Minha experiência com a ISOTRETINOÍNA

essa foto foi retirada da net

Olá queridos!
Hoje quero compartilhar com vocês minha alegria de concluir um tratamento dermatológico, para combate à acne, através do medicamento ISOTRETINOÍNA. Esse tratamento é realmente muito eficiente, no entanto os efeitos colaterais são muitos. A folha da bula é imeeeeensa. Certamente a maior que já vi e por medo dos efeitos prorroguei o início do tratamento várias vezes. Mas pela minha idade e gravidade da minha acne, sempre grossa e interna, resolvi pesquisar bastante sobre o assunto, avaliar os prós e contras, minha motivação e seguir em frente.
O medicamento não é barato mas dá pra se programar pois o gasto mensal é aproximado já que o médico já receita uma qtde X de caixas do remédio, e de outros produtos que nem sempre precisam ser comprados mensalmente.
Dentre os efeitos colaterais, no meu caso o foco foi a secura nos lábios (que é normal), uma sensibilidade absurdamente grande na pele, que já era fina, ficou mais ainda. Tive muuuuuita coceira nos braços e como eu coçava criavam vários machucados que deixaram meus braços muitos manchados e feios porque em tirava a casca (NÃO FAÇAM ISSO!). Também tive uma fase me que sentia muitas dores fortes na articulação das pernas, dores musculares, muito cansaço, fraqueza, etc. Pra mim o foco foi isso mas há muitas possibilidades. Depende da pessoa. Nem meu colesterol aumentou, o que acontece com a maioria das pessoas. Creio que pelo fato da minha alimentação ser bem cuidada.
Tive muitos momentos de querer desistir, mas quando eu me lembrava do meu alvo, perseverava. Até porque, nem sempre os resultados aparecem de imediato. E quando parece começar a surtir efeito, surgem umas crises, no meu caso geralmente nas épocas de TPM.
Terminei o tratamento tem 20 dias e criei o hábito de usar o protetor solar fácil todos os dias de manhã, além de usar toda hora um hidratante labial. Desde o primeiro dia de tratamento levei isso a sério, por  isso não sofri com as rachaduras labiais, nem com o Sol no rosto, porque evitei ao máximo exposição.
Sinceramente para acnes não tão graves eu não aconselho porque os efeitos são muitos e a pessoa tem que ser disciplina e seguir as recomendações médicas.
Agora com o passar do tempo, minha pele voltará ao normal. A única coisa que permanecem são as marcas no rosto pelas vezes que “cutuquei”, e nos braços. Os machucadinhos se eu tirar as casquinha, ainda dá pra perceber a sensibilidade da pele porque o buraco fica fundo. Depois que voltar ao normal, creio que daqui a uns 2 meses, já poderei fazer um tratamento para tirar as manchas do rosto e dos braços.






Agora a nova etapa será mais simples... tirar as manchas por método superficial, como limpezas de pele e peelings.
É isso !
Tá aí meu relato ! Fui!
Ju Meni

Postar um comentário