ESTUDE !!!

Olá queridos !
Hoje eu quero incentivar vcs a estudar ! Sim, quanto mais estudamos melhor se torna nosso vocabulário e escrita, seja qual for a área de preferência.
Muitas vezes achamos que temos todo o tempo do mundo e que o melhor é “curtir a vida” pois estudar é muito chato. No entanto, se apenas curtirmos a vida não estaremos semeando para colhermos bons e doces frutos no futuro. Um dia chegará o tempo em que consideraremos que perdemos tempo e que hoje não temos nada para colher, para nos orgulharmos em uma formação, realização profissional, finanças em ordem, etc.
Seja qual for sua idade, estude ! Se for possível investir em um curso pessoalmente ou à distância faça isso ! Pesquise as opções disponíveis, bem como valores, grade de disciplinas, carga horária e reconhecimento. Se não puder investir nesse momento, não use como desculpa a falta de grana. Crie um planejamento e estude por conta própria. Não será em vão.
Aliás, muitas pessoas consideram suficiente estudar em um curso, ignorando estudar o conteúdo em casa. Com isso o conteúdo não é fixado na medida certa, não são aprovados e desistem dizendo inclusive que só é aprovado quem tem QI. Não justifique seus métodos errados de estudo. É necessário reforçar o conteúdo em casa, COM COMPROMISSO !

Resultado de imagem para CONCURSO PUBLICO
Aqueles que sonham ser funcionários públicos, mesmo sem uma formação técnica ou superior, e que não possuem condições de investir em cursos, minha dica é realizar um planejamento de estudos a longo prazo. Por exemplo: Português é uma matéria comum a todos os concursos e quase sempre o conteúdo é o mesmo. Faça uma pesquisa de editais em vários concursos e anote as matérias comuns a todos. Escolha os editais mais recentes observando os livros indicados na bibliografia. Se for possível compre, pegue emprestado, ou estude em uma biblioteca. Há muitos bons livros de português específicos para concurso. Indico por exemplo GRAMÁTICA DA LINGUA PORTUGUESA – EDITORA SARAIVA – NILSON TEIXEIRA.
Dica 1: Identificar os itens comuns nos editais
Dica 2: Tendo identificado os assuntos, crie um planejamento. Por exemplo 1 ano só de português. Parece muito tempo mas não é. Quando fizer seu planejamento verá que é um tempo necessário para fixar todo o conteúdo que é grande e exige dedicação. Se vc tiver por exemplo 15 temas principais de português, pode estudar 1 por mês, alocando os 3 restantes junto com os assuntos que possuem menos conteúdo.
Dica 3: Planeje os dias e horários que estudará. Se você trabalha, pode estudar na condução, à noite, nos finais de semana, na hora do seu almoço. Enfim, cada pessoa sabe o melhor dia e horário. Caso não possa estudar muitas horas por dia, não desanime. Pense que é melhor 1 hora por dia do que nada... Em 7 dias você terá estudado 7 horas.
Dica 4: Evite marcar compromissos nos dias e horários planejados para estudar.
Dica 5: Estude no local mais calmo da sua casa. Se possível converse amorosamente com sua família para evitar interromper nesses horários para não tirar a atenção. Se for necessário estude no quarto e feche a porta do quarto. Não precisa trancar, mas encostando já ajuda a diminuir o barulho.
Dica 6: Controle suas emoções evitando discussões e preocupações que gerem ansiedade. A Bíblia fala em domínio próprio. Se vc tem dificuldade com isso, inclua como alvo em suas orações. A ansiedade e falta de controle gera problemas com as pessoas que estão próximas a nós aumentando nossa tensão e bom êxito nos resultados que almejamos.
Dica 7: Separe seu material de estudo por assunto:
Mês 1: Ortografia > emprego do hífen (atenção na escolha dos materiais revisados pela reforma ortográfica)
* Tire Xerox de mais de um livro sobre o assunto
* Tenha áudios de aulas e\ou videoaulas. No youtube há vários mas é necessário observar se estão de acordo com a reforma ortog... Também há professores que vendem DVDs com conteúdos e exercícios para concursos. Indico os da professora Rafaela Motta (busque o face dela).
Dica 8: 1 dia por mês (sábado ou domingo), se organize para apenas fazer revisão do conteúdo estudado no mês e treinar com muitos exercícios. Você tem acesso a exercícios em livros que possuem resposta (versão do professor), sites de concursos com resoluções e correções, etc.
Dica 9: Ao final do ano, tendo estudado todo o conteúdo, baixe provas de concursos anteriores (não muito antigos por causa da reforma ortográfica), e faça uma avaliação... No site PCI Concursos há centenas de provas com o gabarito.
Dica 10: Escolher a área de interesse. Há concursos que são realizados anualmente outros em período maior. Sabendo disso os estudos precisam ter um acompanhamento de prazo.
Dica 11: Estude copiando o conteúdo. Se possível digite todo o conteúdo que vc tem, juntando material impresso, e videoaulas. Cada professor explica de uma forma então unir as explicações ajuda muito na compreensão.
Estando todo o conteúdo organizado, imprima e copie em um caderno quantas vezes for necessário. Isso ajuda absurdamente na retenção do conteúdo, pois na forma “decoreba” esquecemos rápido.
Dica 12: A experiência e paciência são parceiros... nem sempre a pessoa é aprovada no primeiro concurso que realiza, pois muitas vezes sabe o conteúdo mas a ansiedade gera “brancos”. Por isso o ideal é não estudar com pressa, para fixar bem, e controlar a ansiedade. Por isso, é importante se inscrever para outros concursos que vierem, ainda que não haja interesse no salário, localidade, etc, pois ajuda a exercitar o tempo de se realizar a prova em 4horas (incluindo a marcação do cartão resposta), treino para manter a mente em foco, ir ao banheiro antes da prova e durante o período sair o mínimo possível. Ter uma garrafinha de água e beber o mínimo possível, só pra molhar a garganta, um chocolate, chiclete, biscoito... com o tempo a pessoa cria suas próprias estratégias.
Não estude nem faça uma prova com a certeza de incapacidade. Seja equilibrado. Dê o seu melhor considerando a importância da disciplina e esforço, mas esteja preparado para a não aprovação, sem pessimismo, mas compreendendo que valeu de experiência como um degrau. Isso ajuda a vencer a ansiedade e estar resistente à frustração.

OBS:
1) Quer saber a vantagem disso tudo¿ Você absorverá melhor o conteúdo, aprendendo de verdade e não apenas decorando para esquecer em pouco tempo, e também estará muito à frente dos candidatos que começam a estudar apenas quando um concurso é divulgado. Vc terá estudado 1 ano determinado conteúdo, quando a maioria estudou apensa 2 meses, entre a divulgação do edital e a prova.
2) Concurso público concede isenção para pessoas desempregadas, sem renda para pagar a taxa de inscrição. Fique atento aos prazos de isenção.

Bons estudos !

** Nunca se esqueça! Nenhum estudo é realizado em vão... CERTAMENTE sua escrita e conversas melhorarão, além de outras áreas de conhecimento. E se vc não tem interesse em prestar concurso público, mas deseja melhorar seu conhecimento em português, a estratégica ensinada também é válida, além da leitura de livros com assuntos de seu interesse. **
** E e você acha que deveria ter feito isso há mais tempo, pense que é melhor começar tarde do que nunca **

Resultado de imagem para vamos estudar

Fica a dica !
2016 é ano de amadurecermos nosso conhecimento!

Um abraço.

Juliana Meni

Nenhum comentário: