A importância dos exercícios aeróbios


Muitos são os benefícios com a prática regular dos exercícios aeróbios de três a seis dias na semana. Veja alguns deles:
1. Melhora o humor e combate a depressão.
2. Diminui a ansiedade e o estresse.
3. Aumenta muito a autoestima.
4. Melhora do sistema imune.
5. Melhora a qualidade do sono.
6. Fortalece a musculatura do coração, aumentando a capacidade cardiorrespiratória.
7. Melhora o nível do bom colesterol, o HDL.
8. Aumenta a resistência à fadiga, dando mais disposição para as tarefas do dia a dia.
9. Previne doenças como hipertensão, diabetes, acidentes vasculares cerebrais e obesidade.
10. Provoca a perda de peso.

Os resultados mais imediatos são a melhora da disposição e melhora da circulação sanguínea. Os outros benefícios funcionam como uma poupança: onde quanto mais praticamos, mais acumulamos saúde, através de exercícios como caminhar, pedalar, dançar ou nadar.

É importante a regularidade em seus treinos para potencializar os resultados com a atividade física. Os efeitos acumulativos são os mais eficazes para a saúde, além disso, o índice de lesões é grande com a prática de exercícios esporadicamente. Isso é um fator que deve ser evitado.

Apesar da frequência cardíaca ser um fator individual podemos controlar para que não ultrapasse os 150 batimentos por minuto, valor padronizado por questão de segurança. Observe sua respiração, caso sinta-se ofegante e não consiga falar normalmente, cortando as frases e palavras é sinal que está indo para a classificação de exercícios avançados.

Quando realizamos o exercício aeróbio moderado sentimos que nosso coração está batendo mais acelerado que em repouso, mas não sentimos o aceleramento excessivo. A respiração é um termômetro para sabermos se estamos no caminho certo. A frequência respiratória aumentará, mas de forma sutil e ainda conseguimos conversar com outra pessoa normalmente, enquanto realizamos a atividade.  A partir, do momento que não conseguimos conversar normalmente durante a prática do exercício aeróbio é sinal que devemos diminuir o ritmo.

Além disso, podemos sentir o efeito de relaxamento após os exercícios físicos aeróbios pela liberação de endorfina que é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, todas liberadas nos exercícios aeróbios. Esses hormônios são chamados de hormônios do prazer, pelos efeitos de relaxamento que produzem.

Por isso, usem e abusem dos exercícios aeróbios. Desloquem-se a pé sempre que possível!

Fernanda Andrade
Personal Trainer - Dieta e Saúde
CREF 51670


Exemplos de Exercícios Aeróbicos e Seus Benefícios

Os exercícios aeróbicos são procurados, entre outros motivos, principalmente por quem está em busca de perder peso. O ideal é encontrar um exercício que te dê prazer. Veja, a seguir, alguns exemplos de atividades bastante divertidas que irão te render momentos de descontração e irão te ajudar a conquistar a tão sonhada boa forma.
  • Aero Jump: Trata-se de um exercício que consiste em realizar coreografias de músicas bastante agitadas em cima de uma cama elástica. Assim, os impactos são reduzidos e a atividade se torna mais divertida e prazerosa. Em uma aula de 50 minutos é possível perder cerca de 500 calorias, em média.
  • Body Pump: Neste tipo de atividade são combinados o treinamento com pesos e músicas bastante animadas. O Body Pump auxilia na melhora da força muscular, postura, emagrecimento, diminuição da flacidez, etc. Para quem está começando, em uma hora de aula queimam-se cerca de 500 calorias.
  • Caminhada: Um dos exercícios mais fáceis de serem praticados, pois pode ser realizado em qualquer lugar e por qualquer pessoa. O ideal é praticar a caminhada por, no mínimo, três vezes por semana durante 30 minutos. Dessa forma, você estará prevenindo a obesidade, doenças do coração, diabetes, etc.
  • Hidroginástica: Um exercício praticado dentro d’água e, por isso, tem os impactos reduzidos praticamente em 100%. Uma pessoa pesada se sente leve dentro da água, o que facilita, e muito, a realização dos exercícios. Uma hora de aula pode chegar a queimar cerca de 500 calorias, em média.
  • Natação: Um esporte aquático em que todo o corpo é movimentado e qualquer pessoa pode praticar. É uma atividade que gasta bastante energia, e, por isso, quem pratica precisa de uma alimentação especial. Durante uma hora de natação é possível queimar cerca de 500 calorias.
  • Pular corda: Conhecida como brincadeira de criança, pular a corda é um exercício simples, mas que pode fazer você perder, durante uma hora, cerca de 700 calorias. Ao pular corda você irá trabalhar os músculos da perna, glúteo, costas, braço e ombros.
Outros exemplos de exercícios aeróbicos incluem spinning, step, trekking, etc. São atividades para todos os gostos, e não há desculpa para não se exercitar e ter uma vida saudável.


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