Cuide da sua pele

Olá queridos!

Hoje quero compartilhar com vocês minha alegria por concluir um tratamento dermatológico de combate à acne, através do medicamento ISOTRETINOÍNA. Esse tratamento é realmente muito eficiente, no entanto os efeitos colaterais são muitos. A folha da bula é imeeeeensa. Certamente a maior que já vi e por medo dos efeitos prorroguei o início do tratamento várias vezes. Mas pela minha idade e gravidade da minha acne, sempre grossa, interna e dolorida, resolvi pesquisar bastante sobre o assunto, avaliar os prós e contras, e resolvi seguir em frente.

O medicamento não é barato mas dá pra se programar pois o gasto mensal é aproximado do início ao fim do tratamento, já que o médico já receita uma qtde X de caixas do remédio, e de outros produtos que nem sempre precisam ser comprados mensalmente.

Dentre os efeitos colaterais, no meu caso o foco foi a secura nos lábios, uma sensibilidade absurdamente grande na pele, que já era fina e ficou mais ainda. Tive muuuuuita coceira nos braços e como eu coçava criavam vários machucados que deixaram meus braços muitos manchados e feios porque eu tirava a casca (NÃO FAÇAM ISSO! rsrs). Também tive uma fase em que sentia muitas dores fortes na articulação das pernas, dores musculares, muito cansaço, fraqueza, etc. Pra mim o foco foi isso mas há muitas possibilidades. Depende da pessoa. Nem meu colesterol aumentou, o que acontece com a maioria das pessoas, então os efeitos são muito pessoais. Creio que pelo fato da minha alimentação ser bem cuidada também ajudou a não ter alteração no colesterol.

Tive muitos momentos de querer desistir, mas quando eu me lembrava do meu alvo, perseverava. Até porque, nem sempre os resultados aparecem de imediato. 

Terminei o tratamento e criei o hábito de usar o protetor solar fácil todos os dias de manhã, além de usar frequentemente um hidratante labial. Desde o primeiro dia de tratamento levei isso a sério, por  isso não sofri com as rachaduras labiais, nem com o Sol no rosto, porque evitei ao máximo exposição.

Sinceramente para acnes não tão graves eu não aconselho porque os efeitos são muitos e a pessoa tem que ser disciplina e seguir as recomendações médicas.








Texto editado em 19/04/2020:
Hoje, 3 anos após o tratamento, estou muito feliz e satisfeita com o resultado, pois após as fases que relatei sobre a experiência da época, continuei seguindo meu objetivo para a retirada das manchas com cremes indicados por dermatologista, limpezas de pele e peelings.



Autoria:
 Juliana Meni

Nenhum comentário: