PENIEL

                                                      MARÇO 2024










TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO:


Olá, amadas irmãs da Igreja de Nova Vida em São Cristóvão!

Em nossa 3ª reunião de 2024, realizada em 17 de Março, estudamos sobre o encontro de Jacó com Deus, conhecido como Peniel, pois como diz em Gênesis 32.30, ele viu Deus face a face.

Aprendemos que Peniel representa o nosso encontro com Deus, onde a partir dele somos confrontadas a não sermos mais as mesmas pessoas, e então somos convidadas a realizarmos os ajustes necessários em obediência ao nosso amado Senhor. Não é possível sermos a mesma pessoa antes e depois do nosso encontro com Cristo, como nos diz 2ª Coríntios 5.17

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”

Nosso desejo por uma vida plena, à luz da Palavra deve ser contínuo em toda a nossa vida se quisermos ser segundo o coração de Deus. Em João 15.5 diz: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim você não podem fazer coisa alguma”.

Meditamos em:

·         Genesis dos capítulos 25 ao 32

E convidamos também a meditar em:

·         Hebreus 12.16-17

·         Oséas 6.3

·         Hebreus 13.9

·         Mateus 6.33

·         Mateus 6.21

·         Efésios 3.14-21


Esaú era um homem profano, e escolheu esse estilo de vida apesar de ter a benção da primogenitura por direito. Enquanto isso Jacó tinha uma vida pacata, mas apesar de saber que havia uma promessa de Deus sob a sua vida, não esperou as coisas acontecerem no tempo certo e tentou agir do seu jeito. 

Jacó se passou pelo irmão Esaú enganando seu pai mas não enganou a Deus. Naquele momento o pai lhe perguntou quem ele era, ou seja, qual era o seu nome, e ele respondeu que era Esaú, para que seu pai lhe desse a bênção! 

Muitas vezes percebemos que saímos do caminho da benção mas temos medo de retornar, porque isso exige renunciar o nosso eu, abrir mão do orgulho, talvez enfrentar um inimigo, pedir perdão a alguém, etc. 

Quando estamos diante de Deus precisamos nos despojar de nossos medos, incertezas, angústias e nos entregarmos a Ele integralmente. O confronto e a renuncia do nosso eu doem, mas geram mudanças gloriosas em nós e a partir de nós. 

Tudo o que tentamos fazer na força do nosso braço pra agilizarmos o cumprimento de uma promessa de Deus na verdade a adia e nos gera danos no caminho da espera. Precisamos confiar nas promessas de Deus e caminharmos em obediência passo a passo sem querermos antecipar nada.  

Interessante também que Jacó era enganador e seu sogro era pior do que ele. É o jogo da lei da semeadura. Ele acabou experimentando a dor de ser passado pra trás quando quis se casar com Raquel mas teve que se casar com Lia primeiro. 

A bênção do Senhor se inicia com a obediência e a partir disso a coisas se encarregam de se encaixarem no devido lugar conforme a lei da semeadura. Todavia, Deus não abençoa ninguém apenas por merecimento, mas pra que seja cumprido um propósito a fim de que esta benção se multiplique à outras pessoas. 

Em muitos momentos da nossa vida nos apoiamos tanto em nosso próprio entendimento que nos perdemos de nós mesmos. E aí vem Deus e tira todos os nossos apoios, pra que voltemos a nos dar conta do quanto precisamos dEle!

 

Jacó passou por três tipos de confrontos no Val do Jaboque:

·         Confronto consigo mesmo:

Quando lutamos conosco mesmos, sofremos.

Quando o Anjo lhe perguntou o seu nome ele disse: “Jacó” - reconhecendo que era enganador.

 

·         Confronto com o próximo:

Jacó deixou o seu sogro e se preparou para rever seu irmão Esaú.

 

·         Confronto com Deus:

Antes de passar o Ribeiro fez uma oração reconhecendo seus erros.

Quando lutamos com Deus somos marcados por Ele para sempre.

Jacó recebeu a benção que pediu e um novo nome, passando a chamar-se Israel, que significa príncipe de Deus.

 

O anjo perguntou a Jacó qual era o seu nome. Quando ele enganou seu pai, foi essa mesma pergunta que ele teve que responder e ali ele mentiu. Mas nessa nova fase de maturidade, ele entendeu que precisava se responsabilizar por quem ele era e então assumir sua identidade. Foi onde ele respondeu seu nome real, Jacó. 

A fase de maturidade gera respostas diferenciadas para as mesmas perguntas da fase de imaturidade. 

No Val de Jaboque Deus toca na coxa de Jacó e ele mancou para sempre, mas a partir dali  não andou mais sozinho. É como se ele tivesse ali uma marca que o fizesse lembrar de quais eram suas fraquezas e de que não poderia seguir mais sem Deus. 

Qual a marca que não dói mais por estar curado, mas te faz lembrar de onde Deus te tirou? 

Em nossa vida muitas vezes queremos resolver os problemas com as pessoas do nosso jeito, mas antes de tudo precisamos ter um encontro com Deus e mediante uma transformação. Antes das coisas mudarem do lado de fora é preciso que haja mudança dentro de nós.

De que lado do Rio você está? Do lado do Jaboque murmurando e confrontando tudo e todos? Ou do lado do Peniel buscando o encontro para contemplar a face de Deus? 

Deus foi quem mandou que Jacó voltasse para a terra dos pais. No entanto, Jacó sabia que ele não poderia voltar se não se reconciliasse com seu irmão. Ele temia esse encontro, mas na verdade Esaú já estava resolvido consigo mesmo e com seu irmão, e o aguardava em paz. Porém como Jacó não sabia dessas mudanças, criou várias estratégias com medo do que poderia acontecer nesse encontro. Ele fez exatamente como nós fazemos quando estamos com medo e não confiamos em Deus, criando barreiras de proteção pra nós mesmas. 

Deus então nos conduz às lutas para que tenhamos experiências com Ele. O resultado dessas experiências dependem de como reagimos às lutas. 

Que nós possamos aprender com Jacó como devemos reagir em meio às lutas para termos experiências com Deus:

 

1. Precisamos renunciar o nosso eu

→ Jaboque significa esvaziar.

→ Quando estou cheia de mim, não consigo estar cheia de Deus.

 

2. Precisamos ficar a sós com Deus

→ É ótimo saber que temos com quem contar na hora da luta, mas isso não substitui o nosso secreto com o Senhor.

→ Jesus ficou só no Getsêmani

 

3. Precisamos Persistir

→ Precisamos insistir na nossa busca por Deus.

 

4. Precisamos ser transparentes diante de Deus.

→ A resposta do nome de Jacó era como uma confissão do seu pecado.

→ Temos liberdade para nos expor diante de Deus.

→ Quando não conto as coisas para Deus, não estou escondendo nada Dele, apenas me privo de viver experiências profundas com Ele.

→ Não há nada mais maravilhoso do que estarmos nesse lugar, ontem estamos só eu e Deus, e eu sou totalmente transparente com Ele, porque é nesse lugar que Deus me toca.

→ Nem sempre esse toque é doce, mas ele é necessário, porque é esse toque de Deus

que me muda.

→ A mudança era a verdadeira bênção que Jacó queria.

→ É esse toque que faz as minhas lutas terem sentido, mas eu preciso passar pelo

processo até chegar na transformação.

→ Quando a luta vier, se questione, o que você está disposta a passar para ver Deus face a

face.

 

CONCLUSÃO: 

Precisamos reconhecer que dependemos do Senhor e clamarmos com o coração sincero e quebrantado pedindo ajuda para que tenhamos uma vida transformada, uma vida cristã genuína e que não sejamos apenas uma frequentadora de uma igreja. 

Deixe Deus transformar sua vida e então pessoas serão transformados pelo Poder de Deus através de você. 

Confessamos quem somos, entendemos a nossa dependência de Deus e o perdão que nos alcança, Sua graça e misericórdia através de Jesus, pois esta é a essência e o amor que libera perdão e nos dá salvação. 

Peniel tem como objetivos principais nos levar ao lugar de arrependimento e humildade e nos direcionar ao propósito certo. Precisamos parar de fazer coisas que Deus não mandou. 

A resistência ao agir do Espírito Santo nos gera processos muito mais difíceis e dolorosos.

Precisamos nos render ao processo de transformação durante a dor, assim como a borboleta antes foi lagarta e a pérola foi uma ostra machucada.

Para que sejamos aprovadas em cada processo, é necessário que venhamos admitir nossos erros e reconhecermos nossa dependência de Deus para que sejamos uma pessoa melhor.

Não é o caso de ignorarmos o que aconteceu, mas o que precisamos fazer é ressignificar, ou seja, enxergarmos os processos de uma maneira diferente.

É como um lençol branco estendido na corda. Se olharmos de forma direta, o enxergaremos como ele é. Mas se olharmos através de uma janela suja, enxergaremos como se o lençol estivesse sujo.

Precisamos olhar pras adversidades como uma queda que sofremos, machucamos, e precisamos tratar corretamente durante um tempo. Qualquer questão relacionada a nossa saúde, se não fizermos o tratamento adequado, pode nos gerar sequelas. Mas se fizermos tudo corretamente com a orientação de quem entende do assunto, o problema vai se resolvendo aos poucos, depois fica a cicatriz e ela não dói mais.

Da mesma forma aquele que passa pelo processo mas não o ressignifica, não permite o tratamento adequado do Espirito Santo, não sai do lugar, e as etapas não avançam, porque uma vez que as etapas não foram cumpridas, não tem como passarmos de uma fase para outra.

Só vive o resultado quem se submete ao processo!

Deus quer que sejamos mulheres transformadas de dentro para fora, e que possamos impactar o mundo através da Sua Palavra !

Pense nisso!

 

Então ficamos por aqui e até o resumo da próxima reunião de mulheres da Igreja de Nova Vida em São Cristóvão.


Texto: Jéssica Ferreira, Luciene Fortunato e Juliana Meni 

Voz: Nane 



Nenhum comentário: