RESMUNGAR, MURMURAR E RECLAMAR

 FEVEREIRO 2024






TRANSCRIÇÃO DO VIDEO 1

Olá, amadas irmãs da Igreja de Nova Vida em São Cristóvão!

 

Em nossa 2ª reunião de 2024, realizada em 18 de fevereiro, estudamos sobre resmungar, murmurar e reclamar.

 

Resmungar, Murmurar e Reclamar são parecidos e podem estar vinculados mas não são a mesma coisa.

Vamos relembrar?

 

RESMUNGAR é quando expressamos pra nós mesmas uma insatisfação sobre algo que não deu certo com a gente ou com outras pessoas. Por exemplo quando fazemos aquele som com a língua. (FAZER O SOM).

 

MURMURAR, de acordo com o dicionário online Dicio, é a ação de sussurrar, de falar baixinho entre pessoas sobre algo insignificante ou sem importância, e até mesmo com uma só pessoa, com uma má intenção sobre alguém ou sobre determinado assunto.

 

A palavra murmuração deriva do latim "murmuratio,onis", possui o sentido de insatisfação e de descontentamento associada à intenção de inflamarmos outra pessoa ou um grupo com uma opinião, seja com uma fala ou um sinal como um cutuque ou um olhar por exemplo.

 

Foi o que aconteceu com os israelitas em NÚMEROS 11.1-10. Um grupo se inflamou com a insatisfação pelo tipo de alimento que tinham e outros SE PERMITIRAM SER influenciados por eles.


Medite em FILIPENSES 2.5-16 e também em PROVÉRBIOS 3.5-6.

 

Você realmente confia em Deus? Tem percebido o cuidado, dEle ainda que você não concorde ou não entenda a circunstância?

 

Não é pecado querer o melhor, mas desdenhar do que se tem entristece o Espírito Santo.

 

Evite se inflamar com as insatisfações alheias e inflamar outras pessoas, desdenhando as coisas que Deus tem feito na sua vida e no meio do grupo que você tem participado. Se algo não vai bem, que isso seja motivo de oração e de discussão no sentido de encontrar melhorias, boas saídas, novos caminhos, e não motivos para disse-me-disse, fofoca e acima de tudo, o entristecimento do Espírito Santo.

 

O apóstolo Paulo diz "Evite os falatórios inúteis" e "As más conversações corrompem os bons costumes".

 

Medite em 1 TIMOTEO 6.20 e em 1 CORINTIOS 15.33.

 

Devemos ter cuidado com as nossas insatisfações e com quem andamos e seguimos nas redes sociais inclusive. Tenha cuidado com o efeito manada!

 

Então é isso! Continue acompanhando a revisão do nosso estudo e colocando em prática! Até a próxima!

Olá, amadas irmãs da Igreja de Nova Vida em São Cristóvão!

 

Em nossa 2ª reunião de 2024, realizada em 18 de fevereiro, estudamos sobre resmungar, murmurar e reclamar.

 

No vídeo anterior relembramos sobre Resmungar e Murmurar. Hoje vamos relembrar sobre reclamar. Vamos lá?

 

RECLAMAR segundo o dicionário online Dicio, significa se queixar, criticar, propor a solução de algo que aconteceu e que se deseja justiça.

 

Às vezes reclamamos de forma automática pelo senso comum, e não paramos pra pensar no que estamos falando!

 

Por exemplo:

 

"Que desgraça, tanto evento na igreja!", "Que saco" isso, "Que droga" aquilo.

 

Substitua certas reclamações por oportunidades para clamar a Deus por dias melhores se você acha que tem algo desajustado! Além disso, no caso da quantidade de eventos na igreja, se você não quer ou não pode participar por quaisquer motivos, é uma questão sua pessoal, mas certamente todos eles tem seus propósitos bem aproveitados.  Se eles não tivessem razão de ser, certamente nossos pastores nem autorizariam. Então exerça a gratidão pelo que se tem no momento, ainda que determinadas situações não estejam como você gostaria.

A Bíblia fala que Deus estabeleceu 40 dias para o percurso que os israelitas fariam, mas eles levaram 40 anos, porque quanto mais reclamamos mais as coisas se dificultam no caminho, mais o tempo demora a passar e mais desconfortável se tornam nossos dias... Ao invés de confiarem em Deus, os israelitas julgaram as circunstâncias se apoiando no próprio entendimento e isso é algo que também fazemos o tempo todo e muitas vezes nem percebemos.

Uma reclamação pode ser consequência de uma insatisfação real onde se deseja justiça por algo pessoal ou coletivo, mas quando se trata por exemplo de algo relacionado a um produto ou serviço, precisamos ter cuidado para não manifestarmos nosso pedido de reivindicação à pessoa errada, na hora errada e da forma errada. Muitas vezes temos o direito de manifestar algo de forma justa, mas colocamos tudo a perder por não fazermos isso com bom senso, deixando a raiva falar mais alto.

É sempre bom colocarmos uma boa dose de mel nas palavras e de respeito às pessoas envolvidas com nosso direito de reclamação, pois muitas vezes elas não tem nada a ver com a situação que nos gerou insatisfação e estão ali apenas de frente como um representante de uma empresa, por exemplo.

A melhor forma de buscarmos a justiça humana é agindo com a direção de Deus em obediência a Ele em cada atitude, confiando nos Seus planos e seguindo Suas instruções passo a passo. Ele é o Deus de toda justiça e ela independe da nossa concordância.

Podemos clamar a Deus com sinceridade expondo nossas tristezas, dores, limitações, dificuldades e desejos, porém, não devemos murmurar nem reclamar considerando nossa própria vontade e entendimento acima da de Deus.

 

Quando estamos alinhadas ao propósito de Deus, mesmo sem concordarmos com determinadas situações, sabemos que a justiça do Pai sobrepõe à visão humana, e nos sentimos confortadas nEle, porque confiamos no Deus que servimos.

 

Quanto mais nos enchemos do Espírito mais nos esvaziamos de nós mesmas.

 

Então é isso! Continue acompanhando a revisão do nosso estudo e colocando em prática! Até a próxima!

 

 

CONCLUSÃO:

Olá, amadas irmãs da Igreja de Nova Vida em São Cristóvão!

 

Em nossa 2ª reunião de 2024, realizada em 18 de fevereiro, estudamos sobre resmungar, murmurar e reclamar e nos vídeos anteriores revisamos sobre esses assuntos.

 

É uma questão de hábito tentar não murmurar e não reclamar, então que a partir de hoje nós possamos ser mais plenas e satisfeitas com a nossa vida, INDEPENDENTE das circunstâncias ruins que nos sobrevierem! 

A murmuração e a reclamação deixam a nossa vida e de outras pessoas azeda, porque a pessoa não só enxerga tudo nublado, sob um olhar de julgamento, tendo prazer em influenciar outras pessoas com sua opinião negativa.

Precisamos nos esforçar para que as murmurações e as reclamações não ganhem evidência em nossa vida!

 

Não espere resultados diferentes fazendo as mesmas coisas.

Peça ao seu amigo Espírito Santo para te ajudar lembrando onde e como você precisa melhorar, e que você se sinta motiva a obedecer ao Pai, fazendo a parte que te cabe decidindo e corrigindo a cada erro.

Em FILIPENSES 4.11-13 o apóstolo Paulo diz: "APRENDI a estar contente" ou seja, precisamos ter contentamento com as coisas que acontecem. Não é para nos acomodarmos às coisas ruins nem às adversidades, mas não podemos perder a alegria das coisas boas por focarmos nas ruins.

Ninguém aprende nada de uma hora pra outra... é um exercício! Por isso, deseje agradar ao Senhor, peça ajuda a Ele, confesse e abandone tudo o que confrontar com a vontade do Pai pra sua vida!

Fique com Deus !

 


Trecho de uma das mensagens do Pr Maurício
👇

Um comentário:

Marisa disse...

Juliana como foi bom ouvir sua voz suave e mandar falar sobre reclamar e murmurar
Muito edificante a explanação sobre o tema
Deus te abençoe