar, Deleitar e Entregar ao Senhor

Nenhum comentário: