Sobre o “apelo” / decisão por Cristo



Graça e paz de Cristo, querido Pastor!

Gostaria de refletir com você um momento importante que ocorre em quase todas as igrejas, comumente após a ministração da Palavra!

O “apelo” é um momento do culto em que o pregador da Palavra convida visitantes a reconhecerem Jesus como Salvador, e isso se enquadra aos que estão se decidindo pela primeira vez, e aos que estavam afastados e desejam retornar.

Algumas Igrejas chamam de “apelo” e outras como “momento de decisão". Eu particularmente prefiro me referir a esse momento, como “decisão”, pois nem sei por que motivo algumas chamam de “apelo”, já que essa palavra vem de “apelação”, e a Palavra de Deus nunca foi apelativa.

Este costume nas igrejas é bem antigo, realizado desde 1870 aproximadamente, mas infelizmente às vezes repetimos coisas que não nos atentamos ao fundo sobre alguns cuidados.


Outra coisa que não acho legal é pegarmos a pessoa “pelo braço”, para que ela vá à frente proferir que está tomando sua decisão de uma nova vida com Cristo. Entendo que existe grande batalha espiritual para que tais pessoas não tomem essa decisão, mas devemos ter muito cuidado com isso, para não atrapalharmos ao invés de ajudarmos. Se a pessoa quiser tomar a decisão e estiver com vergonha de ir sozinha, podemos acompanhar. Mas se a pessoa estiver resistente, podemos dar uma palavra de motivação com sabedoria, e interceder por ela, mas não devemos obrigá-la, levando ao altar sem que ela demonstre interesse. Repito que a palavra de Deus não é apelativa. Até porque, a pessoa pode até ir, mas não gerará mudança interior.

Não considero que esse momento deva ser ignorado, mas penso que ele deve ser feito com cautela. Uma vez que você faz um CONVITE público, livremente as pessoas poderão se manifestar ou não. 

Uma sugestão é que o Pastor peça à congregação que mantenha os olhos fechados intercedendo pelos visitantes, e solicite que as pessoas que estão se decidindo por Cristo, levantem suas mãos, não necessariamente indo até o altarÉ uma forma de não ignorar este momento importante, e não constranger os que não querem se expor publicamente. Eu mesma, me lembro que quando o Pastor fez o convite (prefiro chamar assim), eu decidi caminhar com Cristo, mas não quis ir à frente. 

Quando o convite é realizado, e os ajudadores do Pastor responsável estão atentos a este momento, eles ficam sabendo exatamente quais são as pessoas que eles devem abordar após o culto. Esses ajudadores podem de forma bem gentil se dirigir aos que decidiram seguir a Cristo, e então se apresentam em uma conversa rápida e objetiva, a fim de parabenizar pela decisão. Esta também é uma boa hora , para deixar essa pessoa saber que aquela igreja está à disposição no que ela precisar em sua caminhada. E caso ela autorize, são colhidos alguns dados dela para que a igreja mantenha contato incentivando e fazendo com que ela se sinta integrada ao Corpo do Cristo.

A igreja pode inclusive criar um setor, para dar atenção às pessoas que se decidam por Cristo até um certo tempo, e depois de X tempo, encaminha-la ao departamento coerente com a sua idade, no caso adolescente, jovem ou adulto.


Tudo o que Jesus fez e nos ensina tem base no amor, e não na obrigação. A própria Bíblia nos diz que Deus procura verdadeiros adoradores e não seguidores que vivam religiosamente, sem saberem ao certo o que estão fazendo.

  
Diante do exposto, a forma como expressamos e nos comportamos diante deste momento tão importante no culto, é muito valioso e devemos ter zelo!

Que Deus abençoe seu ministério e te ajude a aprimorar o que for necessário, para a glória de Deus.

Texto escrito por Juliana Meni em 04/04/2011 e revisado em 08/07/2020

Nenhum comentário: