Cuidado com o que você ESCUTA, VÊ e CONVERSA


“Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios…Antes tem seu prazer na lei do Senhor…Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros…e tudo quanto fizer prosperará…Porque o Senhor conhece o caminho dos justos…” - Salmos 1 a 6

Uma mulher, esta passando por uma crise em seu casamento. O homem que tanto amava e que era carinhoso já não é mais o mesmo. Parece até que o príncipe virou sapo…

Desesperada se encontra com suas três amigas, então ela começa a se desabafar com elas, contando tudo o que está acontecendo em seu relacionamento e em seu lar.

Essa cena parece normal, talvez você também esteja com algum problema em sua casa, e então desabafa, pede conselhos a sua vizinha ou até mesmo para sua melhor amiga.

Háa, quando estamos com algum problema somos tão imprudentes, somos desesperados achando que a pessoa” x” tem a solução para o problema “y”.

Essa mulher ouve suas amigas que logo falam para ela conselhos que no lugar de melhorar a situação acaba piorando mais ainda. São conselhos de pessoas ímpias, que não conhecem a palavra e o poder de Deus, vivem na maré deste mundo, “divórcio, dar o troco, e por ai vai…conselhos tolos”.

O salmista já nos precaveu a respeito de conselhos dos ímpios “”Bem aventuado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios…”
Ah, como somos tolos, deixamos conselhos dos ímpios entrarem em nossos lares por fim em nossas vidas.

Cuidado com o que você vê e ouve na televisão
A televisão, é uma das maneiras a qual permitimos que os conselhos tolos e ímpios entrem em nosso lar.

– Novelas uma arma diabólica
As novelas em geral tem a mesmas estórias, em todas elas tem o adultério, prostituição, homossexualismo e outros males para a família e conseqüentemente para a sociedade.

Muitas vezes “nós” servos de Deus, estamos torcendo pra fulana ficar com sicrano, mesmo cometendo um adultério.

Nós seres humanos nos acostumamos com tudo rapidamente, pois nosso cérebro capita tudo e então achamos tudo normal…A televisão tem dois poderes que atinge em cheio a mente humana, ela entra nas duas “portas de entradas” que temos essas portas são audição e a visão.

Na telinha vemos e ouvimos exemplos que acabam influenciando qualquer pessoa, seja a mais “santa” ou mais incrédula… Quando tudo parece normal, ai é que o negócio fica feio!

Na rodinha de “amigos”
O ser humano não foi gerado para viver sozinho, ele tem a necessidade de conviver com mais pessoas.

Além disso estamos no mundo terreno, bem na verdade é que não somos deste mundo, mas estamos peregrinando aqui, encontramos e convivemos com diversos tipos de pessoas, na qual tem fé e credos diferentes do nosso.

A ideologias deste mundo e seus costumes estão cada vez mais distante da Palavra de Deus, se não tomarmos cuidado essas ideologias e costumes entraram em nossas vidas e não teremos mais forças para seguir a Cristo.

O Salmista também nos alertou sobre andar e sentar com os ímpios e escarnecedores.

Os ímpios são os que vivem no pecado e que tem prazer nele. Os escarnecedores são aqueles que zombam de alguém ou do evangelho de Cristo…

É impossível nós não nos relacionarmos com esses tipos de pessoas, mas eles não devem ser os nossos “melhores” amigos, não devem ser aqueles na qual sentamos, trocamos idéias e nos confraternizamos…
Infelizmente no nosso meio cristão, temos muitos escarnecedores e ímpios, fujamos desse tipo de pessoa. Pois seus conselhos são tolos e insanos!

Conseqüência de quem segue os conselhos dos ímpios
Os que se verdearem, seguirem os conselhos e caminhos dos ímpios, o salmista registra suas conseqüências:

- Serão como a moinha que o vento espalha - Ou seja, será enganado por coisas que não dão um bom resultado, são enganados por qualquer coisa, doutrinas etc…

- Não subsistirão no juízo, nem na congregação dos justos - Por maus conselhos, e más influências essa pessoa sofrerá muitíssimo na terra e na eternidade.

O casamento, família, emprego não irão subsistir, irão se desmoronar por conselhos tolos, que não são firmados pela verdade…

A pessoa que serve a Deus, quando para de seguir o conselho da Palavra acaba se desviando, abandonando a fé…

- Por fim, o seu caminho perecerá… Você viu as conseqüências de quem segue, ouve os conselhos dos ímpios?

Mas tenho uma boa noticia pra você que não participa das rodas dos ímpios que não se aconselha com os mesmos.

Conseqüência de quem tem prazer na lei de Deus
Na Bíblia Sagrada, temos respostas para todos os problemas, encontramos conselhos para todas as situações… Juntamente com a oração temos grande poder de vencer as dificuldades do dia-dia.

O salmista relata ainda em Salmo 1, as características e recompensa daquele que não segue e que nem se assenta junto aos ímpios…

Aquele que tem prazer na Lei do Senhor e que medita de dia e de noite é:

- Bem aventurado - Em outra tradução Bíblica é COMO É FELIZ… Mesmo com problemas, a pessoa que ama a lei, a Palavra de Deus, ela é feliz, porque encontra conforto, segurança e paz.

- É frutífero e próspero – A pessoa passa por situações difíceis, mas é “frutífero”, ou seja consegue vencer os problemas, o casamento é restaurado, a vida é transformada seja qual for o problema, quando seguimos a Palavra de Deus e amamos a sua lei, somos mais que vencedores. Próspero, essa prosperidade pode ser financeira, mas nem todos serão cheios de dinheiro, mas a maior prosperidade que podemos ter é JESUS EM NOSSOS LARES EM NOSSAS VIDAS, essa prosperidade o dinheiro não pode comprar… E ainda quando morrermos iremos morar com ELE nos céus, pisar nas ruas de ouro…
Podemos dizer que aquele que tem prazer na lei do Senhor é como a arvore plantada junto ao ribeiro de águas, o Ribeiro é Deus as águas é a sua Palavra que nos alimenta, sustenta e que nos dá a direção correta para solucionar os problemas.

Melhor do que ver, ouvir e conversar com pessoas ímpias é ver, ouvir e conversar com Deus, porque somos justificados no sangue de JESUS, e o SENHOR conhece os caminhos dos JUSTOS..

Se você está se assentando juntos aos ímpios, seguindo seus conselhos, ainda tem uma solução, essa solução se chama CONVERTER:
Com DEUS
ver Deus
ter Deus


por: Thiago Dearo
Postar um comentário