Vivendo com Excelência: Domine sua ansiedade !


“Olá, continuamos a falar um pouquinho sobre a vida simples.

Certa vez, Jesus percebendo a ansiedade no coração dos seus discípulos e seguidores lhes falou: “Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas.”

Obviamente que Jesus não estava falando a respeito de uma vida descomprometida, relaxada, sem trabalho e até mesmo alguma preocupação quanto a qualidade de vida. Ensinava a necessidade de aprenderem a viver felizes e contentes não permitindo que as preocupações com as necessidades diárias viessem a torna-los ansiosos, tristes, deprimidos e, com o termo dos nossos dias, dominados pelo estresse.

Jesus falava sobre a necessidade de confiar que, vivendo para Ele, haveria contentamento em seus corações.

Se esta palavra foi falada e útil para aquelas pessoas há pouco mais de 2000 anos atrás, imagine para nós nestes dias que vivemos onde vivemos cercados pela tecnologia onde TVs, rádios, celulares, computadores, games nos inundam com estímulos que, ao contrário do relax, se torna uma fonte de estresse.

O quanto é difícil para muitos desligar seu computador, principalmente desconectar das redes sociais. Se gasta mais tempo diante de uma tela do que com a vida. Os celulares parecem que nunca podem ser desligados criando uma tensão constante de que a qualquer momento uma notícia chegará.

Os vídeos games cada vez mais estimulando de maneira agressiva todos os sentidos não apenas de crianças e jovens, mas também de adultos. E se você não está ainda neta era da tecnologia, até mesmo a necessidade imperiosa e escravizante de se ter notícias que a grande maioria é deprimente.

Hoje conversava com um paciente sobre o seu tempo de internação e falávamos como os dias têm passado tão rápidos. Mas o tempo é o mesmo, somos nós que queremos realizar o que se faz em 30 ou mais horas em apenas 24.

Portanto, quando falamos em limpar gavetas, estamos nos referindo a jogar fora alguns costumes que nos prendem e que sem perceber nos roubam o tempo precioso e a qualidade de vida.

Alguns passos importantes:

1. Separe um tempo para estar desconectado das redes sociais, desligue um pouquinho o seu computador (Faça isto quando acabar de ler).

2. Utilize a TV, rádio, internet para algo que traga tranquilidade ao seu interior – não seja um escravo dos meios de comunicação.

3. Deixa um pouquinho de lado aquilo que estimula todos os seus sentidos – isto faz com que você pense cada vez mais em seu futuro e isto, com certeza, traz ansiedade.

4. Organize o seu tempo – limpe sua agenda. O calendário e o relógio não são problemas e sim o acúmulo de atividades. Não seja escravo da sua agenda. Use-a para o seu bem estar.

5. Organizar o seu tempo significa aprender a dizer NÃO para os outros e para você mesmo. Não é porque gostamos de algo que vamos aceitar sempre. Cuidado com pessoas que amam mais o que você faz que a sua vida.

6. Não viva “deixando a vida lhe levar”. Se isto acontecer ela lhe levará para ser dominado pelo estresse.

7. Cuidado com multitarefas. Para muitos o trabalho e as muitas atividades são necessárias como o álcool, nicotina e drogas. Logo percebem que perderam dias de lazer, de estar com seus filhos, sua família e construir algo que permaneça.

8. Cuide do seu espírito. Somos formados por corpo, alma e espírito e pouco damos atenção a ele. A nossa espiritualidade precisa ser desenvolvida – não estamos falando de religiosidade e muito menos de espiritualismo. Ter um espírito saudável é ter uma fonte de vida em seu interior.

Veja como Jesus continua sua conversa com seus seguidores: “ Vocês não podem acrescentar uma hora a vida de vocês. Se não podem fazer algo tão pequeno, porque estão preocupados com tantas coisas. Olhem os lírios do campo. São lindos vestidos como ninguém simplesmente porque são cuidados por mim. Se a erva do campo é vestida de tanta beleza e cuidados e logo são lançadas ao fogo, quanto mais Eu vestirei vocês que nada creem. Não busquem de maneira ansiosa e ávida o que comer, beber ou vestir,não sejam dominados por estas preocupações, pois assim são os que não creem em mim.

Porque não dar uma paradinha em tudo agora e ler esta narrativa tão confortante – Evangelho São Lucas, capítulo 12.

Continuaremos...

Espero lhe ter ajudado. Saiba que eu sou o primeiro a começar a viver assim.

Um grande abraço do amigo,

Marcos Paiva”

Fonte: http://marcosdepaiva.blogspot.com.br/2012/05/vivendo-com-excelencia-8-uma-vida.html

Nenhum comentário: