Conselho para líderes


A mensagem de hoje focará de uma forma especial aqueles que tem o chamado do Senhor para serem líderes na obra do Senhor.

Muitas vezes quando estamos em posição de liderança nos esquecemos que apesar de termos sido chamados para estarmos à frente de tal compromisso, não conseguiremos bom êxito se não entendermos que sozinhos somos limitados. Pode até ser que consigamos alguns bons resultados sozinhos, mas é bem provável que o cansaço mental e físico chegará mais rápido, nos impedindo de conquistar melhores resultados em quantidade, qualidade e longevidade. 

Quando entendemos que somos um corpo, as coisas funcionam de forma mais produtiva. Precisamos reconhecer que precisamos das ideias e críticas de outras pessoas para nos ajudarem a crescer.

A Bíblia nos ensina isso em Êxodo 18.13-27. Moisés estava sozinho em posição de liderança ouvindo as questões de um povo. Com certeza ele não tinha condições de dar atenção à todas aquelas pessoas, por mais que ele quisesse, e o cansaço por conta da intensa dedicação o faria parar em algum momento. Até que seu sogro Jetro, observando-o, concedeu conselhos preciosos para o seu ministério:

- Trabalhar sozinho fará com que o cansaço esgote o líder rapidamente e também os liderados, deixando-os insatisfeitos;

- Escolha líderes servos de Deus, com perfil para a missão que executarão, dignos de confiança e honestos;

- Separe o povo em vários grupos com um líder onde este levará ao líder maior apenas os casos mais difíceis.

Seguindo estes conselhos o fardo de todos os líderes será leve, pois estará dividido. Além disso, o povo ficará mais satisfeito pois terá alguém mais de perto acompanhando-os. Sem contar que o líder maioral terá condições de ajudar seus subordinados de forma mais tranquila e dedicada, coisa que antes não era possível tamanha carga de trabalho.

Que esta reflexão auxilie você que já é líder na igreja, a rever sua forma de desenvolver sua missão. Também é uma boa orientação aos que estão iniciando sua caminhada como líder.

"Post" revisado em 17/06/2020


Nenhum comentário: